Baviera e Alpes Austríacos

Tópico em 'Natureza e Viagens' iniciado por David sf 8 Set 2012 às 11:58.

  1. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    3,512
    Local:
    Oeiras / Portel
    Este ano o meu destino de férias foi a região da Baviera (no sueste da Alemanha) e a região da Áustria adjacente, englobando a maior parte dos Alpes Austríacos. Viajei pela Lufthansa de ida e volta para Munique, explorando toda a região em carro alugado.

    As impressões foram bastante boas. As cidades são limpas, organizadas e com pouco trânsito (de carros, pois de bicicletas é um pouco caótico), a arquitectura é preservada, é muito raro encontrar edifícios que destoem, a gastronomia é boa (com excepção de Portugal, a melhor de todos os países onde já estive) e o preço das refeições não difere muito dos praticados por cá. A excepção é o preço das garrafas de água e dos cafés (ambos a rondarem os 3 euros nalguns locais), mas de resto tenho a noção que a vida nestes países não é muito mais cara do que o é cá.

    Ao contrário do que se pensa tanto a Alemanha como a Áustria são países muito mais livres que Portugal, uma liberdade responsável e partilhada por todos.Para dar um exemplo mais gritante, nunca no aeroporto de Munique me pediram a identificação, algo que em Lisboa pedem sempre por duas vezes. Não devem ter nenhuma ASAE, pois servem em muitas pastelarias e padarias a comida directamente com as mãos lavadas, as montras de comida têm vespas e na maior parte das vezes a conta é apresentada escrita à mão, não nos dando factura. É uma relação de confiança mútua entre contribuintes e Estado, pois não me consta que haja grande fuga fiscal nestes países.

    MUNIQUE

    Diziam-me que Munique tinha um trânsito caótico, que era difícil estacionar, e eu só tenho a dizer que achei exactamente o contrário. Nunca estive em filas de trânsito, exceptuando em semáforos (demasiados e sem a "onda verde" que existe em Lisboa, fazem perder muito tempo), o estacionamento era facílimo, se bem que um pouco caro nalgumas zonas mais nobres.

    Quanto à cidade, é agradável, um centro histórico relativamente pequeno, com alguns pontos de interesse nos arredores. As zonas industriais e habitacionais estão perfeitamente integradas na cidade. Nota-se muita multiculturalidade, principalmente muçulmanos (as mulheres todas vestidas de preto, com apenas os olhos destapados fazem um pouco de impressão, até porque há muitas às compras em lojas de roupa, que ninguém a não ser o marido vai ver).

    Imagens do centro de Munique:

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Estacionamento de bicicletas, este sim é muito concorrido:

    [​IMG]

    O rio Isar que banha a cidade:

    [​IMG]

    Visita ao Deutsches Museum, vale muito a pena, com várias colecções, destaco a de satélites e de aeronáutica, bastante vastas. Curioso, que na primeira sala do museu, dedicada à engenharia naval, o segundo barco onde se passa é um moliceiro:

    [​IMG]

    Como ainda iria voltar à cidade, deixei a visita ao interior dos palácios para o último dia, partindo então em direcção ao próximo destino, Hallstatt na região austríaca de Salzkarmmegut, património da humanidade.

    DACHAU

    Logo à saída de Munique, visita obrigatória do Campo de Concentração de Dachau. Hoje está em ruínas, mantendo-se somente o antigo edifício das SS e o edifício que continha a câmara de gás e o crematório. Foram recentemente erigidas réplicas de dois dos edifícios que albergavam os prisioneiros.

    A célebre entrada de todos os campos de concentraão "Arbeit macht frei" (o trabalho liberta):

    [​IMG]

    Vista geral do campo:

    [​IMG]

    [​IMG]

    O edifício da câmara de gás e crematório:

    [​IMG]

    Entrada para a câmara de gás (brausebad significa duche):

    [​IMG]

    Interior da mesma:

    [​IMG]

    Fornos crematórios (os últimos prisioneiros mortos foram enforcados naquelas traves e não foram sequer queimados, pois tinha acabado o carvão):

    [​IMG]

    Aspecto dos "quartos" dos prisioneiros:

    [​IMG]

    Para completar a visita, existe uma exposição bastante completa sobre o campo e a II Guerra Mundial.

    No caminho para a Áustria, duas cidades interessante (e com o centro histórico em obras, como aconteceu em todas as cidades alemãs onde estive), LANDSHUT:

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    E PASSAU, na confluência dos rios Inn e Danúbio, mesmo na fronteira entre Alemanha e Áustria (curioso que passei a fronteira 8 vezes, e em 4 delas não reparei em nada que o assinalasse):

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Estavam cerca de 25ºC (o único dia mais quente que apanhei), algo que na Alemanha significa calor, e os putos aproveitavam para se refrescar:

    [​IMG]

    Enquanto que na Alemanha eram as cidades que estavam em obras, na Áustria eram todas as auto-estradas, nesta mal dava para passar o carro:

    [​IMG]

    E já com trovoada ao longe, a primeira visão dos lagos austríacos:

    [​IMG]

    E ao terceiro dia, frio e chuva, no Hallstattsee (see=lago):

    [​IMG]

    Neste dia o objectivo era visitar a gruta de gelo de Dachstein (exigia uma subida de teleférico e uma caminhada de 15 minutos a pé) e apreciar as vistas do alto das montanhas, mas o nevoeiro foi impiedoso.

    [​IMG]

    Como tal, aproveitei para passear pelos vários lagos da região:

    As garagens:

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Uma excelente refeição:

    [​IMG]

    A vila de HALLSTATT (magnificamente situada nas margens do lago):

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Um comboio da região:

    [​IMG]

    A vista do quarto de hotel, em Gosau, vilarejo a poucos quilómetros de Hallstatt:

    [​IMG]

    [CONTINUA]
     
  2. Paulo H

    Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    2 Jan 2008
    Mensagens:
    2,843
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Re: Alemanha e Alpes Austríacos

    Ola David! Se tiveres tempo (o que dúvido), visita também salzburg (áustria) a 150km a sul de munique, vale mesmo a pena! :)

    Estive em salzburg durante uma semana há uns anos atrás (em abril), visitei um sem número de monumentos, ruas históricas com atividades de lazer, andei de barco num lago (trunsee ??) no sopé de um glaciar, fui a uma montanha perto com túneis de onde se extraia o sal e nela cruzei a fronteira para a alemanha de barco num lago a 1000 profundidade do topo da montanha. Magnífico, sem palavras, inesquecivel!

    Aproveita também toda a gastronomia local, a variedade de cerveja específica de cada restaurante. E sem dúvida, toda a paisagem fascinante dos Alpes!

    À noite é aconselhavel roupa adequada, pois em salzburg apanhei calor fora do normal para eles em abril com máximas de 25C, mas à noite as temperaturas descem facilmente para 4 ou 5C.

    Diverte-te e coloca muitas fotos!
     
    Collapse Signature Expand Signature
  3. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    3,512
    Local:
    Oeiras / Portel
    Re: Alemanha e Alpes Austríacos

    Obrigado, Paulo, mas eu já voltei, e fui a Salzburgo, segue a continuação:

    Saindo de Hallstatt, já sem chuva, mas ainda sem sol, a caminho de Sainkt - Wolfsgang, sempre com vários lagos pelo caminho. Todas as casas desta região austríaca são enormes, vários quarto e com o rés do chão para arrumar lenha, animais e respectiva comida:

    [​IMG]

    [​IMG]

    SAINKT WOLFSGANG

    Outra pitoresca vila nas margens de um lago, sempre muito arranjada e tranquila:

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Seguiu-se SALZBURGO, uma cidade tipicamente centro-europeia, imperial, cheia de palácios, jardins, e edifícios riquíssimos. Aqui, por lei, as lojas têm de ter um letreiro que as identifique, o que dá um encanto especial às ruas:

    [​IMG]

    [​IMG]

    Até o McDonalds:

    [​IMG]

    Hotel Sacher, onde se compra a famosa Sacher Torte:

    [​IMG]

    Outras imagens de Salzburg:

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Depois tentei ir à gruta de gelo de Werfen, mas de novo não deu (deve ter sido enguiço, não consegui ver nenhuma) pois já estava perto da hora de fechar, e para lá chegar era mais de meia hora de caminhada. Para compensar, fui visitar o castelo de WERFEN, onde se fazem espectáculos com falcões e águias, imaginem várias águias Vitória a voar, mas em vez de ser num estádio, numa paisagem alpina:

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Vistas desde o castelo:

    [​IMG]

    Passei a noite em Berchtesgaden, e o dia seguinte começou com uma visita à mina de sal da mesma cidade (proibido tirar fotos) e continuou com um passeio no KONIGSEE, um lago estreito entre montanhas bastante altas, que fazem um eco muito característico, evidenciado pelo guia do barco, que tocou uma trompete, originando um eco cristalino. Imagens do lago, com as habituais "garagens":

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    A viagem de barco (ida e volta) leva-nos a visitar a Igreja de Saint Bartholome. Neste dia, domingo, havia imensa gente por lá, mas era de salientar o silêncio que reinava, muito diferentes os alemães dos povos latinos. Os próprios barcos que andavam no lago eram silenciosos, e não havia motas de água (em Portugal certamente que assim não seria):

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Uma refeição local, truta fumada, servida de modo rústico (aqui fui roubado, paguei 10€ por isto e um refrigerante):

    [​IMG]

    Músicos locais:

    [​IMG]

    Nesta região, Hitler tinha a sua casa de campo (o olho da Águia), que foi destruída pelos bombardeamentos aliados no fim da guerra. Também todo o Estado-Maior Nazi tinha aqui residência, mas destes também não sobrou nada. Havia a possibilidade de ir ao local do Olho da Águia, mas pediam 15€ para fazer 10 km de autocarro, fiquei-me pelo centro de interpretação de Obersalzberg, de onde se podia apreciar a vista e visitar parte do Bunker construído pelos nazis:

    [​IMG]

    [​IMG]

    À noite, regresso a Salzburgo, mais algumas fotos, agora da cidade iluminada de noite. De notar que eles se deitam cedo, por volta das 21 horas já as ruas estavam quase desertas, e quando regressei ao hotel foi necessário chamar o dono para abrir a porta por volta das 22:

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Na Áustria, é tradição decorar-se a árvore de Natal com ovos pintados (nós é mais na Páscoa que usamos ovos), e havia uma loja a vender milhares desses ovos:

    [​IMG]

    No dia seguinte a caminho dos Alpes Austríacos e da sua mais famosa estrada, a Grossglocknerstrasse, que passa a 2 500 m de altitude, e onde se paga 32€ por cada carro para entrar. As vistas são espectaculares,e havia alguma neve fresca (tinha nevado uns 3 dias antes) na beira da estrada, a partir da cota 2 000, aproximadamente.

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Uma EMA, um limpa-neves e neve:

    [​IMG]

    Fiquei a dormir em Heiligenblut, no sopé do Grossglockner, neste Chalet:

    [​IMG]

    Vistas de HEILIGENBLUT:

    [​IMG]

    [​IMG]
     
  4. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Re: Alemanha e Alpes Austríacos

    Excelentes fotos, ainda bem que há gente que se mete noutros lugares nas suas férias para além da republica dominicana ou cancun.
     
  5. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Re: Alemanha e Alpes Austríacos


    Por cá, há uns dias atrás houve uma tipa que foi quase fuzilada numa conferência ao falar de bicicletas...

    Que era ?
     
  6. Dan

    Dan
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    26 Ago 2005
    Mensagens:
    8,529
    Local:
    Bragança (675m)
    Re: Alemanha e Alpes Austríacos

    Excelente! Claro que gostei particularmente das fotos dos Alpes, mas toda essa região é um destino que já ando para visitar há uns tempos.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  7. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    3,512
    Local:
    Oeiras / Portel
    Re: Alemanha e Alpes Austríacos

    No dia seguinte, partida para Innsbruck, um dia inteiro a percorrer os Alpes, unindo a Caríntia e o Tirol. Passagem por LIENZ, tem uma rua bastante engraçada, com muitas cores:

    [​IMG]

    [​IMG]

    Sapatos feitos na Áustria e não na China:

    [​IMG]

    A estação de Lienz, pelos vistos aqui também têm o hábito de assinar os comboios com graffitis:

    [​IMG]

    Mais uma paisagem alpina:

    [​IMG]

    As cataratas de Krimml (380 m de altura, com um caudal médio de 5 m3/s), onde paguei 5€ pelo estacionamento e 2,5€ para o acesso a um monumento natural (roubo), mas vale a pena, se pudessem ouvir o som desta queda de água:

    [​IMG]

    [​IMG]

    Toda a série de cataratas:

    [​IMG]

    Mais um lago:

    [​IMG]

    Paredão de uma barragem de aterro, muito bem disfarçado:

    [​IMG]

    Chegada a INNSBRUCK, uma cidade com arredores feios, provavelmente a primeira onde choca um bocado a zona industrial e residencial, com prédios feios e sujos, mas tem um centro pequeno e bastante interessante:

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    O dia seguinte foi dedicado aos castelo de Ludwig II, o rei louco, começando pelo mais famoso, Neuschwanstein. Não achei nada de especial, por fora pareceu-me demasiado limpo (estava com obras de restauro numa das alas, provavelmente já haviam restaurado as restantes), e por dentro era menos interessante que outros que veria seguidamente. Provavelmente por nunca ter sido acabado, com a morte de Ludwig II, a família real mandou interromper as obras, porque já estava demasiado endividada. Curioso, que alguém que tão mal geriu o dinheiro bávaro seja o principal motor do turismo da região actualmente.

    As visitas são bem organizadas, saem visitas guiadas de 5 em 5 minutos. Quando comprei o bilhete faltava uma hora e meia para começar a visita, eu perguntei à mulher da bilheteira se não havia para antes, e ela disse-me que para chegar ao castelo precisaria de uma hora a andar, pelo que não ficaria muito tempo à espera. Fiz o caminho até ao castelo em 15 minutos, e estive mais de uma hora à espera.

    Na visita, calhou-me um grupo de japoneses, azar meu. Mal criados, empurram, falam ao mesmo tempo que o guia, e até bocejam enquanto o guia está a explicar. Uma espécie de pessoas bastante estranha.

    Ficam as fotos de NEUSCHWANSTEIN por fora (por dentro era proibido), estava nevoeiro, não deu para captar todo o esplendor da área envolvente:

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Junto ao castelo fica a agradável vila de FUSSEN:

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    A caminho de Linderhoff, outro castelo de Ludwig II, mais um lago:

    [​IMG]

    LINDERHOFF, mais pequeno que Neuschwanstein, mais acolhedor e num estilo mais francês, merece mais a visita na minha opinião:

    [​IMG]

    [​IMG]

    OS jardins envolventes cheio de lagos com cisnes (uma predilecção do rei):

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    E uma gruta artificial, com uma piscina que se conseguia manter aquecida, a 25ºC, mesmo no inverno frio da região (à custa de várias toneladas de lenha):

    [​IMG]

    De volta a Munique, visita ao Palácio de Nymphenburg, uma residência nos arredores de Munique da família real bávara:

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Aqui podia fotografar-se o interior:

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Quem quiser visitar a Baviera, aconselho que compre o Mehrtagesticket, um cartão que custa 24€ por pessoa, e que permite a visita de mais de 40 palácios e castelos na região. Basta visitar somente Neuschwanstein e Linderhoff que já compensa.

    No último dia, já em Munique, visita à Residenz, cujo ex-libris é o teatro Curvillès:

    [​IMG]

    [​IMG]

    A Allianz Arena:

    [​IMG]

    Como o vôo era só ao final do dia, deu para visitar AUGSBURGO, outra cidade interessante cujo centro estava em obras:

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Nesta cidade existe o primeiro bairro social alguma vez construído na Europa, há cerca de 500 anos. Tem ar de condomínio de luxo, e exigem 88 cêntimos mensais de renda actualmente. Para os turistas que querem entrar para visitar, exigem 2€:

    [​IMG]

    Também em Augsburg pode-se visitar o museu das marionetas:

    [​IMG]

    [​IMG]

    Na chegada ao Aeroporto de Munique, um A380 a descolar muito perto de mim:

    [​IMG]

    E já tudo preparado para a greve da Lufthansa que iria acontecer no dia seguinte, sexta-feira:

    [​IMG]
     
  8. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    3,512
    Local:
    Oeiras / Portel
    Re: Alemanha e Alpes Austríacos

    Carne de porco fumada com choucroutte (couve envinagrada com um leve gosto a cerveja), uma bola de almôndegas de pão (tipo de migas, mas mais secas e menos saborosas e salsichas (muito melhores que as de cá).
     
  9. Paulo H

    Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    2 Jan 2008
    Mensagens:
    2,843
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Re: Alemanha e Alpes Austríacos

    David fiquei tão entusiasmado que nem reparei que já tinhas ido! :) Fico feliz de por alguém ter também visitado todas aqueles locais, em especial dos alpes austríacos, que acho mágicos! Um dia hei-de voltar lá para visitar com a família!

    São locais que nos transportam um pouco para a infância também, enfim, imaginam aqueles puzzles que havia, com lagos rodeados de paisagem verdejante com montanhas de formas estranhas e aguçadas, um comboio antigo a passar, um barco e uma ilhota com castelo? Muitas das fotos que tirei poderiam bem ser puzzles! Agora deu-me para a nostalgia.. :)
     
    Collapse Signature Expand Signature
  10. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,244
    Local:
    Arroja, Odivelas (142m)
    Re: Alemanha e Alpes Austríacos

    Também fiquei nostálgico ao ver algumas das tuas fotografias.
    Só conheço Munique e Salzburgo, as quais já tive o prazer de revisitar, e a localidade de Füssen. Um lugar no qual passei apenas um dia e soube-me mesmo a pouco.
    Tive a sorte de nenhum dos palácios estar em obras e do tempo, que de manhã estava encoberto, abrir. Deu por tanto para passear na serra, descobrir umas cascatas e deslumbrar o lago:

    [​IMG]

    Salzburgo foi uma cidades da Europa que mais gostei de visitar.
    Da primeira vez que lá fui havia um concerto de música clássica na rua, e junto ao castelo havia um torneio de xadrez, também ele na rua.

    [​IMG]

    [​IMG]

    Quanto aos Alpes Austríacos, só os vi de longe.
    Tive oportunidade de ver alguns glaciares mas já em terras suíças.

    Parabéns pela viagem e pelo documentário! ;)
     
    Collapse Signature Expand Signature
  11. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    3,512
    Local:
    Oeiras / Portel
    Re: Alemanha e Alpes Austríacos

    A série de concertos de musica clássica na rua tinha acabado na véspera de lá ter estado. Torneio de xadrez não vi, mas na praça onde se faziam os concertos, havia uma tabuleiro de xadrez gigante.

    O lago de Fussen fiquei com pena de não ter visto, creio que mesmo a visita ao castelo teria valido mais a pena com essa vista, tal como acho que com o sol a brilhar as cores ficariam mais realçadas e aquilo não tivesse um ar tão cinzento.
     
  12. MSantos

    MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    3 Out 2007
    Mensagens:
    6,685
    Local:
    Figueira de Castelo Rodrigo (650m)
    Excelente viagem :thumbsup:

    Em Outubro de 2008 também tive em Munique e em Salzburg, algumas das tuas fotos são de locais que também visitei, foi bom recordar!

    Também visitei os palácios de Neuschwanstein e Linderhoff, e também tive azar com o tempo nesse dia apanhei muita chuva e frio (estavam 3ºC) e o palácio estava em obras também.

    Quando regressei da minha viagem era para fazer um tópico com algumas fotos, mas fui adiando por preguiça e acabei por me esquecer.. :o
     
    Collapse Signature Expand Signature
  13. henriquesillva

    henriquesillva
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    13 Dez 2007
    Mensagens:
    496
    Local:
    Guimarães
    Obrigado pela partilha :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:
     
    Collapse Signature Expand Signature
  14. xes

    xes
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    27 Ago 2011
    Mensagens:
    262
    Local:
    Louredo - SMF
    Grande viagem, também estou a pensar dar uma volta por esses lados, o alojamento ficou-te muito caro?
     
  15. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    3,512
    Local:
    Oeiras / Portel
    Não muito, se dormires em gasthofs (pensões familiares, o correspondente às guesthouse inglesas) fica-te um quarto duplo a rondar os 75 euros, tens refeições excelentes, pequenos almoços riquíssimos e os quartos têm um nível bastante bom, ao nível de um hotel de 3 estrelas.

    Em Munique, fiquei num bom hotel de 4 estrelas numa zona de negócios, por 80 euros um quarto duplo com pequeno almoço.

    Mas eu fui em época relativamente baixa, em Munique a época alta ocorre na altura do Oktoberfest, que começa dentro de duas semanas, e nos restantes fiquei em cidades na montanha, cuja época alta ocorre no inverno, na temporada de esqui.
     

Partilhar esta Página