Biodiversidade

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,182
Local
Belas
Roselhas da Arrábida, sempre magníficas:

vvadBFz.png


lyQY42W.png


Também algum alecrim e lavanda.
Este moral de sardinheiras na praia é que não esperava de todo. Uns 2 a 3 metros de altura, de largura uns 10-15 metros. Brutal.

6fghN2y.png
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,466
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,469
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Relativamente a aves, ficam aqui alguns registos:
Pela positiva aqui junto a Óbidos, tenho ouvido muito mais tordos do que é normal (tordo-musical e tordo-zornal), assim como rolas bravas e pica paus.
Notei que apareceram mais peneireiros e volta e meia vejo um gavião, que antes não via.
Cantos do bufo-real são muito comuns ao longo dos meses e são oriundos sobretudo de uma direção, talvez seja uma ave residente.
Agora há um noitibó que volta e meia poisa em cima de minha casa e começa a cantar.
Costuma de sobrevoar a minha propriedade, e talvez já me tenha visitado em anos anteriores, mas nunca se aproximou de casa.
Num vale aqui perto é fácil de os ouvir e dá para perceber que são aves distintas.

Pela negativa, este ano, vi dois cucos, mas imagine-se só, não tenho ouvido nenhum e passam anos sem ouvir um rouxinol.
Também que me lembre, em 15 anos, só ouvi um, durante uma primavera.
Talvez tenham aqui uma presença muito ocasional.
Quando vou à Lagoa de Óbidos é muito mais fácil de os ouvir e com registos constantes ao longo das primaveras.
Na serra da Carregueira, da Arrábida e nos arredores da Ericeira, são relativamente comuns e por vezes em condições de habitat aparentemente não tão favoráveis como as que tenho aqui.
Poupas, penso que só ouvi uma vez este ano, antes aqui eram bem mais comuns.
A ver vamos, o que o resto desta primavera nos reserva.
 
Última edição: