Clima do Algarve, que futuro ?

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Eu pessoalmente tive no Algarve no Inverno passado e devo dizer que é lindo ver as ribeiras e barrancos todos com enormes caudais, e os campos verdejantes a lembrar um pouco as paisagens britânicas. Não se pode esquecer é que choveu bem acima da média nessa altura para essa região! Não sei se seria muito bom para o algarve falando de turismo e vegetação (agricultura) que isso acontecesse todos os anos, desde que ande na média nunca se podem queixar muito :P Mas também não podemos esquecer uma coisa, é que a água que se gasta no Algarve com piscinas e campos de golfe bem como das unidades hoteleiras talvez descompense os valores normais ali registados. daí os algarvios peçam sempre mais e mais.. e esses valores acima da média talvez dêm imenso geito para equilibrar a balança. Tudo o que é abaixo da média é muito pouco interessante para essa região.
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Eu pessoalmente tive no Algarve no Inverno passado e devo dizer que é lindo ver as ribeiras e barrancos todos com enormes caudais, e os campos verdejantes a lembrar um pouco as paisagens britânicas. Não se pode esquecer é que choveu bem acima da média nessa altura para essa região! Não sei se seria muito bom para o algarve falando de turismo e vegetação (agricultura) que isso acontecesse todos os anos, desde que ande na média nunca se podem queixar muito :P Mas também não podemos esquecer uma coisa, é que a água que se gasta no Algarve com piscinas e campos de golfe bem como das unidades hoteleiras talvez descompense os valores normais ali registados. daí os algarvios peçam sempre mais e mais.. e esses valores acima da média talvez dêm imenso geito para equilibrar a balança. Tudo o que é abaixo da média é muito pouco interessante para essa região.

No ano passado não choveu muito acima da média no Algarve. O algarvio1980, por exemplo, teve 600 e tal mm no ano hidrológico, nada de especial. O Outono foi muito seco, o Primavera foi normal, o Inverno sim foi chuvoso. Anos chuvosos «a sério» metem 800, 900 ou 1000 mm em Tavira, Faro ou Olhão.

E atenção que as médias do Algarve, em muitas zonas, não são tão baixas quanto isso, só o litoral e o nordeste é que têm menos de 600 mm por ano (algumas zonas têm menos de 500 mm, como Sagres, Ilhas da Ria Formosa ou foz do Guadiana).
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

No ano passado não choveu muito acima da média no Algarve. O algarvio1980, por exemplo, teve 600 e tal mm no ano hidrológico, nada de especial. O Outono foi muito seco, o Primavera foi normal, o Inverno sim foi chuvoso. Anos chuvosos «a sério» metem 800, 900 ou 1000 mm em Tavira, Faro ou Olhão.

E atenção que as médias do Algarve, em muitas zonas, não são tão baixas quanto isso, só o litoral e o nordeste é que têm menos de 600 mm por ano (algumas zonas têm menos de 500 mm, como Sagres, Ilhas da Ria Formosa ou foz do Guadiana).

Anos desses com 800, 900 ou 1000 mm já foram frederico, curiosamente já vão muitos anos que aqui nesta zona chegou-se aos 800 mm, e desde de 2000 até 2010 não ultrapassa os 700 mm. O Inverno teve que choveu 3 meses, aliás só dois meses é que foram acima da média, Dezembro e Fevereiro, Janeiro foi normal. Mas globalmente basta ver o mapa do IM no mês de Setembro que o ano hidrológico ficou entre 100 % a 120% não foi nada de outro mundo.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Anos desses com 800, 900 ou 1000 mm já foram frederico, curiosamente já vão muitos anos que aqui nesta zona chegou-se aos 800 mm, e desde de 2000 até 2010 não ultrapassa os 700 mm. O Inverno teve que choveu 3 meses, aliás só dois meses é que foram acima da média, Dezembro e Fevereiro, Janeiro foi normal. Mas globalmente basta ver o mapa do IM no mês de Setembro que o ano hidrológico ficou entre 100 % a 120% não foi nada de outro mundo.

para vos nunca nada é especial
chove acima da média não é nada de especial..
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

para vos nunca nada é especial
chove acima da média não é nada de especial..

Pois, pois, no litoral algarvio temos médias anuais de 450 a 600 mm, o acima da média que o algarvio1980 fala foram 600 e tal mm. Em Viana do Castelo têm médias anuais de 1400 e tal mm, com 600 mm no Minho já têm um ano extremamente seco. Na última década não houve nenhum ano chuvoso, mas houve muitos bem secos, sem anos hidrológicos como 1989/1990 ou 1996/1997 os lençóis freáticos não recebem água suficiente para abastecer a população nos anos de seca. E no Algarve, num ano de seca a sério, nem caem 200 mm.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Pois, pois, no litoral algarvio temos médias anuais de 450 a 600 mm, o acima da média que o algarvio1980 fala foram 600 e tal mm. Em Viana do Castelo têm médias anuais de 1400 e tal mm, com 600 mm no Minho já têm um ano extremamente seco. Na última década não houve nenhum ano chuvoso, mas houve muitos bem secos, sem anos hidrológicos como 1989/1990 ou 1996/1997 os lençóis freáticos não recebem água suficiente para abastecer a população nos anos de seca. E no Algarve, num ano de seca a sério, nem caem 200 mm.

em 2005 aqui nem devia ter caido a media do algarve
então imagino aí
mas so não gosto que digam que não é nada de especial.
estar na média ou acima dela ja é muito bom no tempo em que estamos
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

caro aurelio eu percebo o que dizes
mas tambem tens de ver que sois poucos os meteoloucos
achas que os algarvios gostam todos de chuva?
eles gostam de sol como a grande maioria da gente e o algarve é o ideal e o mais soalheiro do país
mas tenham calma ainda so vamos no incio de novembro e de certeza que vai chover aí
so acho que exageram nesse ponto "e vejo a coisa negra, nada á vista pra frente etc etc.." tenham calma
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Este filme repete-se, no ano passado mais ou menos por esta altura era a mesma coisa ou ainda pior, alguns intervenientes até serão os mesmos, e depois o Inverno foi o que foi. Se calhar mais vale termos todos um pouco mais de calma, o nosso clima sempre teve imensa variabilidade, variabilidade essa que se agrava de norte para sul, e confesso que fico confuso com algumas destas discussões dos que acham que o clima deveria seguir uma espécie de média quando nunca foi assim.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

O tempo aqui anda agreste! :D

Tudo bem que chove mais no Norte que no Sul do País. Mas se forem a ver todos os vossos post's (Algarvios) vão ver que se queixam de todos os meses, ora estão abaixo da média reclamam, quando o mês está na média "aí" que devia ter chovido mais, se chove acima da média "só chove acima da média em 2 meses", mais vale dois que nenhum.

Quanto aquela citação dos "8 mm e já vão com sorte", já vós expliquei, mas querem que repita, é? Tudo bem.
Como vocês bem sabem, no Algarve não chove assim por aí além, mas temos que ser crentes e ver os modelos e tentar ser o mais realista possíveis, e não com agrados de X ou Y. E como vocês registaram nem aos 4 mm chegaram, não é motivo para terem ficado ofendidos. Ainda se tivesse ter registado mais do que o que tinha dito, tudo bem poderia estar a ser trocista, mas não estava, estava a ser realista. R-E-A-L-I-S-T-A. Sabem o que é?

Quanto aos do Norte dizerem que tiveram - 40 mm do que o previsto, é só um mero comentário do que estávamos a espera e não caiu, mas não é por isso que nós vamos esfolar todos.

E já paravam com estas guerrinhas parvas de precipitar mais no Norte que no Sul. Sempre foi assim e sempre será assim (só se Portugal mudar de posição geográfica...).
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Para o pessoal do Norte dão 100 mm em dois dias, chove 60 mm e começam a dizer que "Que chatice, esta depressão foi um fiasco, davam 100 mm só choveu 60mm"....
Nestes eventos que ocorreram no Norte e Centro houve dezenas ou centenas de mensagens desse tipo...
" Só choveu 40 mm que chatice, grande fiasco" e tretas destas que não foram assim mas andaram lá perto ...

Mas nós algarvios estivemos calados e cada vez que lemos os vossos posts cada vez me convenço mais que acham que nós somos uma estância de férias, aliás basta em ir aí mais a lisboa ou qualquer sitio do Alentejo ou onde seja, que vejo placas a dizer somente "Algarve" .... desgraçado de mim que se não conhecesse o Algarve e quisesse ir para Sagres ainda ia parar a Vila Real de Santo António ....
.....
Ai e tal se quiserem mandaram aqui para a Madeira os hoteis e ... bla bla ...
O que vale a voçês é o turismo .... não fosse o sol não sei qu~e não sei de mais ...
Desse ponto de vista ... se calhar muito menos chuva no Norte daria também muita entrada de dinheiro, de Turismo não ????
Às vezes dá-me a ideia que para muita gente o Algarve é uma estãncia de Férias que apenas se vê falar quando chega o Verão !!
Ah e tal ... se estão mal mudem-se, mudamo-nos e mudam-se toda a gente deste país .... os Algarvios para o Norte
Os interior Norte e Centro mudam-se para o Pólo Norte ...
Os do litoral Norte e Centro que quando dão 150 e chove 50 ... fartam-se de queixar deviam-se mudar para os sitios onde passam ciclones, ou algures para o Madagascar com recordes de mais de 1000 mm em dois dias ...

Mensagens do tipo " uns 8 mm e já vão com sorte" e tretas dessas ... que não servem para nada, a não ser para picarem-nos ...
Estamos fartos, fartos de sermos subjugados por voçês, não somos uma estância de férias, não somos um deserto, não somos uma colónia inglesa, não somos um país, somos uma região, com pessoas amáveis, simpáticas, acolhedoras com um registo de 500 mm de precipitação anual no litoral e cerca de 1000 mm em grande parte do interior .... com um Inverno suave e temperaturas amenas, um Verão quente mas não excessivamente, e um sitio muito bonito para se visitar, mas particularmente para viver .......

Aprendam a respeitarem-nos que ninguem do Algarve fala quando não cai a cotas que voÇes tanto desejam porque afinal é fenomeno raro em certas situações e ficam todos frustados, mas nós calados, do mesmo modo que não comentamos quando ficam frustados quando o acontecimento aí não rende o que pensavam que seria e começam a barafustar ....

Aqui ninguem falou em desertos, nem nunca mais chove, nem não chove mais até final do ano, final do ano hidrológico ou outras tretas habituais ...
E ninguem mas ninguem me pode dizer que eu ou qualquer outro Algarvio disse isso ....

Até mais ver, e terminem com esta guerrinha, que isto aborrece a qualquer Algarvio ...

Caros moderadores e administradores, isto é um tópico de seguimento e previsão de modelos, mas como é hábito descarrilou novamente...
Eu como muitos membros aqui lamentamos que assim seja, mas se tal acontecesse é devido a factores já aqui conhecidos por todos ....

Recordo a frase que motivou tantas mensagens "Abençoado fim de semana 8,9,10 senão nem ervas teria"....
- Esta frase será mesmo um muro de lamentações, ou um simples dado, que a precipitação concentrou-se toda nesses dias e que as ervas nasceram graças a essa precipitação!!
Claro que é lamentação, o que mais haveria de ser .... "bolas não se calam estes algarvios"

Até mais ver,
< esta mensagem será eliminada por mim, dentro de 1 hora>, quem tiver lido e reflectido aproveite, pois não pretende insultar ninguem, mas sim solicitar mais respeito por quem vive no Algarve ... e já várias as frases provocatórias e eu fiquei calado .... que a Climat, o Algarvio e outros membros responderam ...mas eu fiquei calado!!

oh rapaz...tem lá calma...ninguem gozou contigo ou com o Algarve...quer dizer..estás claramente a fazer uma tempestade num copo de agua.
É verdade que há ai comentarios que são desnecessarios...tal como esta conversa, neste tópico o é..
Eu acho que não se deviam chatear tanto, afinal...quem é que costuma ter aquelas células violentas e cut-off´s poderosas no inicio do outono? nós no norte e centro é que não de certeza:rolleyes:
O Algarve é uma zona com especificidades climáticas muito interessantes...desde os vales com grandes extremos térmicos como Aljezur, entre outros locais da serra, até ás planicies costeiras com um clima quente onde se cultivam frutos como a manga ou a anona, passando pelo quentissimo vale do guadiana ou a interessantissima serra de monchique, um local que junta a amenidade térmica á precipitação elevada...o Algarve é um lugar porreirissimo..
Não é o Algarve o local mais seco de Portugal...mesmo Sines somente tem 511mm/ano...mas pior são as zonas do interior centro, com locais de 350mm/ano e que das frentes só veem chuvisco...trovoadas nesses locais só no verão e é quando é...
........................

Para este fim de semana a frente está muito interessante...bastante dinamica vertical, uma boa adrvecção tropical pré frontal...e um movimento lento, que maximiza os efeitos.

A frente será muito activa, e o pós frontal, especialmente no norte e centro ( onde haverá muito frio em altura) será de modesta actividade, com neve a cotas de até 1000m ou pouco abaixo.

A frente é bem democratica..o pós não tanto...mas a soma de precipitação entre as 06z de Sabado e as 06z de Domingo deverá ultrapassar os 20mm em todo o lado, com acumulações maiores nas serras viradas a SW.

No longo prazo..aquela depressão hibrida no Atlantico W deverá continuar a ejectar algum ar tropical na zonal...e o GFS tal como o ECMWF colocam uma dessas plumas a interagir com um cavado, que estragularia a W da PI, transformando-se numa depressão mais ou menos isolada, com boa expressão em superficie, e alimentada por parte do influxo Tropical...o ensemble ainda está confuso..mas é certo que teremos precipitação algures no final da proxima semana..tambem esse eventual cenario será favoravel ao Algarve..
;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Este filme repete-se, no ano passado mais ou menos por esta altura era a mesma coisa ou ainda pior, alguns intervenientes até serão os mesmos, e depois o Inverno foi o que foi. Se calhar mais vale termos todos um pouco mais de calma, o nosso clima sempre teve imensa variabilidade, variabilidade essa que se agrava de norte para sul, e confesso que fico confuso com algumas destas discussões dos que acham que o clima deveria seguir uma espécie de média quando nunca foi assim.

Exactamente Vince, mas acho que todos os que leram entenderam a minha mensagem porque apenas quer que vejam o Algarve como aquilo que é uma região e não uma estância de Férias... mas adiante !!!
E já agora parabens por teres tido uma atitude de "Moderador" e teres respondido de forma como diz a minha chefe "Responder com Inteligência" !!
Em relação aos modelos e falando explicitamente no Algarve e errei quando há cerca de 3 semanas, não referi relativamente aos modelos de dizer que provavelmente até dia 11 Novembro não deveria chover quase nada ... e dei a entender que falava do território quando no Norte podemos ter NAO+ ou NAO- e o tempo ser o mesmo ... e devia ter falado no padrão atmosférico e não tanto em termos de precipitação porque esqueço-me muitas vezes das frentes que se disprendem das depressões....
Lembram-se da frase " No proximo mês e quando digo um mês quer dizer desde 11 Outubro a 11 Novembro não deverá chover quase nada" foi de acordo com um modelo/padrão atmosférico tomando em atenção também os membros dos ensembles...
Pronto adiante há uns dias atrás referi que o tempo estava a mudar, que os padrões atmosféricos estavam a mudar e assim olhando agora aos modelos pode-se ver que muitos membros a partir do próximo fim de semana dão uma subida das altas pressões mais para Norte, com tendencia para NAO geralmente neutra, misturas entre depressões e altas pressões e tendencias assim para depressões isoladas vagueando ....
Assim como eu deveria já dito, embora não entenda muito disto em termos do que gosto de chamar de "nomes giros", gosto de analisar os modelos com "senso comum" e posso garantir que a 2ª metade do mês tem muito mais condições para ver precipitação do que esta metade... (no que respeita ao Algarve, porque o norte tem tido bastante não é ..... )
Recordo que os modelos já t~em a sua previsão até 27 Novembro e assim creio que a situação vai tender a normalizar para este m~es de Novembro ...
Afinal de contas isso foi o que eu disse sempre ou não ????
.....
Ou são daquele que apenas v~em os penaltys da vossa equipa e dos outros não :D:lmao::lmao:

PS: Espero que as vossas castanhas tenham sido boas . porque as minhas foram divinas, a 1,49 Euros o Kg...
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Agora, vou entrar num tema mais sensível. Se, para muitos de vocês, que pensam, apesar do Algarve em apenas 3 meses ter chovido a média anual, não quer dizer com isto, que os problemas no Algarve acabaram todos. A falta de água ao abastecimento foi restabelecido. Mas na agricultura e principalmente na apicultura, o mal já está feito e já não tem remédio este ano. Muitos apicultores, nesta altura, viram reduzidas as suas capacidades de produzirem mel, por três razões: !º a falta de precipitação; 2º altas temperaturas no Algarve no Outono, 3º a falta de flores nesra altura do ano.

Existem apicultores, que no ano passado tinham 300 colmeias e neste momento, só têm 20 colmeias, as abelhas morreram todas devido ao calor, e correm o grande risco de perderem a sua produção toda.

Já na agricultura, quem tem alfarrobeiras, este ano o lucro vai ser zero, as alfarrobeiras, por serem, árvores que não perdem folha, muitas encontram-se sem a maior parte da folha e o fruto é quase nulo, por isso, os efeitos colaterais de um Outono quente e extremamente seco, ainda fazem sentir-se, e não é um Inverno chuvoso que repõe o que de mal correu no passado, assim, as árvores sofrem mais do que nunca de stress hídrico, umas vezes têm falta de água, outras é por terem água a mais, e pode mesmo levar à morte das próprias árvores.

é estranho..
eu sempre pensei que o que chovesse no algarve(muito pouco) fosse o normal para la...parece que me enganei então hehe
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
é estranho..
eu sempre pensei que o que chovesse no algarve(muito pouco) fosse o normal para la...parece que me enganei então hehe

Em vez de passar o tempo a provocar os ALGARVIOS e dizer asneiras, devia atender que a mensagem dela é de Março de 2010, e que aqui a precipitação começou no dia 20 Dezembro de 2009.
Ou acha que 8/9 meses consecutivos quase sem chover que não fizeram mossa ...
São poucos mas ainda há quem trabalhe na agricultura, pecuária e apicultura....

O normal para aqui para voçês pode parecer uma coisa boa mas não é ... pois temos as barragens (recursos hidrológicos) mas tb temos o caso meteorológicos pois podemos ter 2/3 meses que fazem a média do ano mas se tivermos depois 9 meses sem chover isto torna-se o salve-se quem puder ..... isto se a primavera for muito quente e seca por exemplo !!

O que nos tem valido tem sido na ultima década tem sido um mês de Abril algo mais chuvoso e sobretudo as precipitações de Setembro, pois de forma geral o Outono e Inverno tem sido seco ....
Com as precipitações em anos secos no mês de Setembro faz com que as ervas nascam mais cedo protegendo a terra da luz solar e evitar que se regue tanto as plantas !!!
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Em vez de passar o tempo a provocar os ALGARVIOS e dizer asneiras, devia atender que a mensagem dela é de Março de 2010, e que aqui a precipitação começou no dia 20 Dezembro de 2009.
Ou acha que 8/9 meses consecutivos quase sem chover que não fizeram mossa ...
São poucos mas ainda há quem trabalhe na agricultura, pecuária e apicultura....

tenha calma Aurélio eu não quero provocar ninguem
mas acho que na sua região é normal chover pouco, ou a chuva estar muito concentrada em apenas dois meses. sei que o seu clima é seco e nada pode mudar isso, não vale a pena se queixar tanto,ela vai chegar ja amanha aí e concerteza vai chover bem durante o inverno.o ano passado eu via nas noticias que era so cheias no algarve e arredores
é isso que não percebo voçes acham sempre pouco o que chove aí,quando ta acima da média.. "Ai não é nada de especial,ja se foram os invernos de 800 e 900 mm" por amor de deus nem todos os anos podem ser iguais
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Outro aspecto que torna a nossa geografia meteorologicamente bastante limitada:

Neblinas e nevoeiros matinais são poucos os dias que os tem. As camarinheiras desapareceram da Costa Vicentina.

camarinhas01.jpg


E a geada restringe-se quase integralmente ao nordeste do Algarve - Alcoutim, Loulé e Tavira. Fora disso só alguns vales e barrancos com bom abrigo.