Como circula o CO2 à volta da Terra durante 1 ano

Tópico em 'Climatologia' iniciado por Aristocrata 18 Nov 2014 às 14:46.

  1. Aristocrata

    Aristocrata
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    28 Dez 2008
    Mensagens:
    4,547
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    A NASA, como sempre, oferece-nos maravilhas, autênticas pérolas, sobre a meteorologia e climatologia um pouco por todo o mundo.
    Desta vez, traz-nos uma animação computorizada sobre como se comporta a circulação do dióxido de carbono ao redor do globo terrestre.
    Soberbo...
    Podemos ver claramente que a maior quantidade de CO2 provêm do hemisfério norte, e a maior parte dele acaba a circular em latitudes elevadas, próximas do pólo norte.
    Poderei especular aqui: será esta a razão principal para o aumento da temperatura média no pólo norte nestas últimas décadas? Principalmente durante o inverno, altura em que a fotossínte (captação do CO2 pelas plantas) é menor? É que se repararmos no lado oposto, na Antártida, há muito menos CO2 a circular e, como tem sido reconhecido, a Antártida tem aquecido muito mais lentamente do que o Ártico. mas isto é uma suposição minha...;)
    O que é certo que a animação é relativa a apenas 1 ano, mas dá.nos tantas pista sobre a circulação dos ventos ao redor da Terra.



    Mais nesta página:

    NASA
     
    Collapse Signature Expand Signature
    #1 Aristocrata, 18 Nov 2014 às 14:46
    Última edição: 18 Nov 2014 às 15:16
  2. Chingula

    Chingula
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    16 Abr 2009
    Mensagens:
    326
    Local:
    Lisboa
    Este interessante vídeo demonstra que o que se passa no hemisfério Norte é independente do hemisfério Sul...claro em termos de circulação geral da atmosfera, o mesmo não se passa com os oceanos.
     
    Aristocrata gostou disto.

Partilhar esta Página