Crise económica já chegou a Marte

Tópico em 'Astronomia' iniciado por rbsmr 20 Out 2008 às 17:12.

  1. rbsmr

    rbsmr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    6 Ago 2007
    Mensagens:
    555
    Local:
    Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
    Investigação. Depois de a NASA ter anunciado problemas orçamentais no seu programa de investigação a Marte, agora foi a vez de a Agência Espacial Europeia adiar novamente o lançamento do 'ExoMars', que quer descobrir vida no planeta

    Cientistas sentem-se desapontados com o novo adiamento

    A actual crise económica que se abateu nos EUA e, consequentemente, na Europa já está a ter os seus impactos na área da investigação científica, nomeadamente na mais recente missão a Marte, que previa o envio, em 2011, ao Planeta Vermelho, de um veículo automático de exploração, o ExoMars . Depois foi adiado para 2013 e agora só em Janeiro ou Fevereiro de 2016 é que o ExoMars deverá partir da Terra.

    Quando o projecto foi aprovado, em 2005, os seus custos rondavam os 650 milhões de euros. Todavia, a máquina que em 2016 irá até Marte em busca de alguma forma de vida no Planeta Vermelho já atingiu um custo de 1,2 mil milhões de euros.

    Uma das soluções que a Agência Espacial Europeia (ESA) propôs, de forma a resolver o problema dos elevados custos do ExoMars, é pedir um maior apoio por parte dos EUA e da Rússia. No entanto, o próprio programa norte-americano de investigação a Marte está a sofrer problemas graças a questões de orçamento.

    Segundo o professor Andrew Coates, líder da equipa que está a trabalhar sobre a máquina desenvolvida pela ESA, "o ExoMars está no centro de uma das questões mais importantes para a humanidade, isto é, trata-se de procurar se houve ou se há vida fora da Terra e isso tem de ser feito correctamente. A importância desta missão valerá a espera".

    No entanto, o mesmo cientista revelou que é "decepcionante ir para Marte mais tarde" do que inicialmente estava previsto. Até porque a nova data anunciada, 2016, ainda não está totalmente confirmada, mas o adiamento é inevitável.

    No próximo mês de Novembro, os ministros da União Europeia vão reunir-se para decidir uma data concreta da partida do ExoMars ao Planeta Vermelho.

    Esta é a missão robótica mais dispendiosa da actualidade. Este adiamento tornou-se uma decepção para muitos dos cientistas envolvidos, que teriam de reestruturar toda a missão e e limitar os seus objectivos científicos se quisessem que o lançamento do ExoMars não fosse adiado.

    Fonte: Diário de Notícias
     
    Collapse Signature Expand Signature
  2. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,479
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Óbvio, já era previsível, vão ver como o combate ás alterações climáticas tambem vai ficar pelo caminho, se as coisas piorarem já ninguém se lembra pro ano.
     
  3. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    4,563
    Local:
    Lisboa; Costa da Caparica
    Aliás Mário, já se fala nisso, com a Itália a quebrar o compromisso Europeu das metas de redução de emissões de gases, se se mantiver a conjuntura actual! Grave é que independentemente das polémicas sobre aquecimento vs arrefecimento do planeta (que é assunto de outros tópicos), a redução das preocupações ambientais traz sempre graves consequências no planeta terra e na qualidade de vida do ser humano e de todas as outras formas de vida na terra!

    Uma coisa é certa! Esta crise parece trazer junto com as preocupações óbvias, uma grande dose de histerismo...
     
  4. criz0r

    criz0r
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Abr 2008
    Mensagens:
    1,679
    Local:
    Almada - Cova da Piedade (Altitude: 25m)
    E o nosso belo Planeta é que sofre..enfim.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  5. raposo_744

    raposo_744
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    14 Out 2008
    Mensagens:
    401
    Local:
    Lisboa(Graça)Coimbra(Alváres)
    :thumbsup:
     
    Collapse Signature Expand Signature
  6. Huelva-Espanha

    Huelva-Espanha
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    20 Out 2008
    Mensagens:
    161
    Local:
    Huelva-Espanha
    Crise económica chegou a todo Universo :lmao:

    ;)
     
    Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página