Danos de granizo nas vinhas do Douro

Tópico em 'Media' iniciado por ABatalha 15 Jun 2006 às 21:39.

  1. ABatalha

    ABatalha
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    10 Jun 2006
    Mensagens:
    37
    Local:
    Madrid
    Vila Real, 15 Jun (Lusa) - Vários hectares de vinha e caminhos agrícolas destruídos foi o resultado de uma chuva de granizo que caiu quarta-feira à noite em algumas freguesias do Douro, como no Pinhão (Alijó) e Ervedosa do Douro (São João da Pesqueira).

    O presidente da Casa do Douro, Manuel António Santos, disse hoje à agência Lusa que se registaram "prejuízos de grande monta" nas vinhas de algumas freguesias durienses, cuja produção é maioritariamente destinada a Vinho do Porto, resultantes da queda de granizo.Adérito Figueira, vice-presidente da Câmara de Alijó, referiu que a queda de granizo "com bastante intensidade" cerca das 22:00 de quarta-feira, provocou prejuízos "avultados" em grande parte das vinhas da freguesia do Pinhão.

    O responsável salientou ainda a queda de socalcos, os caminhos agrícolas obstruídos e acrescentou que, durante a madrugada e manhã de hoje, máquinas da autarquia estiveram a limpar estradas e caminhos do Pinhão onde se registaram deslizamentos de terras.

    Segundo Adérito Figueira, uma família também ficou desalojada no Pinhão, porque a sua residência ficou inundada com mais de "um metro e meio de água".

    Fonte dos bombeiros desta localidade disse que se registaram, entre as 22:45 e as 04:00, várias inundações em casas localizadas na principal rua, a António Manuel Saraiva, incluindo a estação do caminho-de-ferro.
     
  2. dj_alex

    dj_alex
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    14 Dez 2005
    Mensagens:
    1,913
    Local:
    Lisboa
    O mau tempo pode ser muito bonito e trazer muita emoção, mas pode trazer efeitos nao desejados ... este é um dos casos...
     
    Collapse Signature Expand Signature
  3. Bruno Campos

    Bruno Campos
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    7 Out 2005
    Mensagens:
    646
    Local:
    V. N. Famalicão
    Mais uma situação extrema... em que em poucos minutos destroi tudo tal é a brutalidade do fenomeno. segundo os populares, as bolas de granizo pareciam ovos!!!:eek:
    Infelizmente os danos foram grandes.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  4. Seringador

    Seringador
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    29 Ago 2005
    Mensagens:
    2,984
    Local:
    Canelas - Vila Nova de Gaia
    Como mencionei na passada 4ªfeira, de que iríamos ouvir mais e piores notícias do que a de Famalicão!

    Eles tb não tinham seguros e esse facto piora as coisas:(
     
    Collapse Signature Expand Signature
  5. ABatalha

    ABatalha
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    10 Jun 2006
    Mensagens:
    37
    Local:
    Madrid
    O prémio do seguro contra este tipo de riscos é 75% comparticipado pelo Estado e mesmo assim os agricultores não o fazem! :nugget:

    Não existe mais nenhum seguro obrigatório no país que seja comparticipado desta forma pelo Estado; só quando há relâmpagos é que se lembram de Santa Bárbara... :(
     

Partilhar esta Página