Descargas Eléctricas Atmosféricas

Tópico em 'Aprendizagem e Formação' iniciado por Duarte Sousa 4 Out 2012 às 21:27.

  1. Duarte Sousa

    Duarte Sousa
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Mar 2011
    Mensagens:
    3,456
    Local:
    Loures/Campo Grande (Lisboa)
    Boas

    Num documentário que vi sobre o tema aqui pelo fórum, lá diz-se que as cargas positivas/negativas que as nuvens armazenam (que posteriormente dão originam as descargas) têm origem em milhões de micro-colisões entre os blocos de granizo e os cristais de gelo.

    A minha pergunta é, todas as células que produzem trovoada, têm necessariamente de produzir granizo? Segundo a explicação acima referida é, mas já vi tanta trovoada não acompanhada de granizo que fiquei na dúvida.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  2. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Não chega granizo à superfície mas lá em cima há gelo, afinal os CB's podem ter mais de 10 km de altura, parte dos quais com temperaturas bastante negativas. O gelo derrete é antes de chegar cá abaixo. Nos ciclones tropicais ou complexos convectivos de massas de ar quente e muito húmidas no núcleo é que pode haver grandes torres convectivas mas devido ao calor no núcleo e muita humidade em todos os níveis da atmosfera (o gelo mantém-se melhor atravessando partes pouco húmidas da atmosfera) por vezes não geram descargas eléctricas precisamente porque o gelo derrete muito mais depressa mesmo em altitude.
     

Partilhar esta Página