Discussão da organização do seguimento mensal

Qual a vossa opinião desta remodelação do tópico do seguimento mensal?

  • Resultou muito bem. É para continuar.

    Votes: 18 30.5%
  • Prefiro assim, mas acho que precisa de uns ajustes.

    Votes: 24 40.7%
  • Não resultou. Prefiro o seguimento em que escrevíamos todos num mesmo tópico.

    Votes: 14 23.7%
  • Outra opinião.

    Votes: 3 5.1%

  • Total voters
    59
  • Poll closed .

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Introdução de um novo tópico de registo de dados, onde cada membro possa colocar valores numéricos, como temperaturas máximas e mínimas, precipitação acumulada, enquanto que o tópico de seguimento mantinha-se para descrição de situações momentâneas, como começar a chover, estar a trovejar, imagens de satélite e radar, etc.


Pois foi isto mesmo que me lembrei hoje...:thumbsup:

Além do seguimento de cada região seria interessante a criação de um novo tópico apenas de registo de dados...Por exemplo:

Extremos diários Abril 2009 Norte...

Extremos diários Abril 2009 Sul...


etc....

Nestes tópicos apenas se poderia colocar quais foram os extremos de cada dia ( com uma mensagem/registo apenas ) registados pelos membros ( sempre que disponiveis para virem ao forum comunicar tal registo) nas suas estações:

Temperaturas máximas e mínimas do dia...

Rajada máxima de vento registada e direcção associada...

Velocidade média do vento nesse dia...

Humidade máxima e mínima do dia...

Pressão máxima e mínima do dia..

Precipitação diária acumulada


Claro que nem todos os membros possuem estações capazes de registar todos estes dados, cada um registaria aquilo que a sua estação desse.

Isto funcionaria como um arquivo de extremos mensal de cada região e suas estações amadoras...

Claro que temos pensado numa solução para isto. :thumbsup:

É uma coisa que está a ser feita mas demora o seu tempo, e tempo é coisa que infelizmente não tem abundado para quem está a desenvolver esse projecto.

Fica recordada mais uma vez esta ideia mas isso é para discutir mais tarde. Agora toca a concentrar no que está em cima da mesa.
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Claro que temos pensado numa solução para isto. :thumbsup:

É uma coisa que está a ser feita mas demora o seu tempo, e tempo é coisa que infelizmente não tem abundado para quem está a desenvolver esse projecto.

Fica recordada mais uma vez esta ideia mas isso é para discutir mais tarde. Agora toca a concentrar no que está em cima da mesa.

Mas tem a ver com esta discussão. Para mim a divisão geográfica não é uma grande ideia. A única vantagem é a facilidade da consulta de dados. Se se colocarem os dados noutro tópico que não o de seguimento, podemos ter o registo de dados por região e o seguimento todo junto. Porque a partir daí o tópico de seguimento apenas conteria informação instantânea, cujo interesse algumas horas volvidas era quase nulo, pelo que apenas as últimas páginas teriam interesse.
Fora disso estariam os seguimentos especiais, pois é sempre bom recordarmos o que dissemos antes e durante grandes acontecimentos. Por serem de curta duração nunca se atinge grande número de páginas. Mas estes seguimentos especiais deveriam ser restritos a grandes acontecimentos, daqueles que acontecem 3/4 vezes ao ano. Para exemplificar, este ano de 2009 apenas mereceriam seguimento especias:
Entrada fria de 6 a 11 Janeiro
Depressão Boris a 20 Janeiro
Depressão Érica a 1 Fevereiro.
Portanto a minha opinião é que após a abertura de um tópico de compilação de dados deveria regressar o tópico de seguimento para o país todo e os seguimentos especiais. Até lá pode-se manter assim.
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Na realidade a informação está melhor organizada deste modo! Permite-nos ir directamente ao assunto na nossa região mas, salvo melhor opinião perdemos uma visão global do país que não é assim tão grande (apesar das assimetrias meteorológicas). Votei b) não porque ache incorrecta a formulação dos tópicos mas para se os webmasters encontravam alguma solução para termos uma visão global do país
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Eu acho que está bem assim, mas só com o ajuste nas ilhas e juntar os Açores com a Madeira, no entanto também como está fica bem:).
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Também acho que a informação está agora melhor organizada, pelo que deverá fazer-se apenas alguns ajustamentos que se venham a considerar pertinentes, nomeadamente quanto ao seguimento de situações adversas muito especiais e ao processo de arquivo dos seguimentos.
O meu voto vai também para a opção b).
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Boas!

Bem já lá estão 6 votos, mas pelos vistos ninguém se acusa :p

Eu votei C) Não resultou. Prefiro o seguimento em que escrevíamos todos num mesmo tópico.

Claro que retirava o não resultou, uma vez que o resultado está à vista, toda a minha gente concorda e está a gostar (menos os 6, que até agora, votámos nesta opção :D)
No entanto eu mantenho a minha opinião inicial e com as divisões (malditas divisões! :angry:, sinceramente não entendo este país. Apesar de minúsculo por todo o lado as pessoas querem é parcializar e dividir... :disgust:), isto perdeu grande parte da magia que tinha, como já aqui foi dito por outro colega nosso, não valeria mais a pena segmentarem não por região, mas sim em espaço de tempo, às semanas por exemplo :unsure:.
Eu sou dos tais que ficaram na região "desértica" e como tal aquilo é o que se vê, a meia dúzia do costume...:(
A interacção perdeu-se, e sim eu sei que podemos andar por aí a "zanzar" de divisão em divisão, mas ainda assim torna-se mais confuso. Deixem vir um evento a sério e logo veremos como acompanhar Portugal de Norte a Sul, vai ser uma maratona de cliques...
Só vos queria ver a estarem integrados aqui pelos alentejos e logo mudariam de opinião.

Quanto aos fundamentalistas da divisão (quanto maior melhor), pergunto e porque integraram o Alentejo com o Algarve? Ou ainda sendo mais "detalhista", o que tem a ver o Alentejo Litoral com o Interior? Comparem Sines com Elvas e depois digam-me, ou façam um paralelismo entre Estremoz e Beja ou ainda analisem meteorológicamente Portimão e Portalegre e depois digam-me: São uma região meteorológica definida!? Não creio. :cool:

Enfim é apenas uma opinião, por isso estão no caminho certo. É de maiorias que saem resultados ;).

Se alguma coisa de positivo passou a haver é o facto de agora ser para a moderação mais fácil manter a casa limpa :thumbsup:. E acreditem que eu penso muitas vezes nas horas que vocês aqui despendem, de forma totalmente anónima e desinteressada. O meu obrigado a vocês.

As opiniões divergem, mas o gosto pela meteorologia permanece! ;)

um abraço a toda a comunidade MeteoPT!! :amigos:
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Confesso que ao inicio não gostei muito da ideia, mas nada como a prática para ver como funcionam realmente as coisas e agora acho que isto ficou muito mais organizado, e é mais fácil saber o que se passa numa determinada região.

Bem no meu caso, a minha posição geográfica não facilita muito, pois encontro-me na fronteira com os distritos de Santarém e Leiria, dai muitas vezes identificar-me com as condições relatadas no Seguimento Litoral Centro, mas não deixo de pertencer ao distrito de Castelo Branco, dai a minha participação no Seguimento Interior Norte e Centro que faço com muito gosto.

Mas há pelo menos um ponto menos positivo, sei bem que isto não é um chat, mas perdeu-se um pouco a interacção entre membros, pois muitas vezes, fica cada um na sua "casa".

Mas penso que o balanço é positivo, dai votar b, pois acho que deve assim continuar, mas sempre sem descartar uma possível ideia que possa aparecer e que possa ajudar a melhorar.:thumbsup:
 

PedroAfonso

Nimbostratus
Registo
18 Fev 2008
Mensagens
1,208
Local
Covilhã (700 m) / Almada
Uns ajustes e a coisa fica (ainda) melhor do que está actualmente.

Pessoalmente pode ser ajustado de duas formas: Ou se separam mais as regiões, como já referiram aqui o caso do Interior ser dividido em Norte e Centro, juntava-lhe o Sul, assim como o Litoral Norte, Centro, e Sul, bem como as ilhas (Açores e Madeira).

Ou então, ficava simplesmente Norte, Centro, Sul, Ilhas (Açores e Madeira).

Apenas fiquei um pouco desapontado ao princípio porque dava gosto ver o seguimento em tempo real em diversos pontos do país, sem sair do mesmo tópico, só que a organização do fórum falou mais alto, e com razão, certamente, por isso agora compreendo a decisão e apoio.
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Votei em a)Resultou muito bem. É para continuar, acho que está muito bem organizado e como já aqui foi dito, está limpo e melhor por regiões:thumbsup:
 

raposo_744

Nimbostratus
Registo
14 Out 2008
Mensagens
695
Local
Alváres - Góis
Olá amigos
preferia como estava antes e a razão é que era mais facil a consulta de como vai a tempo em todo o país.
Acaba-se também por perder pormenores de postes por consultar só a minha zona



Um abraço a todos :thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Tenho me estado a guarda para o fim.

Eu, como a maioria, também prefiro uma maior organização.
Logo à partida, a minha opção seria ou a) ou b).

Mas votei a) e não b).
E porquê?

Ao nível do clima, e tendo em consideração a distribuição dos membros pelo território português, as actuais divisões, são quanto a mim, as melhores.

Muitos disseram que faria sentido separar também o litoral sul do interior sul. O Algarve de facto tem um clima bastante diferente do Alentejo, mas isso significaria dividir ainda mais uma região que já conta com poucos membros. Em todo o caso, quando a actividade vs numero de membros a sul se justificar, essa poderá ser uma opção.

O mesmo para o interior Norte e Centro e para Açores e a Madeira. O clima entre eles é de certa forma distinto. Mas separa-los agora, dado o número de membros não faz qualquer sentido.


Em relação à divisão norte/centro/sul:
- Quando nevar >800m o pessoal do interior norte e do interior centro, estariam separados.
- E a região de Lisboa, seria sul? Por poucos que sejam os elementos da região sul, são bastantes mais que os de Coimbra a Santarém, que ficariam então a pertencer à dita região centro. Ou seja, o seguimento da região sul iria ser maior (em numero de posts) que a região do litoral centro agora é. E a região centro iria ser mais desértica do que é agora a região sul.


Falou-se ainda em isolar a região da grande Lisboa por ser aquela que tem um maior número de participantes activos. É verdade, mas ninguém tem culpa disso.
No entanto esta seria talvez a única consideração que quanto a mim faria algum sentido. Que seria juntar o pessoal de Santarém a Coimbra ao pessoal do Litoral norte - dando o nome de Litoral norte e Centro. E de Santarém a Setúbal seria a "Estremadura"? :unsure:
É uma opção, embora eu ache que faz mais sentido como agora está. Mais uma vez devido ao clima, que em traços gerais e em forma de caricatura é a seguinte:

-> Litoral Norte - "os chuvosos"
-> Interior Norte e Centro - "os nevosos"
-> Litoral Centro - "os nortados?!:lol:"
-> Sul - "os quentes e secos"
-> Açores e Madeira - "as ilhas"

Quatro seguimentos no continente mais o seguimento das ilhas, face ao numero de membros do fórum e o clima do país, penso que é mesmo o ideal.

Quanto a ajustes, falou-se em fazer um seguimento trimestral nas ilhas; ganhar uma vista global do país, fazer um arquivo de rankings.
São sugestões algumas até já faladas por nós na moderação, que fazem sentido em qualquer tipo de divisão. O caso dos rankings até no aspecto global o faz. Mas como o Hotspot disse, em relação ao último ponto, é algo que está projectado. ;)
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
Boas a todos, apesar da minha participação ter diminuido nestes ultimos tempos, um dos factores que contribui para tal foi a divisão, pois como tinha dito o tempo é pouco, logo e impossivel tar a ler varios topicos de seguimento, mas se resulta no geral que sou eu para contradizer? força METEOPT.
Outra coisa tenho imensas saudades dos seguimentos especiais:(
 

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Respeitando todas as posições expressas, a minha opinião vai no sentido de um tratamento único e global ao nível do Continente. Tratando-se de um "Seguimento", pressupõe-se um acompanhamento o mais possível em "real time", tomando conhecimento das evoluções em situações agudas dos fenómenos meteo, sem condicionamentos geográficos.
Por outro lado, compreendo , que devido à actual dimensão do Forum , seja muito problemático um tratamento único e global.
Por que não pensar numa forma híbrida que possa responder aos dois objectivos?...
 

Pisfip

Cumulus
Registo
8 Fev 2008
Mensagens
339
Local
Batalha, Leiria
Bem parece que estou a ficar para o fim neste assunto que é de grande interesse para todos nós.
Na minha opinião eu penso que tudo tem corrido na normalidade pois encontra-se muito mais organizado e assim torna fácil a leitura de cada post na região que nos interessa saber..
Por essa mesma razao: - voto na primeira opção, a opção A)
Desde já quero saudar toda a comunidade MeteoPT.. ;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu por mim não mexia em mais nada pela simples razão:
1) Se é verdade que o outro "Seguimento" existia maior interacção entre membros, havia situações em que chegávamos ao final do mês e tinhamos 200 páginas para ler ... e se precisasse de ir buscar alguma informação que existisse no seguimento ???
2) Neste temos tudo muito mais organizado, por regiões, sendo que cada região tem uma variedade climática. Se no verão é tudo igual no Inverno é a confusão total muitos dias:
No interior Norte e centro: abunda frio e neve.
Litoral Norte e centro: a chuva e o vento ...
Sul: sol e praia ... lol . Perdão, tempo ameno e dias intercalados com chuva e sol ... Já me esquecia que tive Outono/Inverno .. lol

Assim voto A.

PS: Contudo apesar disso, entendo que se deve abrir um tópico especial, tipo "Seguimento Especial" apenas quando existir um perigo extremo em termos de vento, neve ou precipitação. Mas apenas em casos muitos especiais, muito menos abrangente que o anterior tópico de "Seguimento Especial".
Tipo alertas de vento: vento superior a 90 km/h;
Tipo alertas de neve: queda de neve em sitios nada comuns e bastante abundante;
Tipo alertas de chuva: precipitação superior a 30 mm em 6h, ou superior a 20 numa hora;
É apenas uma ideia !!