Dust devil em Penamacor causa estragos, Castelo Branco 18 Julho 2012

Tópico em 'Eventos Meteorológicos' iniciado por Geiras 19 Jul 2012 às 13:56.

1. Geiras

Geiras
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Jun 2010
    Local:
    Qta. do Conde / Sintra
    http://www.rcb-radiocovadabeira.pt/sub/pagina.php?cod=14979

Collapse Signature Expand Signature
  2. Miguel96

Miguel96
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    13 Fev 2011
    Local:
    Espinho, Aveiro ( 450 mts da praia) Altitude:16 mt
    Eu vi essa noticia ao bocado na TVI, fiquei de boca aberta. Até de Verão sem nuvens podem haver tornados. Esses tornados quando não existem nenhuma nuvem, chamam-se redemoinhos. É possivel vê-los pois eles sugam o pó da terra quando estão em movimento rotativo, não são perigosos como os tornados normais em condiçoes de tempo severo, mas os redemoinhos também podem provocar a destruição.
    Algumas pessoas aventureiras até vão em frente deles,existem milhares de videos no Youtube, é muito engraçado ver um redemoinho como do penamacor, e pena e a destruição, esta já vai custar uns milhares de euros´.
    Estamos sempre a volta do perigo até com Céu Limpo.

3. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Muito interessante, mas não lhe chamemos Tornado, mas Dust Devil, que eu saiba é a primeira vez que temos registo nos últimos anos de um que tenha causado estragos, que efectivamente podem acontecer. Em Espanha já tenho lido de estragos, precisamente em dias muito quentes como os que vivemos actualmente.

4. Geiras

Geiras
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Jun 2010
    Local:
    Qta. do Conde / Sintra
  5. Norther

Norther
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Nov 2010
    Local:
    Tortosendo 550m Encosta Sul Serra da Estrela
    Eu já assisti a alguns Dust Devil aqui pela Cova da Beira mas não com esta tal intensidade, mas lembro-me de um que me fez sentar o cu no chão :lmao: andava a controlar um papagaio quando de repente o vento começou a soprar intensamente e a uns 10 metros do local onde estava tinha andado um incêndio, foi onde se formou um e num instante ficou um enorme cone negro e assustador, o meu papagaio foi projectado e partiu-se e eu fiquei no chão a ver aquele brutal espectáculo, quando me levantei até tremia de tal adrenalina, tinha uns 12 anos nessa altura :)

6. Geiras

Geiras
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Jun 2010
    Local:
    Qta. do Conde / Sintra
    Eu não cheguei a contar porque pelo que vi e percebi, o fenómeno é bem mais comum do que pensava :D

Na semana passada subi ao castelo de Monsanto e no horizonte avistei alguns 3 ou 4 Dust Devils em simultâneo mas em locais muitos distintos, são apenas pequenos tornados de poeira, nada de muito grave :lol:

Já ontem em Alcains, perto de Castelo Branco passei de carro a uns 20 metros de um pequeno Dust Devil que estava perto da beira da estrada. :D

7. Norther

Norther
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Nov 2010
    Local:
    Tortosendo 550m Encosta Sul Serra da Estrela
    E na zona da Idanha todos os festivais do Boom Festival, que se vai realizar agora, costuma ocorrer pelo menos 1, deixo aqui um video de um que pôs tudo ao rubro :D

#7 Norther, 27 Jul 2012 às 01:50
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 04:01

Partilhar esta Página