Erupção do vulcão Cumbre Vieja: atualização
A atividade eruptiva do vulcão Cumbre Vieja diminuiu nas últimas horas de forma significativa, depois de nos últimos dias se terem verificado episódios bastante expressivos de atividade efusiva e explosiva.
Contudo, segundo os dados, prevê-se que nos próximos dias a atividade eruptiva volte a manifestar-se, uma vez que há registo de deformação a nível do solo, o que indicia uma nova reinjeção de magma no sistema vulcânico. O tremor vulcânico também mantém-se, tendo sido registados alguns picos mais intensos.
As plumas de cinzas atingiram os 1900 metros de altura e divergiram para as direções Sul e Sudoeste, deixando o espaço aéreo livre de cinzas, permitindo o normal funcionamento do aeroporto da ilha de La Palma.
A sismicidade continua intensa, embora tenha diminuído comparativamente aos dias 1 e 2 de dezembro. Durante as ultimas 24 horas registaram-se 150 sismos com magnitudes (Richter) acima dos 2,0. O maior sismo registado neste intervalo de tempo ocorreu às 05:14 h (hora local), com uma magnitude (Richter) 4,2 e a 11 km de profundidade.
Fontes
VolcanoDiscovery