Imagens de satélite interessantes

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
:D
KGmiL0m.jpg
 


TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É uma imagem bonita e memorável, mas também revela más memórias.
Se vires a mesma imagem na versão das bandas 7-2-1, além da neve de boa memória caída na véspera, também vês as imensas cicatrizes deixadas pelos incêndios florestais de 2005 no norte e centro do país. Se não estou em erro foi o 2º pior ano de sempre, um ano que foi muito seco e devastador a nível de incêndios.



wqXP3xJ.jpg
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
É uma imagem bonita e memorável, mas também revela más memórias.
Se vires a mesma imagem na versão das bandas 7-2-1, além da neve de boa memória caída na véspera, também vês as imensas cicatrizes deixadas pelos incêndios florestais de 2005 no norte e centro do país. Se não estou em erro foi o 2º pior ano de sempre, um ano que foi muito seco e devastador a nível de incêndios.



wqXP3xJ.jpg
Só tinha 5 anos nesta altura e não me lembro lá muito bem desses incêndios, mas com certeza deve ter sido muito mau! Aquela mancha na serra da estrela até assusta :shocking:
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Enquanto não chega alguma ação vou publicando algumas imagens de satélite interessantes, como esta. Uma super célula mesmo por cima de Lisboa (cidade).
aQFJpaH.jpg

É um caso intrigante, pois esta super célula é a junção de uma super célula, que se formou em Oeiras e progrediu para Este, e uma célula, digamos, normal, que se formou no estuário do Tejo e que progrediu para sul. O mais interessante é que se juntaram mesmo por cima da cidade de Lisboa. :shocking:
Nota-se bem, na imagem de satélite, o momento em que ambas as células se fundem.
B7XllKM.jpg

Fontes:
http://lance-modis.eosdis.nasa.gov/imagery/subsets/?subset=Spain.2008292.aqua.1km
https://www.ipma.pt/pt/educativa/fenomenos.meteo/index.jsp?page=sc.casestudy.xml
 
Última edição:

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Só tinha 5 anos nesta altura e não me lembro lá muito bem desses incêndios, mas com certeza deve ter sido muito mau! Aquela mancha na serra da estrela até assusta :shocking:

Off-Topic; Foi um ano péssimo, pois 2005 e 2003 foram anos terríveis para as florestas portuguesas. Nesse ano, por questão de meia hora, não fiquei retido na A1 com vários incêndios em Albergaria e em Pombal. Passei por uma Espace a arder à beira da autoestrada...

Essa imagem, como diz o Vince, tem tanto de belo como de sinistro... Ahhh e é muito interessante ver que na zona mais alta do Alentejo quase não nevou, enquanto em cotas muito baixas do Alentejo Central, Estremadura, Algarve e Andaluzia espanhola. A dispersão de precipitação nesse dia foi algo estranha e daria um bom artigo de estudo para quem se dedica à Meteorologia. ;)
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Descobri a imagem de satélite mais épica de sempre!! (Pelo menos para mim :D) Portugal cheio de neve!! Foi quando nevou a cotas super baixas e até Lisboa e o Algarve foram surpreendidos. Bons tempos! Até as serras algarvias com neve pah!!! :lol:
Data: 30/01/2006
FhzaZYS.jpg

Fonte: http://lance-modis.eosdis.nasa.gov/imagery/subsets/?project=fas&subset=Europe_3_01.2006030.terra.1km

Dia memorável, ainda deu para fazer umas bolas, da neve que estava acumulada nas mesas do pequeno parque de merendas junto à Peninha.
Nevava com alguma intensidade, a temperatura rondava os -1 graus.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras