Influência do homem na precipitação

Tópico em 'Climatologia' iniciado por Rog 25 Jul 2007 às 09:30.

  1. Rog

    Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Set 2006
    Mensagens:
    4,515
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    Estudo prova influência do homem nos níveis de precipitação

    Investigadores canadianos e norte-americanos relacionam a relação entre a actividade humana e os níveis de precipitação registados no século XX, depois de encontrarem provas da existência de alterações do padrão de precipitação provocadas pela acção do homem.


    No estudo, a esta semana publicado na revista ‘Nature’, os cientistas compararam as alterações observadas nos níveis de precipitação registados ao longo do século XX com as alterações simuladas em 14 modelos climáticos. "A acção humana teve uma influência detectável nas alterações observadas na precipitação média e estas mudanças não podem ser explicadas pelas variações climáticas internas ou pela acção da natureza", refere cujos resultados sugerem que a acção humana contribuiu de forma significativa para o aumento de precipitação observado nas latitudes médias do Hemisfério Norte, também designadas por Zona Temperada; para uma situação de seca nos trópicos e sub-trópicos do mesmo hemisfério; e provocaram o aumento da humidade nos sub-trópicos e trópicos profundos do Hemisfério Sul.

    A influência humana no clima já tinha sido detectada na temperatura do ar à superfície, na pressão do nível do mar, na temperatura da atmosfera livre, na altura da tropopausa (a camada intermediária entre a troposfera e a estratosfera) e no índice de aquecimento do oceano.

    Fonte: Ciênciapt.net
     
    Collapse Signature Expand Signature
  2. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Mais um estudo que certamente provocará muita polémica e discussão a juntar a muitas outras.

    Aqui vai o destaque da Nature, a ver se depois temos acesso ao estudo.

     
  3. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Sobre todos estes estudos e toda as polémicas sobre as alterações climáticas, a minha opinião pessoal é que eu tenho que respeitá-los, quem sou eu com toda a minha ignorância para colocar em causa o trabalho de tantos e tantos cientistas muitas vezes brilhantes. Aqui há uns meses acho que foi o Lula do Brasil que sintetizou isso muito bem. Era mais ou menos qualquer coisa deste género: Se tivermos um familiar gravemente doente e 7 ou 8 reputados médicos a indicarem-me que uma determinada operação é a melhor opção e outros 2 ou 3 disserem o contrário, em quais eu vou confiar ? Eles é que são os especialistas... O que não quer dizer que não devemos ter todos um olho critico sobre as coisas obviamente.


    No entanto há uma coisa que me enerva brutalmente, sempre me enervou, e já falei mais vezes disso. É o alarmismo, o sensacionalismo.

    Por exemplo, este estudo a publicar na Nature, deve ser um estudo muito sério. Mas haveria necessidade de ilustrar o mesmo com esta imagem ? Que os Media em geral sejam sensacionalistas compreende-se, é assim com tudo, mas na Nature era de evitar ...

    [​IMG]


    Ontem o Jeff Masters, um dos fundadores do WUnderground e especialista em ciclones tropicais falava do mesmo. A propósito dum artigo sobre a relação entre os oceanos mais quentes e a intensidade dos furacões ("Warmer Oceans, Stronger Hurricanes"), o Jeff Masters disse que o artigo era excelente, tinha coisa muito boas, mas que por outro lado resvalou para o disparate.

    O Jeff Masters ridicularizou o artigo porque o artigo que falava de super-furacões gigantes no futuro e vinha ilustrado com um furacão com umas 5000 milhas de diametro, com um eyewall de 200 milhas...

    Obviamente ao Jeff saltou-lhe a tampa ao ver tamanha barbaridade e explicou muito bem que tal cenário era um completo disparate, totalmente ridiculo, porque simplesmente não havia espaço para na Terra se desenvolverem tais sistemas... e em vez de "Hurricane" no gozo apelidou tal coisa de "SciAmicane"

    E atenção, que o Jeff Masters é um conhecido warmer... ou seja, até entre os warmers se nota irritabilidade, muitos começam a ficar fartos do exagero, dos disparates e do sensacionalismo.



     
  4. Minho

    Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Set 2005
    Mensagens:
    4,091
    Local:
    Melgaço
    Percebo a irritação do Jeff Masters artigos destes só servem para desacreditar a ciência que hoje em dia já é tão maltratada... Basta ver os comentários na rua sobre o Verão quente que nos aguardava, dá pena ver como as pessoas gozam, descredibilizam e lhes reforça ainda mais a convicção que os meteorologistas são todos um bando de lunáticos que lançam uns búzios para fazerem previsões...
     
    Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página