Monitorização do Clima de Portugal - 2023



RP20

Cirrus
Registo
26 Ago 2021
Mensagens
96
Local
Alto Minho
Eu não sei se os valores estão corretos ou não, mas sendo eu habitante da zona, posso dizer que em muitos dias chovia mais do que algumas vilas e cidades vizinhas. Tenho amigos meus que estavam pelo Gerês durante muitos dias, enquanto mal chovia por lá, cá no vale do Lima chovia torrencialmente, e foram vários dias assim. Agora se os valores estão 100% corretos, não sei...
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,442
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

"
2023-11-15 (IPMA)

Portugal Continental
Em Portugal continental o mês de outubro de 2023 foi extremamente quente e muito chuvoso (Fig. 2).
O valor médio da temperatura média do ar 18.96 °C, foi muito superior à normal 1981-2010 com uma anomalia de +2.42 °C, sendo o 2º valor mais alto desde 1931 (mais alto em 2017, 19.57 °C).

O valor médio da temperatura máxima do ar, 24.06 °C, foi superior ao valor normal, com uma anomalia de + 2.55 °C, sendo o 10º valor mais alto desde 1931 e o 4º desde 2000; o valor médio da temperatura mínima do ar 13.86 °C, também foi superior à normal com uma anomalia, de +2.29 °C, sendo o 2º valor mais alto desde 1931.

Durante o mês verificaram-se 2 períodos distintos, a primeira metade do mês foi caracterizada por valores muito altos da temperatura do ar, enquanto a segunda metade do mês os valores de temperatura foram em geral inferiores ao valor médio mensal. No período quente registaram-se novos valores extremos da temperatura máxima em 26 % das estações meteorológicas e da temperatura mínima em 18 % das estações; ocorreu ainda uma onda de calor que abrangeu quase todo o território do continente.

Em relação à precipitação, outubro de 2023 foi 4º mais chuvoso desde 1931, com um total de 219.3 mm que corresponde a cerca de 2 vezes o valor médio 1981-2010. Verificou-se a ocorrência de precipitação partir de dia 13 e até ao fim do mês, devido à passagem sucessiva de várias ondulações frontais que provocaram chuva forte e persistente.

No fim do mês verificou-se uma diminuição significativa da área e da intensidade da seca meteorológica em todo o território do continente. No entanto, ainda se encontram em seca meteorológica alguns locais do Alentejo e do Algarve. A 31 de outubro 13 % do território estava em seca meteorológica fraca. "

Boletim_clima_out23_fig2.jpg


 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,442
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Meses de Outubro muito quentes e muito húmidos são uma raridade no continente, e o quadro acima mostra-o bem. Só o 2006 e agora o excepcional 2023 saíram daquela linha que até então não fora transposta. E este "outlier" de 2023 não é uma excepção local mas está em linha com o evento global.

Junho 2023 já tinha mostrado alguma tendência no sentido quente-húmido, podendo também considerar-se "marginal" relativamente ao normal desse mês.

Com uma norma de sentido contrário estão os meses de Novembro e Dezembro, com inexistência de meses simultâneamente muito frios e muito húmidos. Uma característica do clima do continente que até agora ainda não foi quebrada, e talvez nunca venha a ser. Este Novembro não vai ser excepção. A grande incógnita será o próximo mês.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,470
Local
Olhão (24 m)

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
885
Local
Albufeira, Algarve
O resumo do ano hidrológico 2022/23 em Albufeira:

8487274.png
1922381.png
6133548.png
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,456
Local
Arronches / Lisboa
Bons acumulados no dia de ontem, 30 de novembro, por todo o território. De referir que no sudeste, houve ainda registo de acumulados depois das 00h.
Portalegre destaca-se com 89.6mm, seguida de Pegões com 73.5mm.

LOCcqAg.png
 
Última edição:

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,229
Local
loule-caldeirao
Bons acumulados no dia de ontem, 30 de novembro, por todo o território. De referir que no sudeste, houve ainda registo de acumulados depois das 00h.
Portalegre destaca-se com 89.6mm, seguida de Pegões com 73.5mm.

LOCcqAg.png
O valor de Portimão parece um Oasis no Deserto mas acho que a frente ainda não tinha chegado às 00h ao Algarve central e Sotavento. Pior é o contraste margem sul/ Vale do Sado! É mesmo para esquecer :facepalm:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,080
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
O valor de Portimão parece um Oasis no Deserto mas acho que a frente ainda não tinha chegado às 00h ao Algarve central e Sotavento. Pior é o contraste margem sul/ Vale do Sado! É mesmo para esquecer
Os valores da estação do IPMA de Alvalade, no que toca à precipitação, não estão corretos. :)
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,442
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Portalegre destaca-se com 89.6mm, seguida de Pegões com 73.5mm.

Seguidas de Sintra,Colares com 60,6mm. :)
O que significa uma excelente rega para a Serra de Sintra.
Refira-se ainda um grande número de estações de outras redes, incluindo amadoras, com valores que excederam até os 80mm.
Algumas destas estações mereciam certificação pelo IPMA.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,080
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Ou isso ou aquela zona tem de ser considerada um deserto. Percebo que esteja à cota do rio, mas tem valores constantemente absurdos. É quase uma antítese de Ponte de Lima.
Os dados da estação do IPMA de Alvalade não são consistentes nem com as estações amadoras em redor nem com os relatos vindos do membro do fórum que vive em Alvalade e tem uma estação meteorológica, o @comentador. :unsure:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,442
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ou isso ou aquela zona tem de ser considerada um deserto. Percebo que esteja à cota do rio, mas tem valores constantemente absurdos. É quase uma antítese de Ponte de Lima.

Os dados da estação do IPMA de Alvalade não são consistentes nem com as estações amadoras em redor nem com os relatos vindos do membro do fórum que vive em Alvalade e tem uma estação meteorológica, o @comentador. :unsure:
Alguém tem de ir ao "deserto" ver o que se passa com a estação...