Ontem fui fazer a minha habitual caminhada nesta fantástica zona, sabia de antemão que iria estar ventoso, afinal o quase habitual nesta altura do ano, saído de casa já com algum vento, o trajecto no IC19 já ventoso e a aproximação ao litoral, o mar já estava todo encrespado sinal do que iria apanhar, mas nada de mais, a "banal" nortada,
estacionado o carro perto da Azóia, mochila ás costas e ai vou eu, vento já com fartura, a medida que vou em direcção ao Abano ( não sei se este nome tem algo a ver com a ventania que se faz sentir ou não, mas não deixa de ser curioso o seu nome ) alcanço não sei se o poderei dizer, mas um dos locais extraordinariamente ventosos,
é me altamente adrenalinico fazê-la com vento, mas confesso que ontem senti e bem que rocei os meus limites da minha integridade física, porque o vento deve ter passado largamente em rajadas os 120 km/h "lutar" contra este vento foi um exercício de tentar estar equilibrado, o não ser atirado ao chão com as consequências que poderia ter, muita pedra, e o facto de ter constantemente os olhos a lacrimejar devido ao vento, dificultando a visão,
já estava no ponto mais longe da volta por isso já não podia fazer nada,
pela primeira vez em três anos, senti algum receio,
este é o percurso da volta que faço
Um pouco abaixo da Biscaia,
a caminho das falésias,
chegado aqui, creio que nesta altura o vento tenha intensificado a sua força, qualquer tentativa de estar de pé foi um autêntico exercício de equilibrio devido a irregularidade e rajadas do vento
o "vapor" levantado pelo vento,
e chegado ao Abano, aqui receei pela minha integridade física, normalmente faço uma pausa de abastecimento para iniciar a subida a Peninha ( descobri uma pequeno poiso )
estava sentado e medi "só" isto,
rumo a Malveira da Serra, indescritível, o vento neste local, desde que faço medições foi quase sempre o mais ventoso,
a imagem diz tudo,
chegado a Malveira da Serra, estão mais uns "meteoloucos" de aparelhos na mão hehe
e após uma longa e difícil subida, chegado a Peninha, onde não costuma ser muito ventoso nesta altura de nortada, ou pelo menos a hora a que costumo lá chegar, mas ontem realmente deve ter sido uma excepção, a temperatura rondava os 15º
de regresso ao carro, pelo pinhal, com algum receio da queda de ramos ou mais, o barulho das árvores é ensurdecedor, assustador mesmo,
uma tarde em cheio e pelo também pelo facto de finalmente ter conhecido pessoal daqui do forum, pena que tenha sido rápido, mas gostava de repetir um encontro.