Portugal, o país mais quente da Europa?

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Dos restantes anos tenho de recolher informação, só o fiz para este ano.



Mas porquê que você continua a citar cidades? Nós estamos a falar de PAÍSES, do GERAL, não de casos particulares e isolados. Quer que lhe faça um desenho?

http://pt.wikipedia.org/wiki/País

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidade

Já todos sabemos que não temos a(s) cidade(s) mais quente(s) da Europa.
Mesmo assim mais de metade dos locais que cita na sua lista estão localizados em ilhas e não no continente Europeu.



Ilhas??? continente europeu??? Lol a Secilia Costa deve ser maior que todo o Norte e centro de Portugal e encontra-se sem duvida no territorio europeu a Corsega é uma ilha enorme que encontra-se no territorio europeu Malta é uma ilha pequena mas europeia está tão perto de africa que Huelva por exemplo. costa e ilhas gregas europa... a unica ilha que poderemos discutir é o caso do Chipre mas mesmo assim encontra-se no meu ponto de vista em territorio europeu.
Lol estou a ver o novo pre-requesito para ser-se pais europeu:
1) não ser uma ilha
2) não ter sitios regiões mais quentes que as regiões cidades portuguesas

lol Costa acho que tambem tem de ir ler o Wikipedia e ver que os paises podem ser ilhas e que as ilhas podem pertencer a europa.

cumps
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Ahahaha para umas coisas o Mapa que o Dan simpaticamente publicou aqui serve para outras já está errado e já pode ser questionado..

Onde é que disse que o mapa está errado?
Eu falei em microregiões, evidentemente à escala a que o mapa foi feito, isso seria muito difícil de reproduzir. E por outro lado estas regiões não têm quase dados, seria um bocado complicado para o autor fazer descrições bioclimáticas sem referências climáticas.

70963939.jpg


Mas fica aqui a referência aos Açores.

E se quiser ponho aqui a de Porto Santo também! :)


ol a capital da terra quente trasmontana a cidade de Mirandela não tem essas temperaturas medias e valores de percipitação que o Belem tanto fala enfim imaginação é o limite não é Belem.

Mirandela?
Desde quando Mirandela é representativa do Vale do Douro?
É um pontinho só...:lmao:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Ilhas??? continente europeu??? Lol a Secilia Costa deve ser maior que todo o Norte e centro de Portugal e encontra-se sem duvida no territorio europeu a Corsega é uma ilha enorme que encontra-se no territorio europeu Malta é uma ilha pequena mas europeia está tão perto de africa que Huelva por exemplo. costa e ilhas gregas europa... a unica ilha que poderemos discutir é o caso do Chipre mas mesmo assim encontra-se no meu ponto de vista em territorio europeu.
Lol estou a ver o novo pre-requesito para ser-se pais europeu:
1) não ser uma ilha
2) não ter sitios regiões mais quentes que as regiões cidades portuguesas

lol Costa acho que tambem tem de ir ler o Wikipedia e ver que os paises podem ser ilhas e que as ilhas podem pertencer a europa.

cumps

Eu estou a ver um pré-requisito do Sociometeo para ser-se país europeu:

1) Não ser uma ilha portuguesa ou espanhola
2) Não ficar no Atlântico
3) Não ter regiões mais quentes que a Grécia, Itália,etc...

Para si Chipre é europeu?
Políticamente sim, geograficamente é claro que não.
Um pouco como parte da Macaronésia, não é?
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Eu estou a ver um pré-requisito do Sociometeo para ser-se país europeu:

1) Não ser uma ilha portuguesa ou espanhola
2) Não ficar no Atlântico
3) Não ter regiões mais quentes que a Grécia, Itália,etc...

Para si Chipre é europeu?
Políticamente sim, geograficamente é claro que não.
Um pouco como parte da Macaronésia, não é?

sim ok consideremos que sim para considerarmos Chipre como uma ilha europeia tambem seria justo considerarmos as ilhas da Marconesia Madeira,Canarias como territorio europeu é justo. Mas so o Chipre pois Malta é uma ilha europeia ao contrario da nossa Madeira.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
sim ok consideremos que sim para considerarmos Chipre como uma ilha europeia tambem seria justo considerarmos as ilhas da Marconesia Madeira,Canarias como territorio europeu é justo. Mas so o Chipre pois Malta é uma ilha europeia ao contrario da nossa Madeira.

Malta tem sensivelmente a mesma média de temperatura que Almeria, ainda não percebi o que tem assim de tão especial.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Malta tem sensivelmente a mesma média de temperatura que Almeria, ainda não percebi o que tem assim de tão especial.

LaValleta é mais quente que qualquer capital de distrito portuguesa... mas é so mais uma cidade entre muitas e muitas do mediterraneo onde isso acontece isso para mim como lhe disse é motivo de orgulho.
e como Malta é um pais que eu saiba pequeno mas um pais é um serio candidato a ser o pais mais quente da europa...apesar de achar como mts users aqui já referiram uma discussão de dificil analise devido as limitações analiticas por isso fico-me pelas cidades e ai nenhuma capital de distrito portuguesa entra sequer no Top 10 das mais quentes lol. Mt bom mesmo que orgulho.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
LaValleta é mais quente que qualquer capital de distrito portuguesa... mas é so mais uma cidade entre muitas e muitas do mediterraneo onde isso acontece isso para mim como lhe disse é motivo de orgulho. .

Epah que grande coisa, ser mais quente que qualquer capital de distrito de Portugal continental. Uma ilha à aquela latitude, muito mais a Sul que P. continental, ali no meio do Mediterrâneo...As cidades nem são representativas, quanto mais de uma região ou país inteiro...
Só se for num local com pouco mais que a capital como a Ilha de Malta!
Eu ainda nem escarafunchei a biblioteca aqui do ISA à procura de uma publicação sobre os variados climas de Portugal, mal me mexi porque agora tenho outras prioridades e nem foi preciso elas vieram ter comigo: e encontrei logo um local que nem sequer está entre os mais quentes da bacia do Guadiana mencionados pelo IM, com um valor algo semelhante de 18,8ºc perto de Alcoutim... Um pontinho ali ao calhas, no meio do nada e está feito. Veja lá que complicado!



e como Malta é um pais que eu saiba pequeno mas um pais é um serio candidato a ser o pais mais quente da europa...apesar de achar como mts users aqui já referiram uma discussão de dificil analise devido as limitações analiticas por isso fico-me pelas cidades e ai nenhuma capital de distrito portuguesa entra sequer no Top 10 das mais quentes lol. Mt bom mesmo que orgulho.

Fique lá com o seu orgulho, baseie-se só nas cidades que estas ocupam todo o território nacional, não é?
Já nós somos uns coitadinhos pois sabemos que em Portugal não há só climas nas cidades. Assim apenas ficamos só com a razão e o Sociometeo pode ficar com o seu orgulho.
Olhe que chatice, han...
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,825
Local
Menorca
No mapa os Açores têm esse bioclima, mais concretamente na Ilha de Santa Maria e os dados de Porto Santo ( Madeira) condizem perfeitamente com um bioclima Inframediterrâneo.
Interessante que Inframediterrâneo em algumas regiões já é Desértico ( isto segundo Koppen Geiger).

Sí, lamento expresarme mal en portugués. Antes me refería a que sí era posible alguna zona puntual de clima inframediterráneo en la Iberia continental. No hablaba de Azores, Madeira o Canarias. Me expresé mal, lo lamento :(

Por cierto, que tampoco sería de extrañar encontrar puntos concretos de ese bioclima en las costas de Cerdeña y el sur de la Península Itálica (Puglia, Calabria, Basilicata), así como en puntos costeros de la Grecia continental y de las pequeñas islas del Egeo.

Añado el edit que he hecho a un post mio de hace dos páginas sobre la imagen colgada por Vince, que creo que no se va a ver aquí porque se va muy rápido :D :

931081168426310547.png


Por cierto, muy interesante la imagen sobre la temperatura media anual (más allá de que no refleje las cordilleras). Creo que aclara unas cuantas cosas: a esa latitud sólo zonas de la meseta turca y española y de la zona montañosa balcánica tienen esas bajas temperaturas medias, incluso inferiores a las de otras zonas europeas situadas más al norte. Al menos eso parece por los colores que se ven en mi ordenador :D:D No, en serio, es así aunque no se vea muy bien. Las temperaturas medias anuales de la mayor parte de la mitad norte española (quitando el valle del Ebro y su depresión y las zonas costeras (lógicamente. Aunque son notablemente más frescas que las estaciones mediterráneas costeras francesas) son más bajas que las de la mayor parte de Francia (sin contar las zonas montañosas, claro. Como hago con España), y eso incluso sucede con localidades situadas muy al este o al norte. Ejemplo: Burgos (71-00): 10,1 ºC; París (71-00): 12,1 ºC; Lyon (71-00): 12,0 ºC. Muy al noreste y al este: Estrasburgo (71-00. Frontera con Alemania): 10.5 ºC; Dijon (71-00): 10,8 ºC; Muy al norte: Lille (71-00. Frontera con Bélgica): 10,4 ºC. Y Burgos como capital es fresca pero en cuanto a zonas las hay notablemente más frías en la mitad norte sin necesidad de meterse en montañas. Cuestión de altitud media. Aunque nótense algunos detalles: Santiago de Compostela (71-00 y 360 msnm): 12,6 ºC; Lugo (71-00 y 440 msnm): 11,5 ºC; París (71-00 y 80 msnm): 12,1 ºC y Lyon (71-00 y 200 msnm): 12,0 ºC. Ambas ciudades francesas más al norte y al este. Parece que no es sólo cuestión de una notable diferencia de altitud la compensación de las temperaturas, al menos en estos casos (La estación de París tiene algo de isla de calor a pesar de estar en un parque de la ciudad de 250.000 m2, pero no la de Lyon que está en un aeropuerto 10 km al este de la ciudad).
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,210
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Eu apostaria mais no Chipre, mas há quem considere este país parte da Ásia Menor.

O país mais quente da Europa não será Portugal mas sim, penso eu, pela sua localização geográfica será o Chipre.

O Chipre tem o monte Olimpo que atinge os 1953m de altitude. Monte esse que durante o inverno assiste a bastantes episódios de neve.

Por sua vez, Malta tem uma altitude máxima de 253m de altitude, pelo que a média da temperatura anual da ilha deve ser idêntica à da capital, Valeta, e por isso deve ser o país mais quente da Europa.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,210
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ok André não ponho isso em causa apesar de a cidade do Norte da Grecia como é Salonica ter uma temperatura media anual de 14º graus e é das cidades mais frias da grecia muito longe dos 12,5º graus de Bragança ou de Viseu e os 10º de Guarda valores mais identicos as cidades do Norte de Italia como Turim ou Milão.

Lá estão as comparações que digo serem descabidas.
Salonica, ao nível do mar, quanto muito pode ser comparada ao Porto. E se assim for, a temperatura de Salonica é inferior à do Porto.

Para compararmos com Bragança, temos de subir um pouco mais a altitude.
Por exemplo, Kato Nevrokopi. Esta cidade a 509m de altitude (a uma cota inferior à de Bragança, Viseu e Guarda), tem uma DAVIS instalada, que o ano passado registou uma temperatura média anual de 11,1ºC.
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Ilhas??? continente europeu??? Lol a Secilia Costa deve ser maior que todo o Norte e centro de Portugal e encontra-se sem duvida no territorio europeu a Corsega é uma ilha enorme que encontra-se no territorio europeu Malta é uma ilha pequena mas europeia está tão perto de africa que Huelva por exemplo. costa e ilhas gregas europa... a unica ilha que poderemos discutir é o caso do Chipre mas mesmo assim encontra-se no meu ponto de vista em territorio europeu.
Lol estou a ver o novo pre-requesito para ser-se pais europeu:
1) não ser uma ilha
2) não ter sitios regiões mais quentes que as regiões cidades portuguesas

lol Costa acho que tambem tem de ir ler o Wikipedia e ver que os paises podem ser ilhas e que as ilhas podem pertencer a europa.

cumps

Eu por acaso disse que os locais que você citou não eram Europeus? Eu disse é que eram ilhas e que se for para comparar ilhas tem de incluir as nossas também.

Ilhas??? continente europeu??? Lol a Secilia
cumps

Para não falar na Grécia ou mesmo no Interior ceciliano onde também um Grego ou habitante da Cecília pode especular sobre valores desses???

Para não falar na Grécia ou mesmo no Interior ceciliano onde também um Grego ou habitante da Cecília pode especular sobre valores desses???

Ilhas??? continente europeu??? Lol a Secilia


mediterranea espanhola e a Secilia em Italia...

Obivamente que a minha analise é baseada nos dados das principais cidades das regiões o que eu fasço é quais são as principais da Secilia Palerm


Volto a repetir estou a comparar regiões e volto a repetir as regiões da Secilia Italia

... falo da Secilia...
cumps

que o Chipre da Secilia do sul de espanha de malta de israel da sardenha etc etc


17,2º que todas as cidades a mesma altitude da Secilia do centro,sul da grecia chipre,malta,etc etc ou por exemplo as cidades do Interior de Portugal mais

Grecia,Chipre,Secilia,Malta,Sul de Espanha etc,etc nas regiões sem altitude é

Cumps

Diz-se Sicília.
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,825
Local
Menorca
Cuelgo los mapas que puso Dan editados para que pueda verse con facilidad lo que expuse en el post de ayer. Color rosa: pisos bioclimáticos referidos a la TEMPERATURA (única y exclusivamente) de características supra--- y superior (oro---, crioro---, etc.). Es decir horizontes termotípicos fríos en la escala de Rivas-Martínez.

oestesupra.png


estesupra.png


Nota: los dos mapas no tienen exactamente la misma escala aunque pueda dar esa sensación (supongo que es cuestión de la reducción de tamaño para colgarlos en internet). El segundo (en el que sale Grecia) está algo más ampliado (muy poco). Si is fijais bien vereis cómo Italia "es más grande" en el segundo mapa que en el primero. Insisto en que es bastante poco (del orden de 2 cm en el primero son 2,2 cm en el segundo). Por tanto en la comparación de ambos mapas, Grecia sale ligeramente más grande en relación a la Península Ibérica de lo que es en la realidad. Pero para hacerse una idea sirven.

Por cierto, las islas macaronésicas no las he tenido en cuenta en esta edición. Ah, y ahora me doy cuenta de que me he dejado algún diminuto puntito por "pintar" de rosa en Italia. Pero, vamos, que son muy muy muy pequeños; la idea que se infiere es la misma.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Eis ai um exemplo do que muitas vezes já disse aqui ao aproximar-se a nova estação de Outono as diferenças dos dos paises do mediterraneo acentua-se mais enquanto que nos proximos 15 dias Lisboa terá previsões de temperaturas minimas que vão variar entre os 9º-17º graus com a previsão de dias frios e inicio de dias frios já em Outubro... a capital Grega por exemplo terá dias e noites quentes com fartura com temperaturas a superarem os 30º graus em imensos dias autenticos dias de verão com pouquissimas amplitudes termicas ou seja noites com tem nada comparavel as previsões para as cidades portuguesas...eis uma das razões para estas cidades serem 3º graus mais quentes que as nossas.

http://www.accuweather.com/en-us/gr/attiki/athens/forecast2.aspx

http://www.accuweather.com/en-us/pt/lisboa/lisbon/forecast2.aspx

cumps
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Eis ai um exemplo do que muitas vezes já disse aqui ao aproximar-se a nova estação de Outono as diferenças dos dos paises do mediterraneo acentua-se mais enquanto que nos proximos 15 dias Lisboa terá previsões de temperaturas minimas que vão variar entre os 9º-17º graus com a previsão de dias frios e inicio de dias frios já em Outubro... a capital Grega por exemplo terá dias e noites quentes com fartura com temperaturas a superarem os 30º graus em imensos dias autenticos dias de verão com pouquissimas amplitudes termicas ou seja noites com tem nada comparavel as previsões para as cidades portuguesas...eis uma das razões para estas cidades serem 3º graus mais quentes que as nossas.

http://www.accuweather.com/en-us/gr/attiki/athens/forecast2.aspx

http://www.accuweather.com/en-us/pt/lisboa/lisbon/forecast2.aspx

cumps

Meteorologia / Análise sinóptica é diferente de climatologia...

Acho que se andam aqui a baralhar conceitos...
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Eis ai um exemplo do que muitas vezes já disse aqui ao aproximar-se a nova estação de Outono as diferenças dos dos paises do mediterraneo acentua-se mais enquanto que nos proximos 15 dias Lisboa terá previsões de temperaturas minimas que vão variar entre os 9º-17º graus com a previsão de dias frios e inicio de dias frios já em Outubro... a capital Grega por exemplo terá dias e noites quentes com fartura com temperaturas a superarem os 30º graus em imensos dias autenticos dias de verão com pouquissimas amplitudes termicas ou seja noites com tem nada comparavel as previsões para as cidades portuguesas...eis uma das razões para estas cidades serem 3º graus mais quentes que as nossas.

http://www.accuweather.com/en-us/gr/attiki/athens/forecast2.aspx

http://www.accuweather.com/en-us/pt/lisboa/lisbon/forecast2.aspx

cumps

3ºC mais quente?

Atenas (Grécia) 107m - 37°58'N - Normal 1961 / 1990

Temperatura média anual: 17,7ºC

Lisboa Geofisico 95m - 38°43'N - Normal 1961 / 1990

Temperatura média anual: 17,1ºC

0,6ºC de diferença apenas.