Possiveis Tornados em Lagoa - Algarve (24/02/2008)

Tópico em 'Portugal' iniciado por ecobcg 10 Abr 2008 às 22:18.

1. ecobcg

ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Abr 2008
    Local:
    Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
    Olá!
    Sou novo aqui neste fórum, e gostaria de vos deixar á consideração os 2 videos que fiz em 24/02/2008 aqui na zona de Lagoa - Algarve.
    Não são grandes filmagens (1 delas até foi com o telemóvel), mas parece-me que nas duas estaria para formar-se qualquer coisa porreira!!! Infelizmente dissiparam-se....
    Alguém me esclareça se de facto de tratou de algo do género!!!

#1 ecobcg, 10 Abr 2008 às 22:18
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  2. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Olá, bem vindo ao forum.
    Videos muito interessantes :thumbsup:

Nesse dia havia realmente muita instabilidade, aqui no forum até houve seguimento especial:
    -> Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

A que horas gravaste os videos e mais uma menos a localização exacta de cada um deles?

O Estofex tinha alerta 1 para tornados embora não para aí, mais para o sul de Espanha, mas isso não quer dizer muito. Houve várias células convectivas pelo país e também nessa zona.

Dos dois videos, o primeiro de pior qualidade parece mostrar pelo menos uma funnel cloud, mas como não se vê muito bem, não sei.

O segundo video muito bonito é a zona de uma forte corrente ascendente, com uma wall cloud, é precisamente nestas zonas que se formam os tornados, e no teu video parece que se nota alguma vontade de se desenvolverem funnel cloud's, mas sem sucesso.

Se os videos fossem de maior duracção seria mais fácil ver se havia rotação na nuvem, etc. No primeiro video não sei, no segundo parece que pouco faltou para se formar qualquer coisa. Bons registos :thumbsup:

3. Brigantia

Brigantia
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jan 2007
    Local:
    Norte de Portugal
    Bem-vindo ao MeteoPT, e que entrada;):thumbsup::thumbsup:

Os registos são bons, mas não é possivel tirar conclusões visto serem muito curtos. No primeiro, como disse o Vince, parace tratar-se de um funnel could.

4. ecobcg

ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Abr 2008
    Local:
    Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
    O primeiro video foi gravado da minha casa, mesmo em Lagoa, por volta das 11:20h. A formação deslocava-se de Sudoeste para Nordeste. A qualidade não é a melhor pois foi filmado de dentro de casa, através da porta da cozinha.

O segundo foi gravado junto ao estacionamento da Praia do Molhe, perto de Ferragudo, com vista para Portimão! Ai cerca das 17:58h.

5. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Lisboa; Costa da Caparica
    Entrada no palácio pela porta principal :p ;)

Muito bons registos! BEm vindo!

6. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Bem-vindo ao fórum, mais um algarvio :thumbsup::thumbsup:, nesse dia o Algarve encontrava-se em alerta amarelo devido à precipitação e à ocorrência de trovoadas.:D

Collapse Signature Expand Signature
  7. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Figueira de Castelo Rodrigo (650m)
    Bem-vindo:thumbsup:
    Bom registo:thumbsup:
    O nosso país tem andado muito tornádico ultimamente:lol:

Collapse Signature Expand Signature
  8. shaleim

shaleim
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    25 Ago 2008
    Local:
    Portimão
    Olá
    Vi o teu post.

De facto lembro-me desse dia.

Estava em casa, em Portimão, na zona da Caldeira do Moinho e de repente parecia que um comboio estava a atravessar a rua. Corri para a varanda e parecia o fim do mundo!!! Olhei para cima e vi as nuvens numa rotação muito rápida e em espiral. Apesar dos meus parcos conhecimentos, julgo que se tratou de um início de tornado.

Partilhar esta Página