Previsão do Tempo e Alertas - Abril 2008

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Alto !!!! Naaaaaaa....... :shocking: Brigantia ou Vitamos (conforme se aplicar)
:mad: Essa menina que anda aí a exibir-se entre a madrugada de 18 e manhã de 19....que poderá ser a Balduina ou a Cristina :angry: é bom que se atrase 1 dia ou 2 .... ;)
Tenho planos para dia 19 GRANDES PLANOS ... daqueles que incluem tendas de jardim, mesas e cadeiras no exterior da casa !!!! :o

Que venha sim....mas depois de 19 ou vamos ter :brucelee::brucelee:

ups:lmao::lmao:

Então que venha o anticiclone para cima de nós:lmao::lmao:
 


nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
ja há previsoes pos dias 23 e 24?

Previsões para esses dias há .Mas são muito efémeras a esta distãncia.
Se até para quem tem grandes planos para o ar livre para os dias 18 ou 19 já há grande discrepância:
Senão vejamos:

Se uns dizem que na data nos devemos recolher :

tttae6.png


Outros dirão:
Avança com o Evento, pois então...

ttttttttev1.png


Se para 18, 19 já é assim,por quem sabe,
como queres tu saber para 23,24????
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Alto !!!! Naaaaaaa....... :shocking: Brigantia ou Vitamos (conforme se aplicar)
:mad: Essa menina que anda aí a exibir-se entre a madrugada de 18 e manhã de 19....que poderá ser a Balduina ou a Cristina :angry: é bom que se atrase 1 dia ou 2 .... ;)
Tenho planos para dia 19 GRANDES PLANOS ... daqueles que incluem tendas de jardim, mesas e cadeiras no exterior da casa !!!! :o

Que venha sim....mas depois de 19 ou vamos ter :brucelee::brucelee:

Não sou eu que mando no tempo :o:D

Mas de facto é uma incógnita e se calhar o tempo até vai tar bom... há ali algo de facto que anda no fio da navalha do dia 18 e 19 mas o GFS e o europeu individualmente ainda não acertaram padrão, qt mais estarem os dois em sintonia... Ainda é longe e pode perfeitamente atrasar 1 ou 2 diaS (é comum acontecer) ou nem se verificar de todo, ou acontecer de forma diferente...

Cá estaremos sempre para acompanhar! Quiçá as mesas e as cadeiras no jardim e eu apanhar banhos de sol numa praia! :lol: A este distância tudo é possivel :)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Ora bem, os modelos começam a acertar agulhas quanto ao futuro a médio prazo. Peço desculpa Stormfairy, mas vou ter que opinar relativamente ao que vejo embora não sejam boas notícias para si :( embora também ainda não sejam necessáriamente más :unsure:

A verdade é que uma depressão bem cavadinha parece estar a querer vir exercer a sua influência (embora não atravesse o território. Contudo aquilo que parece ser uma massa de ar bem diferente (Anticiclone) anda por perto... Olhando a run das 6z para dia 18:



Achei curiosa a área de contacto entre duas zonas tão distintas e o efeito que parecia exercer junto a Portugal Continental, pensei: Isto pelo menos no atlântico junto a Portugal vai dar molho, nunca pensei foi nisto!




Quanto ao nosso amigo europeu a tendência é a mesma no dia 18:



E com acentuar para dia 19:




É claro que falta muito e toda a situação é muito volátil! Ainda hoje o Nimboestrato falava da diferença dos modelos. Em meteorologia fui aprendendo (graças a esta casa) que grandes diferenças têm no fundo géneses muito próximas (aquela história do bater de asas das borboletas e tal... :lol: ) Ou seja tudo se pode alterar em pouco tempo, sem que as peças se movimentem muito ;)
 

StormFairy

Cumulus
Registo
23 Fev 2008
Mensagens
242
Local
Quinta do Anjo - Palmela
:sad::sad: Pode ser que as coisas se alterem... ou se atrasem um ou dois dias... muita coisa pode mudar até lá ;)
:pray::pray::pray: Vou ter fé que sim
:thumbsup: Obrigado pela opinião...
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Eu só tenho pena que meteorologistas no activo ou reformados não participem também neste forum.

Quanto ao que interressa a festa de chuva parece que foi adiado mais um dia do dia 16 vai para o dia 17:angry: no gfs.
 

Daniel

Cirrus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
1
Local
Odivelas; Montemor-o-Novo
Olá a todos os membros do fórum!
Sou novo aqui mas tenho acompanhado com, muito interesse desde há algum tempo o Meteopt. Sou um apaixonado pelos fenómenos meteorológicos, embora não tenha grande formação na área pois sou químico:lol:

Actualmente moro em Odivelas mas sou Alentejano d Montemor-o-Novo (adoro os dias de verão "ás vezes barulhentos e luminosos" na minha terra, apesar do calor descumunal...)


Pela última saída do ecm parece que se mantém a tendencia para termos molho na proxima semana não concordam? Bem espero que sim acima de tudo porque o que choveu esta semana esteve longe de compensar esta seca de inverno, desde que sem exageros.

Abraço
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Olá a todos os membros do fórum!
Sou novo aqui mas tenho acompanhado com, muito interesse desde há algum tempo o Meteopt. Sou um apaixonado pelos fenómenos meteorológicos, embora não tenha grande formação na área pois sou químico:lol:

Actualmente moro em Odivelas mas sou Alentejano d Montemor-o-Novo (adoro os dias de verão "ás vezes barulhentos e luminosos" na minha terra, apesar do calor descumunal...)


Pela última saída do ecm parece que se mantém a tendencia para termos molho na proxima semana não concordam? Bem espero que sim acima de tudo porque o que choveu esta semana esteve longe de compensar esta seca de inverno, desde que sem exageros.

Abraço

Bem-vindo, Daniel ! :)
Tal como tu, há muito mais gente que nos acompanha, apesar de essas pessoas não estarem inscritas.
Essas pessoas deviam fazer isso mesmo, inscrever-se.
Serão todos muito bem-vindos. :)
 

StormFairy

Cumulus
Registo
23 Fev 2008
Mensagens
242
Local
Quinta do Anjo - Palmela
Efectivamente, eventos ao ar livre nos dias 18, 19 e até 20 podem estar comprometidos.São os modelos que tal apontam.Não sou eu.
:) Ando de olho nos modelos, aliás o que eu já aprendi aqui :thumbsup:
Na Depressão Andrea houve um ligeiro atraso na sua chegada, muita coisa pode mudar ainda, mantenho a esperança ainda vem longe, e como todos aqui sabem, as previsões tem destas coisas, são previsões mesmo ;)
Estou cá sempre nas horas certas para ler e aprender com as vossas leituras dos modelos. Bom trabalho... :thumbsup: e algum amor á camisola também.

Só estava a ver se metia uma cunha aos próximos padrinhos...;):D
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
:) Ando de olho nos modelos, aliás o que eu já aprendi aqui :thumbsup:
Na Depressão Andrea houve um ligeiro atraso na sua chegada, muita coisa pode mudar ainda, mantenho a esperança ainda vem longe, e como todos aqui sabem, as previsões tem destas coisas, são previsões mesmo ;)
:D

Previsões só no final do jogo! :)

EDIÇÃO PARA ADAPTAÇÃO ÀS NOVAS REGRAS DO FORUM!
(Até ser criada a 2ª divisão do meteopt.com :-) para a qual me vou transferir )

Na carta de superfície visualiza-se um anticiclone sobre o Margrebe que se estende até à Península Ibérica, o que dá a ideia de injecção de ar quente para esta última.Por outro lado, visualiza-se as isóbaras com pressão 1020 a abranger Portugal Continental.
Confirmam a análise????:huh:

Carta de superfície para 3ª feira (vai meter aí ar quente???):angry:

teraun8.gif
 
Última edição:

StormFairy

Cumulus
Registo
23 Fev 2008
Mensagens
242
Local
Quinta do Anjo - Palmela
:D Boas Noites (note-se o meu ar de satisfação):D

Já deu uma olhadela á Run das 18 do GFS Europeu ;)
Parece-me a mim, do ponto de vista leigo, que o Universo conspira a meu favor.

Fico a aguardar a habitual análise de quem realmente entende.
:pray:
:uau: Obrigado
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Na minha análise para a próxima semana destaco duas situações:

A primeira situação refere-se ao intenso Jet Stream que atravessa parte do Atlântico. Qualquer ondulação num Jet com esta intensidade poderá eventualmente desplotar o surgimento de uma depressão frontal relevante.

rtavn12015va5.png


A segunda situação de destaque é o despredimento de uma depressão em altura (vulgo DISA aqui no fórum) que se irá fixar sobre a Madeira com ar relativamente frio em altura (-20ºC a 500hPa) podendo vir a pontenciar fenómenos convectivos sobre essa zona.


rtavn781wx6.png



rtavn7815pm9.png
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Regras do Tópico de Previsões e Alertas


* Usa este tópico apenas para colocar informação relacionada com a previsão do tempo, modelos e alertas. Se colocares imagens por favor comenta-as factualmente e se elaborares análises ou deres a tua opinião justifica-a obrigatóriamente. Evita palpites, não é este um tópico para isso.

* Respostas a outras mensagens neste tópico, por exemplo comentar a análise ou carta que alguém colocou, comenta apenas assuntos relevantes para a discussão da mesma e não assuntos derivados. Tenta manter a conversação "on-topic".

* Discute, concorda, discorda. Se discordares argumenta. Mas sempre "on-topic".

* Imagens de satélite ou radar que mostrem a aproximação ou o desenvolvimento de alguma situação urgente e importante, coloca aqui mas explica o seu significado e porque é que achas importante que os outros a vejam.

* Evita a conversação tipo chat. Um forum não é uma sala de chat. Cada vez que decidires dizer algo escreve o que pensas mas não recorras a frases curtas e vagas, e muito menos à escrita SMS. Procure explicar o melhor possível as tuas ideias, tens muito espaço disponível.

* Evita a repetição de mapas, previsões ou imagens já colocadas por outros membros.

* Evita também colocar imagens, cartas ou previsões que possam eventualmente estar já desactualizadas.

* Indica sempre a fonte da informação, de preferência com link

* Se responderes a uma mensagem, evita incluir na citação as imagens da mensagem original.

* Se responderes a uma mensagem muito longa, cita apenas as partes mais importantes a que vais responder

* Mensagens cujo conteúdo seja apenas e só considerações de ser bom, do mau, alegrias ou frustrações de carácter subjectivo e pessoal serão eliminadas

* Igualmente qualquer outro tipo de mensagem que não faça uma análise/previsão/interpretação baseada nas cartas meteorológicas ou respectivos comentários e discussão, serão imediatamente removidas.

* Mensagens que não cumpram as regras agradecemos que não sejam respondidas ou se lhes faça citação pois serão igualmente removidas. Não percam tempo a responder a outra coisa que não seja sobre o tema do tópico.


A administração do MeteoPT.com