Previsão sazonal Primavera/Verão 2011

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por stormy 5 Jan 2011 às 00:23.

1. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa-Encarnação // Lagoa de sto André
    Bom....
    No ultimo ano e meio tivemos uma mudança de varios parametros associados ás teleconexões...
    Entramos num la niña, houve um periodo muito intenso de NAO/AO- e agora vamos a caminho de um PDO-...

O periodo entre Setembro de 2009 e Maio de 2010 foi quando entramos na niña, começando a desenvolver-se uma forte NAO-/AO- que levou a uma epoca chuvosa particularmente activa em Portugal.

O nosso Verão foi quente e estavel...com a tipica permanencia de condições anticiclonicas ( notavel em Jul-Ago), e inserção na circulação subtropical/tropical.
    Neste periodo houve uma acalmia, com os valores NAO/AO a tornarem-se mais neutros e com a circulação atmosferica a fazer-se de um modo mais estavel...um exemplo extremo foi a permanencia do anticiclone que levou a que Moscovo tivesse um periodo de mais de 1 mês sob temperaturas tipicas de paises como o nosso ou qualquer pais Mediterraneo.

Agora...desde Setembro, temos estado outra vez num periodo de NAO-/AO-, reforçado pela entrada do PDO- e tambem pela tipica instabilidade da época de transição....
    Após tanta revolução é normal que as coisas começem a acalmar...facto alias já notório no que toca á razoavel estabilização da circulação nas latitudes medias e altas...numa NAO-/AO- que tendem a aproximar-se da neutralidade e um jet que se reforça, em vez de se contorçer desequilibradamente como no ano passado.

A epoca que vivemos no ultimo ano e meio está a reverter algumas coisas....desde já a niña e o PDO- vão arrefecer o maior oceano terrestre, e por consequente deverão arrefecer a Tmed global algumas decimas ( eventualmente pouco mais de meio grau)....esse efeito será notório nas regiões tropicais ao longo do proximo ano.
    O polo norte, que tem estado quente á custa de todas as trocas energeticas, deverá começar a perder a anomalia termica a partir de meados da Primavera, e talvez degele menos que em 2010...já que nos espera um periodo de maior equilibrio a partir de meados deste ano ( o jet torna-se forte e as depressões fracas face á diminuição de gradiente termico latitudional)...esse periodo é prova de que atingiu-se um ponto de equilibrio após todo o rebuliço.

A nivel do SW Europeu, eu espero que, finalmente, a partir de Fevereiro se entre numa fase mais calma, com a insurgencia de uma NAO neutra ou +....teremos um Janeiro com precipitação dentro da media, ou pouco acima...e temperaturas amenas...mas Fevereiro talvez já começe a dar alguns vislumbres do regresso do chato AA que nos leva as frentes para NW e traz algum frio de NE:lol:

Espero que o periodo a partir de Março seja o de verdadeira mudança....ainda teremos alguma precipitação abundante até Março, com o AA a tomar uma posição a W, o que traria um Março e um Abril com alguns periodos frescos e precipitações proximas á media, especialmente a Norte do pais.

Finalmente, após Maio e até Agosto parece que teremos um periodo quente e seco....a 2a metade da Primavera será gradualmente mais quente e seca e o Verão será antecipado....podendo ser muito quentes os meses de Junho a Agosto....

É esta a minha previsão nos proximos 6 a 9 meses....um inverno que acabará humido e com temperaturas na média, um inicio de Primavera ( Fev-Abr) com temperaturas dentro ou um pouco abaixo da média e precipitações a começar a enfraquecer mais notoriamente.
    Finalmente, o final da Primavera e o Verão ( especialmente o inicio) serão quentes e secos, á medida que uma NAO+/ jet mais forte começa a fazer-se sentir e o PDO- vai reforçando o cinturão subtropical.

A ver vamos :)

Collapse Signature Expand Signature
  2. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Estou cada vez mais certo que este Verão, especialmente entre Mai-Ago, será bem quente, ao estilo dos verões quentes dos 80´s ou 90´s...
    Isto devido á Niña e ao efeito crescente do PDO-, ´tambem este periodo de trocas energeticas que aqueceu o polo deverá diminuir o gradiente horizontal e portanto enfraquecer as depressões e o jet.

Acontece que a partir da Primavera espero portanto o retorno a um ponto de equilibrio, com a dorsal subtropical a reforçar-se e o jet a ficar mais forte....no que levará a um verão de NAO neutra a positiva mas consistente...o polo a arrefecer e a Europa mediterranea a ter um bom Verão.

O facto de estarmos numa NAO+ ou neutra, tambem pode significar um Outono razoavel a nivel da convecção....já que o jet não estará excessivamente potente, criando ainda com alguma facilidade aqueças tão adoradas cut-oft´s de Set-Out..

E se tudo se encaixar..após um outono interessante poderemos ter um Inverno fresco...

Mas há que focalizar no tema do tópico..portanto...revejo em "alta" a possibilidade de um periodo mais fresco agora em Fev-Abr, mas um retorno ao calor a partir de Maio devido á NAO+/AO+ e ao pacifico que se manterá frio reforçando o anticiclone da California, ao invés do regime de NAO-/PDO+ que tende a dar primaveras instaveis e um Verão mais concentrado em Jul-Set.

3. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    É incrivel a recuperação dos indices de NAO/AO para valores positivos ao longo dos ultimos 10 a 15 dias....brutal:surprise:

Eu supunha que tal acontecesse num processo mais calmo e gradual até Abril/Maio...com os proximos meses a serem ainda instaveis no que toca aos indices...mas parece que, haja ou não ainda bastantes flutuações, estamos num rapido caminho de retorno á NAO/AO positivas!

A minha ideia inicial para o trimestre Fev-Abr, é de precipitações entre os 60-80% da média e temperaturas por volta dos -0.5 a -1º de anomalia...com bastante incidencia de cavados de N/NW, e um fluxo fresco de N/NW/NE, por vezes humido, intercalado por periodos secos e amenos de circulação de E/SE.

Tendo em conta que tudo se está a desenrolar bem mais rapido que o esperado, teremos de fazer ajustes.....dependendo de quanndo será o climax da situação la niña/PDO-.

Tudo aponta para uma La niña a perdurar até meados do Verão...sendo o climax agora no inicio da Primavera ( Mar-Abr), e o PDO- deverá manter-se estavel tambem durante os proximos tempos.....assim sendo este padrão AO+/NAO+ deverá fortalecer-se durante os proximos 4 meses...talvez tornado a Primavera um pouco mais seca e quente do que eu esperava, e o Verão ( Jun-Ago) um pouco menos quente do que a minha ideia inicial.

Em todo o caso tenho algumas esperanças de que este periodo AO+/NAO+ acabe por enfraquecer um pouco lá para meados de Fevereiro...algo que é normal pois não é costume os padrões de longo prazo mudarem num abrir e piscar de olhos.

Portanto...se este periodo for efemero...podemos dizer que o meu raciocinio inicial está correcto ( até porque eu referi que tais flutuações seriam de esperar)...se todo este padrão se intensificar e tornar-se coeso ( coisa que não acho muito provavel...o mais provavel é haver um pico e depois um colapso da AO+/NAO+...num processo oscilatorio antes de se atingir a estabilidade, que suponho ser por Abr-Mai), daqui a uns tempos postarei um take2 das previsões sasonais ( 6 a 8 meses):)

4. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Padrão melhor defenido para o medio a logo prazo...com uma grande area de anomalia positiva de geopotencial no pacifico e um grande cavado nos EUA....o anticiclone do pacifico norte empurra o vortice polar para SE em direcção ao Atlantico, e o cavado recolhe brutais quantidades de energia tropical do Pacifico e de parte da zona das caraibas..

Resultado...uma NAO+ mas com uma enormissima actividade depressionaria no Atlantico norte e uma crista forte a S dos Açores...
    Efeitos por cá...teremos tempo ameno e com a passagem de algumas perturbações frontais a norte e centro...até lá, teremos tempo anticiclonico entre dia 3 e meados da 2a semana do mês..

Talvez tal perturbação acabe por se deslocar mais para o leste do pacifico, lá para finais de fevereiro ou inicios de março, levando ao establecimento do tal padrão mais pujante de circulação de NW e instabilidade com origem em cavados para meados de março e até abril ou inicios de maio.

5. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Como é um meteorologista bastante citado nestes tópicos sazonais, fica aqui a notícia. Joe Bastardi após 32 anos de carreira abandona a Accuweather. Desconhecem-se para já as razões da saída e os seus projectos futuros.

6. irpsit

irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Entre Mortágua e Tondela
    Ontem eu registei uma pressão de 960 ao nível do mar aqui na Islândia.

Apesar de em Dezembro-Janeiro a pressão ter chegado a valores de 1030mb (devido ao AA da Gronelândia), desde final de Janeiro, que a pressão tem atingido frequentemente valores baixos. O comboio de depressões não tem parado, é um cenário fortemente NAO+

7. adoroaneve

adoroaneve
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    2 Dez 2010
    Local:
    Viseu - 485 metros
    normalmente quando e que começa aquela instabilidade de primavera / verao??
    alguem me pode dizer!! :) :)

8. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Vila Chã de Sá - Viseu(441m)//Coimbra
    Não sou certamente a pessoa mais acertada para responder, mas pelo que acho, costuma começar lá para final de Abril, inícios de Maio.

Mas há gente que conseguirá responder melhor e mais correctamente.;)

9. adoroaneve

adoroaneve
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    2 Dez 2010
    Local:
    Viseu - 485 metros
  10. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
  11. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Não gosto muito de mencionar previsões sazonais para o verão, tudo é muito complicado de prever. Uma cut -off na Madeira origina uma onda de calor, a mesma depressão uns 500 km a este e temos chuva e temperaturas amenas.
    Ainda por cima depois do falhanço generalizado nas previsões para o inverno. Mas cá ficam as previsões sazonais do ECMWF para o verão, diria que agradáveis, para quem como eu não suporta o calor, toda a Europa quente menos Portugal:

Maio/Junho

Julho/Agosto:

12. SocioMeteo

SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Fev 2010
    Local:
    Seixal
    espero que estes modelos e estas previsões se venham a concretizar tambem perfiro verões mais frescos....

13. Costa

Costa
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    14 Abr 2007
    Local:
    PT
    Incrível como alguém consegue olhar para os mapas de cima e ver uma previsão de "Verão fresco"

14. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Quem deseja um verão fresco será desiludido...

O padrão actual leva-me a querer que o periodo Maio-Agosto terá uma anomalia de +1.5º a +2.5º em relação a 71-00...acho que teremos uma anomalia positiva de geopotencial entre os Açores e a PI, com o AA bem forte e aqui pelo Atlantico E-NE.

15. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Só de memória, creio que o verão passado foi o inverso, com anomalia negativa no triângulo continente-Açores-Madeira e tal originou um verão tórrido.

Uma eventual anomalia positiva entre os Açores e a PI potencia, e muito, a possibilidade de nortada. Entradas de sul como tivemos umas 5 o ano passado, serão muito menos prováveis, a única hipótese de calor generalizado (não esquecer que vento de norte causa muito calor no Algarve) era com vento de leste, caso o AA se extendesse em crista para o golfo da Biscaia.

Partilhar esta Página