Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Setembro 2023

Younger Dryas

Nimbostratus
Registo
8 Nov 2019
Mensagens
957
Local
...
Talvez a 10 de Outubro a coisa mude...

jetstream.jpg
 


jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,825
Local
Lisboa e Alenquer
Este é um padrão que, nos últimos anos, se verifica no mês de outubro. A dorsal africana a subir em latitude e a abarcar a Península Ibérica com as depressões a oeste a bordejarem o anticiclone sobre o atlântico e a subirem para norte. Talvez seja - infelizmente - o nosso padrão futuro. Longe vai o tempo em que o Anticiclone dos Açores descia em latitude e deixava passar a corrente perturbada de oeste.
Mas no outubro do ano passado tivemos logo muitas chuvadas em Outubro, o calor não foi perto do que estamos a ter este ano....
 
Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
Mas no outubro do ano passado tivemos logo muitas chuvadas em Outubro, o calor não foi perto do que estamos a ter este ano....
Sim, o ano passado foi uma excessão, mas se analisarmos os outubros desde 2010 (e até antes) verificamos um padrão semelhante ao deste ano. Por exemplo, o outubro de 2011 foi tórrido, mais recentemente o de 2017, o de 2018, etc. Recordo-me da primeira quinzena do outubro de 2006 (se não me falha a memória) e de temperaturas muito acima dos 30 ºC. A título de curiosidade, na década de 1980, algures em 1988, 1987, aqui por Setúbal, tivemos no final de setembro a máxima a tocar nos 38 ºC.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Sim, o ano passado foi uma excessão, mas se analisarmos os outubros desde 2010 (e até antes) verificamos um padrão semelhante ao deste ano. Por exemplo, o outubro de 2011 foi tórrido, mais recentemente o de 2017, o de 2018, etc. Recordo-me da primeira quinzena do outubro de 2006 (se não me falha a memória) e de temperaturas muito acima dos 30 ºC. A título de curiosidade, na década de 1980, algures em 1988, 1987, aqui por Setúbal, tivemos no final de setembro a máxima a tocar nos 38 ºC.

Depois de ler o teu comentário fui dar uma vista de olhos às normais 1981/2010 e, em outubro de 1988 Setúbal foi aos +41,3°C, e Santarém aos +42,5°C!!! :surprise:
 
Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
Depois de ler o teu comentário fui dar uma vista de olhos às normais 1981/2010 e, em outubro de 1988 Setúbal foi aos +41,3°C, e Santarém aos +42,5°C!!! :surprise:
Obrigado por ires verificar. Tinha, de facto, memória de um setembro/outubro tórridos. Era miúdo, mas já me interessava por estas questões do clima. Tenho também memória de nesse mesmo ano de 88 andarmos de t-shirt a 2 de novembro.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,074
Local
Oeiras
Depois de ler o teu comentário fui dar uma vista de olhos às normais 1981/2010 e, em outubro de 1988 Setúbal foi aos +41,3°C, e Santarém aos +42,5°C!!! :surprise:
Fui ver Santarém no site do IPMA, na climatológica e nessa normal tem maxima de 35 graus. Será que estamos a falar de coisas diferentes?

Edit: E nessa normal Setúbal tem apenas 33.7 de máxima histórica.

Estas temperaturas ja estiveram mais longe de serem normais para início de outubro nestes dois locais nos tempos de hoje.
 
Última edição:

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Caros colegas, a culpa é minha, eu fiz zoom no telemóvel e o gráfico das normais ficou desconfigurado e em vez de ver que esses valores eram de setembro apareciam-ne em Outubro. As minhas desculpas.