Projecto Proclira

Tópico em 'Aprendizagem e Formação' iniciado por Prof BioGeo 18 Jan 2008 às 17:33.

1. Prof BioGeo

Prof BioGeo
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    19 Dez 2006
    Local:
    Moura, Alentejo
    Encontra-se disponível no site www.proclira.uevora.pt, na "Área Educação", uma série de módulos sobre os mais variados temas relacionados com meteorologia/climatologia. Por enquanto estão três módulos disponíveis: "Atmosfera"; "Radiação Solar e Terretsre"; "Circulação Geral da Atmosfera".
    Vale a pena consultar! Informação muito acessível e de qualidade.:thumbsup:

2. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (142m)
    Muito Muito BOM!:thumbsup::thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Collapse Signature Expand Signature
  3. jpmartins

jpmartins
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Out 2007
    Local:
    Vila Nova da Palhaça (Aveiro)
    5* :thumbsup:

4. mvbueno

mvbueno
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    2 Nov 2007
    Local:
    Maringá - PR - Brasil
    Todo projeto que incentiva a importância do clima e do ambiente é sempre bem-vindo! Ainda mais fornecendo esses materiais online de grande qualidade então... nem se fala!!

Muito bom o site!! Conhecendo mais, publique-os para nós ;)

5. Prof BioGeo

Prof BioGeo
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    19 Dez 2006
    Local:
    Moura, Alentejo
    Chamo mais uma vez a atenção para o site do projecto proclira: www.proclira.uevora.pt
    Além da disponibilização de dados on-line (nas escolas já equipadas com EMA's), há um espaço de aprendizagem com disponibilização de informação vária. Os constragimentos (entenda-se, falta de €€€€) têm atrasado a actualização do site, mas essa actualização vai ocorrer. Em Julho terei a minha formação, de acordo com o plano disponibilizado na página inicial.
    Boas observações!

6. Daniel Vilão

Daniel Vilão
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Mar 2007
    Local:
    Moscavide / Degracia
    Tem um fórum interessante, onde já me inscrevi.
    Bom site, obrigado pela sugestão. :)

7. Prof BioGeo

Prof BioGeo
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    19 Dez 2006
    Local:
    Moura, Alentejo
    Boa tarde!
    Terminei hoje a minha Formação em Meteorologia para Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário das Escolas Parceiras do Projecto Proclira. Foram 4 dias muito intensos, mas em que se aprendeu muito! Tive o prazer de ter um módulo da formação ("O Sistema Climático e o Clima") dado pelo Prof. Dr. João Corte-Real, da Universidade de Évora; outros módulos("Meteorologia sinóptica e interpretação de cartas meteorológicas") estiveram a cargo dos Meteorologistas Sérgio Ferreira e Luís Serrano (este último conhecido de todos pelas apresentações das previsões do tempo na RTP!). Houve, ainda, módulos sobre aspectos gerais da atmosfera terrestre, a cargo da Professora Célia Gouveia, da EST Setúbal.
    Enfim, foi uma formação extremamente enriquecedora, em especial para mim que me interesso muito por estes temas!
    O site do projecto www.proclira.uevora.pt disponibiliza já dados de observação em tempo real (EMA's das Escolas de Moura e Vila Franca).
    Continuação de um bom verão!

8. HotSpot

HotSpot
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Nov 2006
    Local:
    Moita, Setubal
    Já consegui "extrair" os primeiros dados da estação meteorológica instalada na Escola Secundária da Moita. Esta estação está a aproximadamente 2800 metros NO da minha.

Segundo os últimos dados disponíveis no Proclira, hoje às 12:10, fica uma comparação entre as duas estações.

PROCLIRA / METEOMOITA.COM
    28.4 °C / 31.6 ºC
    40 % / 37 %
    11 km/h / 13 km/h
    341 ° / 276 º
    0.0 mm / 0.0 mm
    1018.1 hPa / 1018.2 hPa

Nota: Corrigi os valores porque não reparei que eram 12:10 UTC

Prof Bio Geo: Sabe-me dizer qual é a marca e modelo das estações instaladas nas escolas?

9. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Aproveito também para endereçar algumas questões deste projecto que parece cada bastante interessante.

a) Há planos para colocar os dados online de outra forma, por exemplo em agregadores como o Wunderground ou Meteoclimatic ? Ou pelo menos haverá planos para os sites fornecerem um feed XML com os dados de todas as estações ? Já em outras ocasiões referi que há imensas estações e mesmo redes de estações em Portugal, desde oficiais, académicas, amadoras ou ligadas a sectores como o hidríco e a agricultura, e que é uma pena que todos estes dados não estejam integrados num sistema para melhor serem aproveitados dum ponto de vista global.

b) Apenas por curiosidade, qual é o envolvimento do IM no projecto ? (pergunto porque vi um endereço email do IM numa mensagem de erro)

Partilhar esta Página