Seca em imagens - Portugal 2009

Tópico em 'Portugal' iniciado por Flaviense21 27 Set 2009 às 17:23.

1. Flaviense21

Flaviense21
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Jan 2007
    Local:
    Oeiras /Chaves / Vilardevós - GZ
    Este ano as videiras estão a sofrer stress hídrico em lugares onde nunca aconteceu ...

Imagem que ilustra bem o que por aqui se passa! Tem de se vindimar senão não fica nada! As videiras estão a morrer!:(

Collapse Signature Expand Signature
  2. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Vila Chã de Sá - Viseu(441m)//Coimbra
    Por cá o cenário não é melhor:(, mas as vindimas este ano renderam mais:lol:, mas as vindimas também tiveram de ser feitas antes, devido à seca , mas também porque o meu avô, sempre a par das previsões do tempo:uau:, teve medo da instabilidade desta semana, e acabou por fazer as vindimas ontem de manhã, com medo que chovesse de tarde...:lmao:

3. nimboestrato

nimboestrato
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Jan 2008
    Local:
    Pedras Rubras-Aeroporto
    Era uma vez um País em que chovia. E às vezes até chovia muito.

[​IMG][/URL][/IMG]

Depois apareceu o lobo mau e começou a roubar toda a chuva destinada
    a esse País. A chuva vinha e o Lobo Mau roubava.A chuva insistia.
    E o lobo Mau voltava a roubar.
    E esse País começou a ficar seco, seco, seco...

[​IMG][/URL][/IMG]

P.s : O Lobo Mau é o nosso inenarrável Anticiclone dos Açores
    e desconhece-se ainda como terminará esta História...

4. Fil

Fil
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança
    Pois é, este ano a seca meteorológica é quase tão forte como a de 2005. Mas para as plantas este ano parece estar a ser mais problemático, pela falta de chuva, mas também porque desde meados de Fevereiro temos tido dias de sol quase contínuos, insolação bem acima da média, humidades médias muito baixas e temperaturas geralmente acima da média. Por aqui a seca nota-se principalmente nas áreas de carvalho.

Quase parece que é apenas o outono a chegar, mas as folhas destas árvores só começam a mudar de cor em Novembro, e não é para este castanho "seco":

Nesta zona algumas árvores já perderam as folhas

5. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Pelo que vejo aparentemente os carvalhos estão é doentes. Aqui há tempos houve referência a uma doença que estava a afectar também os carvalhos na zona de trás os Montes - se não estou em erro poderia ser a doença do nemátodo que tinha começado a afectar o carvalhal. Mas não tenho a certeza....

O que me parece é muito estranho esse padrão de folhagem; muitas das árvores apresentam folhagem normal e outra folhagem que parece ser de ramos mortos. Normalmente associado à secura há um padrão mais uniforme, folhagem menos vivaça mas não seca em parte da árvore.

O carvalho chega a ser uma árvore extremamente resistente, na ordem da várias centenas de anos, também por isso seria estranho uma espécie destas ressentir-se assim da falta de água - não estamos a falar de uma seca histórica...

Agora quanto à seca: ela está aí! Esperemos pela chuva...:rain:

6. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Curiosamente, apesar dessa videira em lamentável estado do primeiro post, foi notícia há dias que a uva deste ano era em termos gerais nacionais de invulgar qualidade e que o sector do vinho está com confiança de poder ter entre mãos uma das melhores colheitas dos últimos 30 anos, talvez rivalizando com a campanha de 1980.

7. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Ainda não sei se o meu vinho será bom - o verão inicialmente fresco e húmido e o final já quente e seco não são muito habituais na zona dos vinhos verdes, e por isso não tenho ainda a percepção da qualidade dele. No entanto parece que irá ter açúcar em maior quantidade que outros anos. E em relação à quantidade será maior sem dúvida - pelo menos na minha vinha.

Não tenho propriamente fotografias a mostrar efeitos da seca - a não ser que postasse imagens dos incêndios que tem andado por cá...:disgust: Mas isso é dar mais publicidade aos pirómanos:disgust:

8. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Eu penso que se entrarmos na 2ª quinzena de Outubro (e parece que a situação não se vai manter) com este cenário de bloqueio anticiclónico aí sim será caso para precaução. É normal alguns verões entrarem pelo Outono a dentro como nós todos bem sabemos. :(

Só um aparte para o FIL... se essas fotos forem a paisagem que vês da janela da tua casa nem sabes a inveja que eu tenho de ti... não é fácil encontrar castanheiros, carvalhos ou nogueiras em semente ou enxertados à venda cá nos Algarves para plantares no jardim... :hehe:

9. Dan

Dan
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (675m)
    Não são só os carvalhos que apresentam este aspecto, quase todas as outras espécies caducifólias estão assim com estas aqui em frente a minha casa. Mesmo os aceres aqui da rua, que são regados todas as semanas, já apresentam muitas folhas castanhas.

Outro aspecto também bastante preocupante e o facto do o rio Maçãs ter secado no mês passado. O rio Sabor também não está muito melhor.

Partilhar esta Página