Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - 26/29 Setembro 2008



ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Precipitação em Tavira: 74 mm no Sábado e 63 mm no Domingo (Fonte: http://www.tavira.cienciaviva.pt/Meteo/)

Parece que esta tarde vai ser novamente bastante complicada no Algarve ...

Achas que sim? Qual a origem? a célula que se está a formar sobre o sul de Espanha ou aquela mancha grande que está a crescer ao Sul do Algarve?? Está um bocado longe e não parece deslocar-se para aqui? Podes confirmar-me isso?
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Já começaram a desenvolver-se novas linhas de instabilidade procedentes de sueste e que vão afectar o Algarve e o Alentejo esta tarde:

E embora por aqui por Coimbra não se espere nada, é de salientar que nos últimos minutos surgiram diversas nuvens com razoável desenvolvimento vertical a E e SE!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Precipitação em Tavira: 74 mm no Sábado e 63 mm no Domingo (Fonte: http://www.tavira.cienciaviva.pt/Meteo/

Outras estações amadoras do Algarve:

Almancil, ALGARVE
Sábado: 1.8mm
Domingo: 24.9mm
Segunda: 48.5mm


Albufeira, Algarve * nota
Sábado: 5.6mm
Domingo: 52.8mm
Segunda: 54.1mm

Aeroporto de Faro segundo as Metars terá acumulado 65mm só hoje.

* Esta estação reporta mal a precipitação mas tudo indica que é apenas um problema da casa decimal.
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Boas Pessoal!

A Esmeraldina ainda está viva, como o Gerofil disse, estão se a formar novas células.

Esta madrugada fez muitas trovoadas por aqui, depois veio a chuva, a Estação do Turismo aqui em Faro detectou hoje 36.6mm de perceipitação.
Digamos que se tevo um bom mes de Setembro com 104mm de Percipitação.

O vento soprou muito forte, chegou até aos 70 Km/H.

Por agora está o Céu Parcialmente Nublado, 22.6º, o vento sopra de Sul a 11 Km/H.

Hoje já não se poderá chover, pelo site do Sat24 vemos que estão a vir umas nuvens para aqui, mas não sei, parece que elas ao chegarem aqui se dissipam.

Veremos como será as próximas horas.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

durante a noite e madrugada passadas, choveu por aqui:rain::rain:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Lamento mas já acabou mesmo ... essa mancha é a depressão, apesar das nuvens a Sueste parecer que vem para aqui vão dissipar ainda antes de chegar aqui .....
É mesmo o fim desta depressão !!!
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Boas tardes..por aqui sempre a mesma calmaria..Céu praticamente limpo..apenas uns quantos Cumulus la para o Horizonte..a temperatura a rondar os 25ºC.
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Aqui a pressão caiu repentinamente....:shocking:, caiu de 1017,0mb/hPa para 1015,9mb/hPa, o que, se continuar assim (desde as 10:00 que está a descer), me leva a pensar que a Esmeraldina me vai fazer uma visitinha:w00t:.
 

Gato Preto

Cumulus
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
142
Local
Sta. Marta Pinhal, Corroios, Seixal
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - 26/29 Setembro

Aqui estão 3 fotos da trovoada em formação no dia 27-9-2008 entre Setúbal e Cabo Espichel.

Foram tiradas na praia da Rainha com um telemóvel mas acho que não ficaram muito más.

As restantes (19 ao todo) poderão ser visualizadas em:
http://gatopreto1973.spaces.live.com/photos/cns!F463147E6037E905!192

y1p2tO5EcM_TGoPlmGJOT8Zz2pSWvrTrZM-ERVxERB3aj71kYdPCU2WGL0Z_msiFsOb


y1pixPnKqHuhxynSBN8GTskC1LPIHaGiKtOVxh_ZWk_rOb9XovMCLx5jOLzgyXk_1mj


y1pn5_ywGJLH40ok-BhOIgrFeQSPRxjBQsYAm4pzjDpqc65FXxbzKOLLrFtZ-SDiZIm
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - 26/29 Setembro

Bem Pessoal para mim isto em Faro já acabou tudo.

Agora iremos fucar atentos a novas depresões.

No entanto faço a minha Analise.

A Esmeraldina deu muita percipitação por todo Algarve e algumas Regiões do Centro, foi pena ter começado a entrar em ação na madrugada de domingo aqui por Faro.
Muita Chuva, muita trovoada, no total choveu por volta de 90mm.

Para terminar, Aqui por Faro estão 23º, o vento sopra de Sul a 6.4 Km/H.
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - 26/29 Setembro

Aqui só de tarde é que começou a aparecer alguma nebolusidade mais significativa, mas por agora tenho apenas algumas nuvens de altura média, ao contrário das zonas mais a norte (Covilhã, Gardunha,...) que existe algumas nuvens mais espessas.

Agora sigo com:
T: 24,8ºC
HR: 40%
P: 1015,3mb/hPa (continua a descer)