Seg.Especial Mau Tempo: chuva,vento e trovoada, 30 Set- 2 Out 2007

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Atenção às próximas horas nas regiões do Sudoeste:

1472373118_7dced5cb7a_o.jpg
 


GFVB

Cumulus
Registo
2 Out 2007
Mensagens
126
Local
Lisboa Ocidental
Posso dizer que apesar de morar na Costa da Caparica, trabalho entre Sintra e Estoril. Aqui as coisas não estão muito feias. De manhã caíram uns pingos e até agora há nuvens no céu mas com muito boas abertas.

Desculpem a minha ignorância, mas como disse na apresentação não percebo quase nada de meteorologia. Estou aqui para dar os meus "testemunhos visuais" e para aprender.

Um abraço a todos:)
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
recebi um email a dizer k estava a chover torrencialmente em almada por volta das 14.30.
por aqui continua mt nublado, mas teima em não cair nada:angry:
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
Posso dizer que apesar de morar na Costa da Caparica, trabalho entre Sintra e Estoril. Aqui as coisas não estão muito feias. De manhã caíram uns pingos e até agora há nuvens no céu mas com muito boas abertas.

Desculpem a minha ignorância, mas como disse na apresentação não percebo quase nada de meteorologia. Estou aqui para dar os meus "testemunhos visuais" e para aprender.

Um abraço a todos:)

não te preocupes;), que quando aqui cheguei aconteceu me a mesma coisa, com o passar do tempo vais percebendo mais ou menos como isto funciona, eu as vezes tb nao percebo ainda mt bem:lmao::lmao:
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
Chuva intensa provoca cheias no Algarve

Cabanas de Tavira, Montegordo, Olhão e Manta Rota foram as localidades mais afectadas

A chuva intensa registada esta manhã no Algarve, aliado à preia-mar, provocaram cheias em Cabanas de Tavira, Montegordo, Olhão e Manta Rota, adiantou à Lusa fonte do Comando Distrital de Operação de Socorros (CDOS) de Faro.

O CDOS receia que durante a tarde surjam mais inundações na região do Algarve, que está sob aviso Laranja, o terceiro de uma escala de quatro, na sequência de previsões que apontam para aguaceiros fortes, acompanhados de trovoadas.

«Com a maré-cheia de novo cerca das 16:00 é natural que surjam inundações noutros locais», disse à Lusa o comandante do CDOS, Vaz Pinto, referindo que cerca das 13:30 a maior precipitação na região algarvia era registada na zona de Monchique e Silves.

As inundações em Cabanas de Tavira obrigaram os bombeiros a evacuar alunos de escolas primárias por precaução e alguns idosos também foram levados para o centro de saúde da localidade com meio de prevenção.

A chuva intensa obrigou ainda ao corte de algumas estradas, provocou danos em estabelecimentos do comércio local e a força das águas entrou mesmo nalgumas casas, adiantou fonte dos bombeiros.

O CDOS registou também pequenas inundações pontuais em Olhão e Manta Rota, que coincidiram com a maré-cheia.

A mesma fonte do CDOS adiantou à Lusa que se trata de uma situação recorrente quando há chuva intensa, que ficou normalizada ao final da manhã.

Apesar dos casos mais preocupantes, Cabanas de Tavira e Montegordo, terem estabilizado ao final da manhã, o Instituto de Meteorologia prevê aguaceiros fortes durante a tarde, principalmente no Sotavento algarvio.

De acordo com a previsão do Instituto de Meteorologia, o território de Portugal Continental está a sofrer a influência da passagem de uma superfície frontal que irá provocar forte instabilidade nos distritos de Faro, Setúbal, Évora e Beja, tendo emitido Aviso Laranja para esses distritos, excepto de Setúbal.

A situação de instabilidade, devido à localização a Oeste do território de uma depressão, deve manter-se até quarta-feira e a protecção Civil aconselha à limpeza das sarjetas, algerozes, caleiras e respectivos sistemas de escoamento e ao fecho de portas e janelas.

Portugal Diário
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Esta foto foi tirada às 15:18 (Sentido Cais do Sodré - Seixal)

Posso dizer que esta celula formou-se do quase nada em apenas 15 minutos :eek:

image00123zx4.jpg


Pode-se ver a arrábida ao fundo, direita da célula.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Isso é que é preocupante. Uma coisa pequenina que aparece do nada e está a largar mmmuuuiiittta água e tb já umas 3 trovoadas.

Pena a maior precipitação nao estar a passar por nenhuma estação amadora.

Mas a olhometro digo que ja cairam entre 5 a 10 mm.

Hotspot, estas fotos são meio tuas :D

Se não fosses tu tinha perdido isto, pois estava virado para Oeste e não me tinha apercebido de nada. Do lado leste (Lisboa), vindas de sul e a ir para norte, era este o cenário ...

foto01.jpg


foto02.jpg


foto03.jpg


foto04.jpg


foto00.jpg


foto05.jpg


foto06.jpg
 

GFVB

Cumulus
Registo
2 Out 2007
Mensagens
126
Local
Lisboa Ocidental
não te preocupes;), que quando aqui cheguei aconteceu me a mesma coisa, com o passar do tempo vais percebendo mais ou menos como isto funciona, eu as vezes tb nao percebo ainda mt bem:lmao::lmao:

Obrigado pelas palavras mocha. Espero realmente ficar a perceber um pouco mais daquilo que simplesmente vejo pela janela ;)

Isso em Almada estar a chover torrencialmente é complicado! Moro aí perto e tenho de regressar de transportes para casa!!! Estou a ver que vai ser uma aventura com o mau tempo hoje :rain: ... Principalmente no barco!:(

EDIT: Falei para um amigo meu que está na costa e diz que de momento está sol, ainda não choveu hoje, mas jé se ouviu trovoada e não muito longe!
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Boas!
Engraçado como chove em sítios tão localizados, é típico do regime de aguaceiros, não?
Entre as 13 e as 14 estive em Sintra e tudo sequinho tal como toda a manhã em Caxias. Ás 14:30 fui a Linda-a-Velha e estava tudo ensopado, devia ter chovido bem há pouco tempo. Entretanto fui ouvindo na rádio que já havia pequenas inundações em Lisboa e na margem sul. Voltei a Caxias e por aqui céu limpo, pouco vento e as nuvens que se avistam são só para o lado de Lisboa, para o outro lado céu completamente limpo. Dá para ir á praia em Carcavelos...:) As nuvens para o lado de Lisboa são nuvens bonitas ou seja teêm aspecto de conter muita aguinha. A tempº em Caxias ronda os 23º.
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Belas fotos!
Ao GFVB: não te preocupes que não és o único não-entendido a participar neste fórum. Tens aqui pelo menos mais um companheiro. O simples facto de mostrar interesse pelo assunto é o mais importante, penso eu...
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
Obrigado pelas palavras mocha. Espero realmente ficar a perceber um pouco mais daquilo que simplesmente vejo pela janela ;)

Isso em Almada estar a chover torrencialmente é complicado! Moro aí perto e tenho de regressar de transportes para casa!!! Estou a ver que vai ser uma aventura com o mau tempo hoje :rain: ... Principalmente no barco!:(

EDIT: Falei para um amigo meu que está na costa e diz que de momento está sol, ainda não choveu hoje, mas jé se ouviu trovoada e não muito longe!

a Agencia Abreu de Almada inundou:eek: