Bons dias
.
Grandes discrepâncias entre o GFS e ECMWF a partir da próxima 4ª/5ª feira feira. O ECMWF coloca uma depressão vigorosa a oeste da Irlanda, com muita influência no estado do tempo por cá, devido ao cavado ou restos de superfícies frontais associadas. As descidas de temperatura seriam bastante significativas. Parece-me um cenário demasiado instável para o período do ano em que estamos.
Por seu lado, o GFS é o oposto. Volta a colocar o AA a estender-se em crista pela P.I. e França, com a dorsal Africana bem perto de nós, onde as temperaturas iriam novamente subir para valores consideráveis (não tanto como esta semana), principalmente a partir de Sábado.
Em que ficamos?
O GFS é o modelo que tem apresentado maior consistencia, desde há varios dias e inclusivé nas runs das 06z e 18z...o que parece significar que é o modelo a seguir para já.
Novidades...
-Aumento da actividade tropical bastante acentuado a partir de Domingo, com a chegada de 4 Ondas tropicais bem desenvolvidas ao Atlantico Tropical.
Dado isto teremos um acrecentar de factores desestabilizantes, já que a evolução dos sistemas tropicais é complexa e incerta tal como o seu comportamento ao serem absorvidos na circulação extratropical.
A meu ver teremos um ou dois sistemas tropicais intensos a formar-se para a semana...os efeitos imediatos serão o fortalecimento do cinturão subtropical no Atlantico e na Africa..sendo que se prevê consensualmente que esses sistemas serão arrastados para NW, é de esperar um aumento da actividade extratropical no Atlantico central e ocidental no médio a longo prazo.
Acho povavel o cenario de tempo estavel do GFS, já que este modela um cavdo forte mais na região entre a Bermuda e a Gronelandia, o que manterá o AA a leste.
No entanto, é provavel a formação de perturbações em altitude quase estacionarias nos Açores á medida que as depressões Atlanticas se deslocam para E.
Mas por motivos que já expliquei, não acredito que a dorsal se rompa...acho mais plausivel a entrada de algumas ondulações do jet pela nossa latitude com o ocasional agravar do estado do tempo ( convecção)..mas manutenção do tempo de verão.
Só lá mais para finais de Setembro é que poderemos ver a dorsal Atlantica a quebrar..favorecendo um periodo mais instavel com o calor a ser intercalado por trovoadas ou periodos de fluxo de NW.
Situação de convecção nas proximas 24-30h :
Durante as proximas horas esperamos o iniciar de um periodo instavel, á medida que uma ULL se aproxima do Algarve e cruza o Alentejo no sentido SW-NE.
A partir das 16/18h é provavel que começemos a ter desenvolvimentos na zona sul, Serra Algarvia e Alentejo.
Durante a Noite a actividade podereá intensificar-se, nomeadamente entre as 22h e as 04h, extendendo-se a todo o sul.
Amanhã pelo final da manhã e durante a tarde a região mais instavel afectará o interior, nomeadamente da região centro entre o Alto Douro e a região do vale do Tejo interior.
Permanece a possibilidade de granizo isolado, rajadas de vento ocasionalmente mais intensas e precipitação localmente excessiva.