Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2014

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,171
Local
Belas
-1ºC de minima na Amadora dia 30 e 31 de Dezembro???????? O QUE :shocking:

Penhas Douradas com -8ºC negativos???? :shocking:

Afinal o IPMA já mudou tudo? Acho que está algo errado porque os modelos não preveem isso!
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,171
Local
Belas
Afinal já não preveem chuva para dia 28, a depressão que vai afetar a Europa toda afasta-se do território ainda mais graças ao AA mas em Janeiro o cenário já muda, daí já preverem chuva para o inicio do ano, onde a pressão desce aos 1011 hPa!

Temperaturas máximas descem ligeiramente dos 13-14-15ºC para os 10-11-12ºC em Lisboa.
As minimas de acordo com o IPMA devem chegar aos 0ºC.
Por outros sites as minimas variam entre 5-9ºC
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
E pronto, a depressão, o frio e a chuva deram lugar ao anticiclone sobre nós
qd0FN6z.gif
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,171
Local
Belas
Vamos ter calma, a chuva, neve e frio virão, no seu tempo.... se não vier agora dia 28 dez, virá logo no início de janeiro.... o AA vai ceder, podem ter a certeza!
Estão demasiados ansiosos por chuva, credo! Já tiveram desde Setembro chuva quase sem parar, por mim ficava 2 meses sem chuva não me importava nada.
 

carlitinhos

Cumulus
Registo
13 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Fundão (540m)
Bom Natal para todos

pelas ultimas run's o AA renovou o contrato de arrendamento com o nosso cantinho e por ai vai ficar, Janeiro será possivelmente um repetição de Dezembro.
De todos os Invernos que me lembro pela minha zona, episódios dignos de neve chegaram essencialmente na primeira quinzena de Janeiro,
aguardemos.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia,

Eu apenas não percebo o ar de surpresa de alguns com a persistência do AA por estas bandas que na run do GFS e ECM saíram bem reforçados. Já se haviam mencionado anteriormente que a média do ensemble para meados de Janeiro era na ordem dos 1020 ou 1025 Hpa, sendo que o ECM andava perdido como sempre acima das 168h, e com saidas completamente fora da sua média, e do mesmo que já havia mencionado que a tendência para este mês era que o AA esteja na posição onde está (ver mapa do CFS v2 em posts anteriores).
Por isso qual a surpresa de Janeiro poder vir a ser seco, sobretudo na sua primeira metade ..... e se vier a ser seco não haverá problema nenhum.

Aproveitem o tempo que está ;)
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,636
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Boas,
Para mim não é surpresa nenhuma o AA continuar, depois de Setembro, Outubro, Novembro e até o verão terem registado precipitação significativa( tirando algumas excepções claro) já seria de esperar pelo menos 1 ou 2 meses secos, provavelmente Janeiro também o será, e se o inverno for seco acredito que tenhamos uma primavera depois chuvosa.
Não desesperem porque este sol de inverno também sabe bem!:)
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
E os principais modelos, bem com a previsão do ipma insistem no cenário de temperaturas baixas, sobretudo as mínimas que poderão ser negativas ou próximo disso um pouco por todo o norte. Ainda falta alguns dias, mas sinceramente não estou a ver o cenário a mudar muito. Teremos possibilidade de chuva na sexta e no sábado no norte. Depois disso anticiclone um pouco por toda a Europa, que trará na sua circulação ar frio polar. A confirmar-se será a primeira entrada fria a séria com temperaturas muito baixas em especial na Europa Central e do Leste. Situação a acompanhar. Este tempo assim espero que seja para ficar até meados de Janeiro. Há-de quebrar o anticiclone. Mas numa coisa tenho de concordar regra geral os anos terminados em 5 não costumam ser chuvosos. Mas cada ano é um ano. Veremos como corre o inverno, mas não estou a espera que seja muito seco tipo 2012 ou 2005. Situação a acompanhar.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,171
Local
Belas
Continuo sem perceber a situação das temperaturas minimas para o final do ano, uns sites dão temps. negativas para Lisboa, outros dão apenas 5ºC e pelos modelos do GFS da Temperatura também não vejo esse cenário. Mas se realmente ficarem 0ºC durante a passagem de ano muita gente vai-se ver aflita com o frio e para ir para casa! Os Lisboetas mal estão habituados a 10ºC quanto mais a 0ºC...

Só para não falar da entrada de frio na Europa quase toda e Portugal escapa! -24ºC nos Alpes!!

CAxZ2rx.png

8TskGLS.png


Portugal escapa à grande e à francesa da chuva e do frio. Obrigado AA!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego