Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2012

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Mário Barros 1 Mar 2012 às 00:04.

1. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Regras deste tópico:

->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
    ->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões

Aviso MeteoPT

As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
    Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.

2. Zapiao

Zapiao
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Set 2006
    Local:
    Coimbra - 135m alt.
    Pelas imagens do radar o sul nao se pode queixar hoje:thumbsup:

Collapse Signature Expand Signature
  3. Maria Papoila

Maria Papoila
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Set 2011
    Local:
    Ericeira + Lisboa (Marquês de Pombal)
    Boa tarde,

Venham de lá as imagens pois por aqui não se notou nada. A bem dizer neste momento encontro-me em Lisboa e pareceu-me ouvir trovoada às 7h41m da manhã mas .... mais nada! Ainda não sei como esteve S. Lourenço - Ericeira - mas logo apurarei.

4. Zapiao

Zapiao
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Set 2006
    Local:
    Coimbra - 135m alt.
  5. Maria Papoila

Maria Papoila
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Set 2011
    Local:
  6. MarioCabral

MarioCabral
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jan 2010
    Local:
    Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
    Mudou o mês e os modelos continuam a debitar informações...

Para amanhã o ECMWF prevê aguaceiros fracos, não serão à partida melhor que hoje...O GFS não vê muito diferente, mesmo assim, tal como hoje o sul estará em melhores condições de acumular um pouco mais...

Maior interesse em termos de acumulação será de se esperar na madrugada de sábado para domingo a norte, nomeadamente o NW, uma situação tipica desta região que normalmente esta sujeita a apanhar de raspão algumas depressões...
    Mesmo assim segundo o europeu nada mais de 10mm...

O GFS está bem mais generosos...madrugada de sexta para sábado e tarde de domingo com acumulações razoáveis no NW...perto dos 20mm em dois dias...
    Exceptuando a norte continuará tudo idêntico ao que já vem sendo habitual...

7. beachboy30

beachboy30
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    29 Mai 2008
    Local:
    Aroeira
    Realmente é de aproveitar estes "pingos" de chuva já que o AA vai voltar em força aos poucos, principalmente a partir do meio da próxima semana... O final da semana parece mesmo prometer já temperaturas acima dos 20ºC em grande parte do território continental... Mas ainda falta algum tempo, é aguardar... Mas para já a tendência parece ser esta...

Realmente é dos Invernos mais secos que me lembro... O próprio "Jedi Master" Anthímio de Azevedo na TVI, há uns dias, dizia também que não se recordava de um Inverno tão seco quanto este... Eu lembro-me que 2005 foi seco mas...

8. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Quer ter animação no Algarve e o resto do sul do país entre as 120 horas e as 216 horas então exerça o seu direito de voto meteorológico e vote GFS !!

GFS, porque contamos sempre animar a malta ...

Vote já !!

PS: Eu por mim não mexia nem mais um palito nesta saída do GFS, que diga-se de passagem começa a andar com várias saídas consecutivas a dar uma cut-off mesmo a sul do Algarve, mas que depende fortemente daquela bolsa de ar frio vinda de Norte !!

:pray::pray::pray::pray::pray::pray::pray::pray: :pray::pray::pray::pray::pray:

9. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Mas para variar é o único a ver tal cenário perfeito para aqui .....

Teria que haver uma conjectura perfeita para tal acontecer !!

10. Maria Papoila

Maria Papoila
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Set 2011
    Local:
    Aurélio,
    Não desespere. Tenha fé! Além disso vendem na farmácia umas pastilhas de Valeriana que parece terem efeitos muito positivos .... :rolleyes:
    :lol:

Desculpe o off-topic mas a chuva lisboeta dispos-me bem. (É só a brincar ok? ;))

11. Maria Papoila

Maria Papoila
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Set 2011
    Local:

Também recomendo uma noveda porque só assim os bonequinhos a rezar não chega .... :D

12. xes

xes
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    27 Ago 2011
    Local:
    Louredo - SMF
    Os modelos estao bastante diferentes, mas para mal de alguns espero que ganhe o ECMWF, ao menos mete frio na europa central e vou estar umas semanas na suiça dava jeito ;)

13. MarioCabral

MarioCabral
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jan 2010
    Local:
    É verdade...esta saída das 6h do GFS exacerba o que já tinha aparecido em outras runs...mas não com tanta expressão...cut-off com origem do centro europeu que depois se instalaria a sul do Algarve...
    A mesma cautela que foi pedida há algum tempo deve também existir agora, afinal o GFS que ainda há dias foi criticado está agora a ser-lhe dado crédito...
    Se este cenário acontecer vai render bastante precipitação principalmente a sul...
    A mim parece-me possível, mas não com tantos dias de permanência...penso que a cut-off vai perder força mais rapidamente que o previsto pelo modelo...

O ECMWF dá outro cenário possível, o AA encosta mais a nós e a cut-off foge para Marrocos, seria um cenário mais complicado...principalmente pela subida da temperatura...

Até lá temos este fim de semana com alguma precipitação a norte e centro...

14. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    40 mm na run das 6 do GFS e no 1º painel ai que excelente. Olho para o modelo mais credível e não vejo. Logo, aguardar pela saída do ECM e ver se segue ou fica na dele, se ficar na dele ganha o ECM. Não acredito no cenário do GFS.

15. MarioCabral

MarioCabral
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jan 2010
    Local:
    A saída das 12h desfez a anterior...não que tenha "apagado" aquilo que viu...mas modelou a cut-off para SE do Algarve o que acabaria com estragar com a precipitação por completo...
    Fraqueza do modelo?não creio...apenas modelou a cut-off noutra direcção, não muito longe...mas a influencia aqui seria muita certamente...
    Sendo um modelo com 4 actualizações diárias é propicio a isso...

Partilhar esta Página