Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2023

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,715
Local
Açores
Alguém sabe onde é possível encontrar os extremos Tmax por ilha dos Açores?

Com climatologia antiga, 'normais' ou 'anuários' (a página é a mesma) -> http://www.climaat.angra.uac.pt/

Só o IPMA tem essa informação, tendo em conta que alguns recordes individuais já devem ter sido batidos.
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,478
Local
Olhão (24 m)
Este será o novo normal??


Ver anexo 6391
Com estas temperaturas não seria lógico, algumas ilhas terem aviso amarelo para o calor, já que é a partir dos 29°C? Nunca vi nenhum aviso para o calor para os Açores.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,715
Local
Açores
Com estas temperaturas não seria lógico, algumas ilhas terem aviso amarelo para o calor, já que é a partir dos 29°C? Nunca vi nenhum aviso para o calor para os Açores.

Nem vais ver :D

É 28º.

Ilhas pequenas, poucas estações e por vezes as observações abrangidas pelos avisos por vezes restringem-se a uma ilha num dado grupo (Flores vs Corvo nos últimos dias). Na dúvida, não se abre um precedente.
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,099
Local
Horta, Matriz, (90m)

Alguém sabe onde é possível encontrar os extremos Tmax por ilha dos Açores?

Há uns anos, fiz essa questão ao pessoal do IPMA regional e se a memória não me falha, disseram-me que a temperatura max teriam que se manter durante um certo número de horas para que fossem emitido avisos…
Mas sinceramente não fiquei nada convencido.

Na minha opinião, seria necessário rever essas regras e adicionar o fator humidade.

O que, julgo eu, é completamente ignorado…


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,715
Local
Açores
D5rceGb.png


IFS:

Frente fraca a moderada; Cisalhamento e o CAPE são baixos; Relevantes intrusões de ar seco.

Ainda assim, o risco de dilúvios locais seria GIGANTESCO. AP a dado ponto chega aos 63mms(!!!) no GOr.

GFS:

AP semelhante; A frente é muito mais estreita.

---

Há que esperar por mais consenso.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,715
Local
Açores
D5rceGb.png


IFS:

Frente fraca a moderada; Cisalhamento e o CAPE são baixos; Relevantes intrusões de ar seco.

Ainda assim, o risco de dilúvios locais seria GIGANTESCO. AP a dado ponto chega aos 63mms(!!!) no GOr.

GFS:

AP semelhante; A frente é muito mais estreita.

---

Há que esperar por mais consenso.

ecmwf_26_123uxv8.png

ecmwf_26_99kfk6.png


Estreitou, à GFS. A redução ligeira da AP também ajuda.

À exceção do que acima escrevi, mantenho o resto da publicação inicial. Há condições favoráveis à ocorrência de conveção passível de gerar acumulados significativos em pouco tempo.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,715
Local
Açores
ecmwf_26_99kfk6.png


Estreitou, à GFS. A redução ligeira da AP também ajuda.

À exceção do que acima escrevi, mantenho o resto da publicação inicial. Há condições favoráveis à ocorrência de conveção passível de gerar acumulados significativos em pouco tempo.

Os cortes continuam. A este ritmo pouco vai sobrar :D

De qualquer das formas, uma água precipitável a rondar os 50mms é sempre uma potencial chatice.

ecmwf_26_72flt8.png