Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2023



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,491
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
hoje acordei pelas 3h com dois estrondos enormes e uma boa chuvada em ponta delgada!

Como se pode ver no filme do radar, têm passado principalmente a sul do Grupo Oriental células de grande desenvolvimento vertical. Em São Miguel algumas células de menores dimensões, mesmo assim com desenvolvimento vertical e provável actividade eléctrica. Duas delas passaram de raspão a sul de Ponta Delgada, precisamente por volta dessa hora.

4xudG9i.png



Últimas 30 horas
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa tarde,

hoje acordei pelas 3h com dois estrondos enormes e uma boa chuvada em ponta delgada! Neste momento, tempo está com abertas pela zona da Lagoa.


Boa tarde!

Reporto o mesmo acontecimento. Pelas 03h, encontrava-me de serviço pela zona dos Arrifes quando ouvi um trovão estrondoso, como nunca tinha ouvido, acompanhado, posteriormente, de chuva forte! O chão até estremeceu e a luz foi abaixo por segundos. Seguiram-se umas descargas elétricas menos potentes. Muitas pessoas comentaram essa descarga elétrica durante o dia de hoje.

O dia foi marcado por boas abertas. Neste momento, sigo com vento forte com rajadas.




Furnas teve o maior acumulado desta série de células: 38,8mm. As estações de Ponta Delgada desde ontem às 18h até hoje às 5h não apresentaram registo nos mapas IPMA, mas a EMA de Nordela mostra um acumulado hoje de 19,4mm.

No Grupo Central, apesar de não existirem avisos em vigor durante a madrugada de hoje, registaram-se acumulados significativos numa hora:
- 24,2 mm na Estação do Aeroporto do Pico às 06h AZOT
- 15,1 mm na Estação da Ribeira das Nove (Terceira) às 06h AZOT
- 10,9 mm na Estação do Obs. José Agostinho (Angra do Heroísmo) às 06h AZOT
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,491
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Radar de ontem e hoje: sucessivas linhas de instabilidade em que as últimas se dissipam sem afectar as ilhas com impacto significativo.
Estando dentro do período de Aviso Amarelo, é provável que esta nova linha traga precipitação de acordo com o previsto.
Parece dirigir-se para o Grupo Central mas a deriva para a direita aproxima-a de Santa Maria, zona da qual o radar já não mostra toda a extensão vertical dos ecos por estar no limite do alcance.




Santa Maria assinalada:

t3Alm9a.png
 
Última edição:

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,041
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boas pessoal ...

Tenho de assinalar que até acordei com o que se passou por aqui ...

Por volta das 06:00 uma chuva e um vento que parecia que iam levar tudo consigo ...

Tempo tempestuoso por aqui durante alguns minutos ...

Agora tudo mais calmo mas deu para assustar ...

Parecia literalmente que ia tudo pelos ares ...

Estes sucessivos eventos tem tido isto ...

Períodos por vezes extremos e violentos no que ao tempo diz respeito ...

Já estamos habituados a mau tempo mas não me recordo de sentir estas situações assim tão violentas ...


Parecia o ciclone Tânia por momentos ...

Não sei se não foi um Downburst mas não tenho dados para certificar me do que foi em concreto ...

Mas que por momentos pensei que ia ficar sem vidros isso pensei ...
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,041
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boas pessoal ...

Bem ... por aqui confirma-se a tal tendência das madrugadas aterradoras e dos dias quentes e até solarengos ...

Algum vento ainda persiste mas nada comparado com as 6 horas ...

A temperatura também subiu e sente-se aquele desconforto térmico relativamente aflitivo e típico das nossas ilhas ...

Ninguém diria que tínhamos tido a tempestade que tivemos à noite ...

Clima curioso e de extremos ...
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,491
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)


Últimas 24 horas.

Hoje a EMA de Santa Maria acumulou 30,0 mm. São Miguel foi a ilha que a seguir teve maiores acumulados.
No Grupo Central a distribuição dos acumulados foi irregular e apenas em curtos momentos.
Na actualização os Avisos estão prolongados até às 21:00.
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,041
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boas maltinha ...

Por aqui temos mais um daqueles dias extremamente nublados e com a humidade à pinha que até parece que nos dilacera os ossos ...

O ar está tão saturado que cai uma morrinha e parece que tudo é consumido pela humidade ...

Tempos escoceses aqui por Angra ...

Um bom fim de semana a todo o fórum