Seguimento - Agosto 2006

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Re: Seguimento [Agosto 2006]

De facto, aquela massa nublosa parece estar a ganhar consistência e a dirigir-se para o Norte do país ... Não me admirava termos inclusivamente algum fenómeno convectivo esta madrugada aqui na região de Braga e arredores ...:p
 


LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Seguimento [Agosto 2006]

De facto, aquela massa nublosa parece estar a ganhar consistência e a dirigir-se para o Norte do país ... Não me admirava termos inclusivamente algum fenómeno convectivo esta madrugada aqui na região de Braga e arredores ...:p


Parece ser suficientemente grande para apanhar toda a zona norte da PI, pelo menos a norte do Mondego, está com uma cara porreira :thumbsup:
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Parece ser suficientemente grande para apanhar toda a zona norte da PI, pelo menos a norte do Mondego, está com uma cara porreira :thumbsup:

LUPER, adorei essa expressão " ... está com uma cara porreira ..."

Sabem uma coisa, quanto mais frequento este forum, mais tenho a certeza que daqui a 50 anos, continuaremos todos aqui ou em qualquer outro local, entusiasmados com as surpresas do clima, os fenómenos extremos, e sabe-se lá em que contexto climático viveremos então nessa altura ...
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Seguimento [Agosto 2006]

LUPER, adorei essa expressão " ... está com uma cara porreira ..."

Sabem uma coisa, quanto mais frequento este forum, mais tenho a certeza que daqui a 50 anos, continuaremos todos aqui ou em qualquer outro local, entusiasmados com as surpresas do clima, os fenómenos extremos, e sabe-se lá em que contexto climático viveremos então nessa altura ...

Focas-te bem as supresas do clima, é que ou muito me engano, ou esta carta estava fora do baralho, e foi colocada em cima da mesa sem ninguem esperar.

O que me dizem disto? :surprise:

 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Focas-te bem as supresas do clima, é que ou muito me engano, ou esta carta estava fora do baralho, e foi colocada em cima da mesa sem ninguem esperar.

O que me dizem disto? :surprise:


As da P.I. estavam realmente fora do baralho...as outras para onde apontas são normais ;)
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Seguimento [Agosto 2006]

As da P.I. estavam realmente fora do baralho...as outras para onde apontas são normais ;)

Coloquei setas em cabo verde pq não é um local muito habitual, e pelo facto de a probabilidade ser muito alta nesta altura. Agora as da PI deixaram-me :surprise: , ou isto anda tudo doido, ou eu ando com alucinações:shocking: . Isto assim baralha toda a gente, os fenomenos extremos parece que se querem tornar cada vez mais normais
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Hoje 15.9ºC/22.1ºC, chuva é que nem vê-la... :rolleyes:

Já agora, vi noutro fórum um tipo que disse que tinha ouvido na rádio que tinha nevado na Serra da Estrela, alguém sabe de alguma coisa? :huh:

É possivel que tenha nevado, a temperatura minima era à volta dos 3 graus, portanto existia essa possibilidade. Mas se realmente nevou em meados de Agosto na Estrela, fico :w00t: só de pensar no que nos pode acontecer esta temporada aqui pelo Norte Litoral.:p

Os diagramas do GFS apontam mesmo para nova situação após os dias 23/24 de Agosto, com maior incidência para o final do mês. Se confirmar-se 2 situações destas em Agosto, eu ficaria extremamente :shocking: , com a evolução rápida dos sintomas que espero já há uns tempos
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Boa noite por aqui acabou de cair um pequeno aguaceiro mas muito fraquinho a noite passada por volta das 3 da matina foi quando choveu mais aqui durou uma meia hora foi a frente fria que passou mas já muito debilitada ao olhar mais tarda para o satélite vi que era apenas um risco:lol: e só choveu Pq. interagiu com a massa mais quente e húmida que estava a essa hora a entrar pelo sul se não nem chovia aqui:( ...hoje tive uma máxima de 25,4ºC neste momento tenho 18,4ºC e 1011hpa a pressão atmosférica o mais baixo que desceu aqui foi ontem de madrugada 1007hpa;)
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Re: Seguimento [Agosto 2006]

estava eu a chegar ao porto hoje, pelas 8h30 e quando vejo sobre a cidade uma célula bem bonita com uns mamatus espectaculares :w00t:
Foi pena n ter a minha maquina fotografia :(
Mas foi bonito de ver... Quase me despistava na VCI :D
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,514
Local
Bragança (675m)
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Neste momento tenho 13,6ºC e chuva fraca. A miníma esta manhã foi de 12,2ºC aqui em casa.
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,103
Local
Covilhã - 775m
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Ás 9 horas, no meu posto de observação estavam 13.5 graus e chovia com alguma intensidade.

Sobre a queda de neve no Maciço Central da Serra da Estrela, ainda não ouvi dizer nada aqui pela Covilhã, mas tendo em conta as temperaturas verificadas acho possível que tenha sido água-neve.

Saudações serranas.
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Ás 9 horas, no meu posto de observação estavam 13.5 graus e chovia com alguma intensidade.

Sobre a queda de neve no Maciço Central da Serra da Estrela, ainda não ouvi dizer nada aqui pela Covilhã, mas tendo em conta as temperaturas verificadas acho possível que tenha sido água-neve.

Saudações serranas.

Por acaso esqueci-me de referir, mas tenho a certeza que nevou mas não ficou nada a cota estava a 2000m;)

Estão 18,4ºC e ainda irão cair mais uns aguaceiros
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Coloquei setas em cabo verde pq não é um local muito habitual, e pelo facto de a probabilidade ser muito alta nesta altura. Agora as da PI deixaram-me :surprise: , ou isto anda tudo doido, ou eu ando com alucinações:shocking: . Isto assim baralha toda a gente, os fenomenos extremos parece que se querem tornar cada vez mais normais

A area de cabo verde é a area de onde "partem" as "Tropical waves" que podem ou não levar a formação de furações...Daí ser normal aparecer como area potencial geradora (ou estou a interpretar mal o mapa??)

Aqui fica o texto :

A PRE-EXISTING AREA OF DISTURBED WEATHER (TROPICAL WAVE)
Now that we have a nice warm ocean, all we really need is something to come along and take advantage of the situation. Often times, Africa is the source of the "spark" that gets the fire going. Every few days, a tropical wave migrates westward off the coast of Africa- near the Cape Verde Islands. Nearly 100 of these concentrated areas of lower pressure traverse the Atlantic each hurricane season. Only a small portion of them, perhaps 10 a year, ever become anything more than a large thunderstorm complex over the water. But the ones that do develop keep forecasters and folks living west of 60 degrees longitude very nervous. The reason is that some of the Western Hemisphere's worst hurricanes can be traced back to a tropical wave that originated over Africa. This is not to say that every tropical wave that develops will become a historic hurricane, but these so called "Cape Verde" storms always need to be watched.

fonte : http://www.hurricanetrack.com/formation.html