Seguimento especial Mau Tempo 18-22 Novembro 2007

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por mirones 16 Nov 2007 às 10:48.

1. mirones

mirones
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Nov 2006
    Local:
    Setúbal
    Reparem na unanimidade entre o ECMWF e o GFS. É bom de ver que os dois modelos apresentam esta situação até dia 26 (com pausa de 2/3 dias após o fenómeno que começa domingo) pelo menos com uma depressão localizada sobre a pensínsula ibérica e núcleos anti-depressionários no Atlântico e na Escandinávia.

Esta situação deverá levar a possíveis entradas de NW depois desta situação isto porque o Anticiclone do Atlântico deverá viajar até às caraíbas por uns dias mantendo-se em posição diagonal e permitindo que o nosso amigo Jet nos entre por Portugal a dentro causando :rain: e :cold:.

Aguardando claro pela saída das 12Z parece que o povo tem razão no que toca a secas em Novembro :p

E com um Calmex me despeço... :thumbsup:

Já agora deixo aqui este meteograma para figurar no compêndio do meteopt da minha cidade (Setúbal):

P.S. Proponho que com base na saída das 12Z se abra um tópico para o desenvolvimento especial que aí vem...

2. Jota 21

Jota 21
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    20 Set 2007
    Local:
    Sintra
    Re: Previsão do Tempo e Alertas - Novembro 2007

Eu só quero chuva suficiente. Que chova bastante mas espaçadamente ao longo do dia ou dias. As cheias acabam sempre por afectar alguém e não me parece desejável. Chuva sim, cheias não...

3. ferreira5

ferreira5
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Mar 2007
    Local:
    Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)

MINISTERIO
    DE MEDIO AMBIENTE
    SECRETARIA GENERAL PARA LA PREVENCIÓN DE
    LA CONTAMINACIÓN Y DEL CAMBIO CLIMÁTICO
    LEONARDO PRIETO CASTRO, 8
    E - 28040 MADRID
    TEL.: 91 581 98 85
    FAX: 91 581 98 46
    INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGÍA
    TEMPORAL GENERALIZADO DE LLUVIAS
    Información elaborada el viernes 16 de noviembre de 2007
    Después de varias semanas de tiempo seco, se espera que a partir del próximo lunes,
    con la retirada del anticiclón, se inicie una situación de lluvias generalizadas en
    prácticamente todo el país.
    El cambio en la situación meteorológica será debido a la llegada de dos borrascas, una
    procedente del norte del Atlántico y otra que desde el sur de Azores se dirigirá hacia la
    Península Ibérica; la interacción de ambas facilitará la llegada de masas de aire
    húmedo atlántico y lluvias abundantes a gran parte del país.
    Las precipitaciones se iniciarán a últimas horas del próximo domingo, día 18, en Galicia
    y se extenderán a partir del lunes a todas las comunidades peninsulares, siendo el área
    mediterránea la zona de menor probabilidad de precipitaciones. También se verán
    afectadas por esta situación las islas Canarias.
    Las lluvias más intensas se esperan en las regiones del oeste, centro y sur peninsular,
    durante el lunes, martes y miércoles, y serán de nieve en zonas altas del norte y centro.
    El INM recomienda un seguimiento más detallado y actualizado de esta situación
    atmosférica a través de sus predicciones y avisos de fenómenos adversos. Todo
    ello puede consultarse en su página web: www.inm.es
    :thumbsup:

4. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)

Sim daqui ás cheias me doa a mim a cabeça os solos estão sequissimos neste momento só á cheias em solos impermiáveis como o alcatrão com sargetas entupidas...eu já não oiço falar do transbordar dos rios desde a seca :eek: isto quando a chuva aparece convem ser em muita quantidade porque sabe-se lá quando volta...

5. mirones

mirones
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Nov 2006
    Local:
    Setúbal

Aí estão as primeiras informações oficiais:

Fonte: INM

6. CMPunk

CMPunk
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    17 Ago 2007
    Local:
    Faro / Mata Lobos

Loooooool:lmao:

Salva a aranhas salva, koitadas a morrer a fogadas, ainda fikam e extinxao.

Bem mas pessoal os dias tao a ficar mais frios e cheira me a chuva.

Vou dar uma olhada aos mapas GFS e ao Meteorogram.

Cumps:thumbsup:

7. CMPunk

CMPunk
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    17 Ago 2007
    Local:
    Faro / Mata Lobos
    Re: Seguimento especial Mau Tempo 19-22 Novembro 2007

Boas Pessoal!!

Eu bem me parecia ke na segunda e terça foxemos ter uns belos dias de chuva e trovoada.

Para mim hoje foi o dia mais frio deste mes aqui em Faro, tem feito algum frio desde manha ate agora, as temperaturas desceram muito. :cold:

O Freemeteo.com mete alguma chuva e trovoadas na Segunda e na Terça, e especialmente vente até 71km/h.

Depois tive a dar uma olhada ao Meteorogram e vi que hoje vai estar uma noite bem gelada mas depois a menima ira estar assim alta nos dias de chuva. Vou meter aqui o Meteorogram de Faro para verem bem.

Bem agora acho que a chuva esta garantida. Vamos é começar a nos preparar por uma boa chuvita:rain: e umas trovoadas :trovao: e claro hoje um belo dia de Frio :cold:

Cumps:thumbsup:

8. mirones

mirones
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Nov 2006
    Local:
    Setúbal

Gostava de vos chamar a atenção para duas coisas que ainda não foram referidas:

- O Vento;
    - A recirculação que está a acontecer na saída das 12Z.

1º O Vento:

Reparem nesta carta...uma imagem vale mais que mil palavras (reparem naquela intensidade de vento em terra!

2º A saída das 12Z está a dar a tendência para a depressão volta a debater-se sobre a PI após dia 22! É algo que no fundo pensei que pudesse acontecer mas como ainda estamos a muito tempo vamos seguir com atenção. Garantido está de facto que vamos ter muita água em todo o Portugal!

9. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga

10. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)

Não sei, se conhecem o weatherbug a previsão deles para 3ªfeira para Faro é de chuva forte e vento a 78 km/h de sul/sudoeste:surprise::surprise::shocking:, ai minha nossa lá vai a barreca ao ar.:lmao:, mais uma nota é só vejo gaivotas em terra desde ontem quer dizer algo:D

Collapse Signature Expand Signature
  11. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)

Já começo a estar satisfeito com o que ai vem :D por mim que as linhas expludam com o grafico á vontade.

12. Tiagofsky

Tiagofsky
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Jan 2006
    Local:
    Porto

Olhos na TVE no programa España Directo...Daqui a minutos vai dar as previsões do tempo frio que se avizinha!:D:cold::thumbsup:

13. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)

Para variar os espanhois estão enterrados em Neve :mad:

14. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Figueira de Castelo Rodrigo (650m)

Fonte: Instituto do Meteorologia
    OCORRÊNCIA DE PRECIPITAÇÃO NO CONTINENTE

De acordo com as previsões elaboradas, o Instituto de Meteorologia prevê o início de ocorrência de precipitação a partir do final de Domingo, dia 18, nas regiões do Litoral. Durante Segunda e Terça - Feira, dias 19 e 20, esta precipitação será por vezes moderada a forte e acompanhada de trovoada.

Parece que vamos tirar a barriga de miserias:lol:

Collapse Signature Expand Signature
  15. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)

Chuva, por vezes forte, e trovoadas na 2ª-feira no Continente

A chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoada, vai regressar ao Continente na segunda-feira, continuando como aguaceiros ao longo da semana, segundo previsões avançadas hoje pelo Instituto de Meteorologia (IM).

Em declarações à Agência Lusa, o meteorologista José Duarte referiu que, na segunda e terça-feira, está prevista, para todo o território continental, «precipitação moderada a forte», havendo «condições para a ocorrência de trovoadas».

A alteração do estado do tempo deve-se à passagem de um sistema de baixas pressões.

De acordo com o meteorologista do IM, a chuva passará na quarta-feira a aguaceiros, que deverão manter-se ao longo da semana.

José Duarte adiantou que domingo será «um dia de transição», já que está previsto um aumento da nebulosidade e períodos de chuva no Litoral ao final do dia.

Começam a surgir as primeiras noticias na comunicação social :D

Partilhar esta Página