Seguimento - Incêndios 2013

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Aljezur...

18:41 - No Teatro de Operações (TO) quatro máquinas de rasto.

6t9g.jpg

tipico incendio de vento (como aquele que postaram esta semana no Alentejo)...á cabeça é dada como perdida, ate porque vai bater ao mar. se houver saltos de fogo tambem não serão preocupantes porque vão parar ao mar ou pero. A questão aqui é os flancos...só isso pode explicar a duração deste incendio. Alguem me sabe dizer qual a direcção do vento aquando estas fotos? Talvez Este/Nordeste? E a cerca de 2 h atras rodou para Noroeste?
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
tipico incendio de vento (como aquele que postaram esta semana no Alentejo)...á cabeça é dada como perdida, ate porque vai bater ao mar. se houver saltos de fogo tambem não serão preocupantes porque vão parar ao mar ou pero. A questão aqui é os flancos...só isso pode explicar a duração deste incendio. Alguem me sabe dizer qual a direcção do vento aquando estas fotos? Talvez Este/Nordeste? E a cerca de 2 h atras rodou para Noroeste?

(o vento estava de sueste mas junto do mar havia uma pequena brisa de direcção contrária). As pessoas com quem tenho falado, porque não estou lá é que ontem e hoje foram dias muito, muito quentes.

22:38 - Incêndio com uma frente ativa e uma frente dominada.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
:thumbsup:obrigado Agreste. Mas vi agora no site do ipma que estava NO...de qualquer forma a questão é que o flanco ao qual deveria ter sido dada atenção primordial era aquele que iria receber vento (esta agora a receber vento). Então esse flanco passa a ter um comportamento diferente, mais rapido e as chamas passam a ter dimensões superiores, ou seja, o flanco passa a ser a cabeça do incendio...infelizmente pelo que sei não fazem este tipo de analise nos postos de comando.
Estive a cerca de 2 meses num seminario cujo nome não interessa. nesse seminario estiveram o ipma e a anpc. questionei a dra. Ilda Novo (ipma) se a informação que cederam ao posto de comando no incendio de Tavia (2012) tinha tido alguma especie de "tradução".Ela respondeu que não! Ou seja, o que quero dizer é que as infomações meteo chegam de facto aos postos de comando dos incendios florestais, mas quem as recebe e comanda o incendio não tem a formação necessaria para as interpretar e traduzir no efeirto que terão no comportamento do incendio...quem o fazia era o GAUF...
(o vento estava de sueste mas junto do mar havia uma pequena brisa de direcção contrária). As pessoas com quem tenho falado, porque não estou lá é que ontem e hoje foram dias muito, muito quentes.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,764
Local
Loures
Aljezur com uma frente activa e outra dominada.

Com o arrefecimento nocturno, aumento de humidade e vento fraco/nulo, esperemos que o trabalho dos bombeiros seja facilitado.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
O efeito de contorno da península ibérica gera um regime de ventos por vezes variável dentro da mesma zona, nesta zona mais perto do Cabo de São Vicente.

É uma zona razoavelmente acidentada.

De acordo mas este incendio foi claramente dominado pelo vento geral...antecipar é fundamental...pelo que sei houve um tecnico florestal que antecipou o salto de fogo sobre a A25...antecipou em cerca de 3 horas...nada foi feito...
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Grupo de reforço de Setúbal a caminho. Parece que o incêndio progride para sul e para leste e aparentemente teria há 2 horas atrás mais de 1 km de frente.

Foto aérea da tarde: Carlos Falcão (facebook)

fl19.jpg


2:30 - Incêndio dominado.
 

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
Boas tardes! daqui da margem sul fui agora a janela virada a Norte para Lisboa e vislumbro uma enorme coluna de fumo negro talvez na zona dos Olivais.. :x

Edit: tão depressa apareceu como desapareceu :)
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,764
Local
Loures
Incêndio de Picões / Ferradosa - Alfandega da Fé com 4 frentes activas.

No terreno estão GRIFs de Vila Real e da Guarda, e GRUATA de Coimbra.

--

Quinta das Quebradas / Castelo Branco - Mogadouro com 3 frentes activas e Pereira / Salto - Montalegre com uma frente activa.