Seguimento Incêndios - 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,491
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A causa desta situação presente do incêndio de Sabugal foi a reactivação às 10:57.

OHLrWHN.gif
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Não me parece nada. Não há coincidência de descargas registadas com a localização do incêndio.

Não se pode ser excessivamente rigoroso com a localização das DEA do IPMA, quando sabemos que as mesmas até podem ter ocorrido a cerca de 20 a 40 quilómetros ao lado do local onde aparecem assinaladas nos mapas, isto para distâncias já relativamente grandes a partir de Lisboa.

Basta lembrar o que já ocorreu este ano, em que se abordou aqui no Fórum, num determinado dia, em que apareceu todo o norte do distrito de Portalegre coberto de DEA no mapa do IPMA, quando na realidade nesse dia o céu esteve limpo em toda a região e as DEA ocorreram 40 ou 50 quilómetros mais a norte da localização indicada pelos mapas do IPMA.
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Hoje acordei com o som das sirenes dos carros dos bombeiros,ás 7:20 foi um foco de incendio agricola,que queimou uns bons metros de restolho, aqui próximo de mim, em zona com algum declive, e tinha habitações a poucos metros, daí que em pouco mais de 20 minutos depois, chegaram logo 6 veículos, com 24 operacionais.
Sendo que veio logo 2 veiculos de corperações vizinhas de Alcanena e Golegã.
Durou cerca de 1 hora e meia até ser circunscrito, felizmente.
 
  • Gosto
Reactions: robinetinidol

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
O incendio do Sabugal, e o de Alijó já foram dados como dominados.
Á pouco quando mostrou a reportagem na SIC do incendio de Alijó, fiquei de admirado quando vi a população toda na rua a cantar e a dançar na estrada, junto a um dos carro dos bombeiros. Talvez seria melhor ideia, digo eu, em ajudar os bombeiros no combate, ou em lhes preparar algo para comerem, visto o incendio ter durado mais de 24 horas.
Mais uma vez o povo portugues a nao ficar bem na "fotografia", secalhar nao está interessado a defender o que é seu, mas sim em "abanar o capacete", ou talvez em ajudar os turistas a encontrar algum sítio para visitarem.
 

robinetinidol

Nimbostratus
Registo
30 Jun 2015
Mensagens
608
Local
Fátima / Coimbra
O incendio do Sabugal, e o de Alijó já foram dados como dominados.
Á pouco quando mostrou a reportagem na SIC do incendio de Alijó, fiquei de admirado quando vi a população toda na rua a cantar e a dançar na estrada, junto a um dos carro dos bombeiros. Talvez seria melhor ideia, digo eu, em ajudar os bombeiros no combate, ou em lhes preparar algo para comerem, visto o incendio ter durado mais de 24 horas.
Mais uma vez o povo portugues a nao ficar bem na "fotografia", secalhar nao está interessado a defender o que é seu, mas sim em "abanar o capacete", ou talvez em ajudar os turistas a encontrar algum sítio para visitarem.
Pois, eu também reparei nisso ontem... achei um bocado estranho e descabido. Mas pronto, o que é que se há-de fazer...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Á pouco quando mostrou a reportagem na SIC do incendio de Alijó, fiquei de admirado quando vi a população toda na rua a cantar e a dançar na estrada, junto a um dos carro dos bombeiros. Talvez seria melhor ideia, digo eu, em ajudar os bombeiros no combate, ou em lhes preparar algo para comerem, visto o incendio ter durado mais de 24 horas.
Mais uma vez o povo portugues a nao ficar bem na "fotografia", secalhar nao está interessado a defender o que é seu, mas sim em "abanar o capacete", ou talvez em ajudar os turistas a encontrar algum sítio para visitarem.

Um pequeno grupo de pessoas numa festa local em honra duma santa qualquer numa freguesia qualquer, provavelmente alguma pequena festividade anual.
Não andaremos um bocado emocionais ou exagerados demais ?

nGGJ56w.jpg
 

robinetinidol

Nimbostratus
Registo
30 Jun 2015
Mensagens
608
Local
Fátima / Coimbra
Incêndios mais complicados, a esta hora, são Alcanena (PNSAC) e Belmonte. Daqui começo a avistar um pouco de fumo disperso no horizonte.
Incêndio Sabugal consumiu, no mínimo, 1002 ha.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Incêndios mais complicados, a esta hora, são Alcanena (PNSAC) e Belmonte. Daqui começo a avistar um pouco de fumo disperso no horizonte.
Incêndio Sabugal consumiu, no mínimo, 1002 ha.

Ambos os incendios ás 17:45 já aparecem em "Conclusão".
 
  • Gosto
Reactions: robinetinidol

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Incêndios em Agosto já deixaram 15 mil hectares de área ardida


18/08/2015 - 13:46

Balanço das duas primeiras semanas mostra que os fogos este ano estão por ora abaixo da média.


Os incêndios florestais consumiram cerca de 15.000 hectares de matos e florestas na primeira quinzena de Agosto, elevando a área ardida para quase 43.844 hectares desde o princípio do ano.
O valor deste ano já é o dobro do registado em todo o ano passado – um dos mais moderados em termos de incêndios em Portugal desde 1980. Mas está abaixo da média da última década, que é de 55.920 hectares.

O mais recente balanço dos incêndios florestais, divulgado esta segunda-feira pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), mostra que número de incêndios em Julho e na primeira quinzena de Agosto é muito próximo da média da década anterior. Mas a área ardida é substancialmente menor – menos 44% em Julho e menos 42% em Agosto.

Os incêndios deste mês tiveram, até agora, o seu ponto alto entre os dias 7 e 10, quando temperaturas elevadas, acima dos 35ºC em vários pontos do país, e vento forte complicaram o trabalho dos bombeiros. Os maiores fogos deste ano ocorreram nesses dias, a começar por um que deflagrou em Vila Nova de Cerveira, a 8 de Agosto, e que consumiu 3000 hectares de área verde. Dois dias depois, teve início um incêndio na Serra da Estrela, que assumiu grandes proporções. No total, arderam 2300 hectares de mato e floresta nos concelhos de Manteigas e Gouveia.

http://www.publico.pt/sociedade/not...ixaram-15-mil-hectares-de-area-ardida-1705321