Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2016

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Boa noite. Isto aqui foi uma desilusão:angry::sad:, nunca pensei que fosse precisa uma temperatura tão baixa para ver água-neve, a temperatura ainda caiu aos 2.8ºC com chuva fraca, chuviscos, notava-se que não era uma chuva muito normal, mas também que era de longe neve, não havia flocos individualizados:(. Entretanto a chuva parou ao fim da madrugada e segiu-se uma manhã de ar gelado com sol. Durante a tarde surgiram alguns aguaceiros, que deram neve com certeza no Caramulo.

Agora pergunto-me eu até onde é que a temperatura devia ter descido para ser água-neve em condições (seriam 2ºC ?). Já vi nevar com temperaturas mais altas, isto só mesmo aqui neste buraco é que nada se passa

Daqui a pouco coloco aqui umas fotos que tirei ao Caramulo no fim desta manhã, e se conseguir um video do aguaceiro mais intenso que aqui passou com temperatura mais baixa, 3.3ºC, cuja parte terminal desse aguaceiro não sei se posso considerar água neve ou não, mas duvido.
Por exemplo hoje aqui caíram flocos bem visíveis com a temperatura a rondar os 5°
 


Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,660
Local
Espinho, Aveiro
A Serra de São Macário em São Pedro do Sul (Viseu) também foi brindada com neve e acumulou bastante.



12802936_1083526721699831_3119156951747775945_n.jpg


12801685_1060651807334630_2699331254326253454_n.jpg


12800222_1107224932642938_1604135724222464322_n.jpg


Fonte: https://www.facebook.com/pages/Serra-de-São-Macário/167236936674345?fref=ts
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Boa noite. Isto aqui foi uma desilusão:angry::sad:, nunca pensei que fosse precisa uma temperatura tão baixa para ver água-neve, a temperatura ainda caiu aos 2.8ºC com chuva fraca, chuviscos, notava-se que não era uma chuva muito normal, mas também que era de longe neve, não havia flocos individualizados:(. Entretanto a chuva parou ao fim da madrugada e segiu-se uma manhã de ar gelado com sol. Durante a tarde surgiram alguns aguaceiros, que deram neve com certeza no Caramulo.

Agora pergunto-me eu até onde é que a temperatura devia ter descido para ser água-neve em condições (seriam 2ºC ?). Já vi nevar com temperaturas mais altas, isto só mesmo aqui neste buraco é que nada se passa

Daqui a pouco coloco aqui umas fotos que tirei ao Caramulo no fim desta manhã, e se conseguir um video do aguaceiro mais intenso que aqui passou com temperatura mais baixa, 3.3ºC, cuja parte terminal desse aguaceiro não sei se posso considerar água neve ou não, mas duvido.


Não foste o único.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Viseu, tal como Vila Real, tem o "azar" de estar na sombra das serras. Então não só boa parte da precipitação fica lá retida, como sofrem bastante com efeito de Fohen. Aos anos que os relatos dessas zonas mostram a dificuldade em nevar, parecendo sempre que é preciso chegar aos 0.0 para tal acontecer ao contrário de outros locais.

Também vendo cotas de neve previstas, dá sempre sensação que nessas cidades acaba sempre mais alta que a previsão mais generalizada do GFS, mesmo em alturas que outras zonas inclusive recebem neve a cotas abaixo do esperado. Microclimas tramados para estas cidades....

Talvez também isso seja sinal que são zonas onde é mais complicado ter humidades relativas baixas, mais uma vez dificultando a neve. Pelo menos para as entradas mais comuns, dos quadrantes Oeste e Norte...
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boas,

Por Lamego apenas nevou ontem , sobretudo em cotas de 600 metros, daí a mata dos remédios ter neve...
Envio esta foto tirada pela Rádio Douro Nacional

https://www.facebook.com/radiodouronacional/?pnref=story


Na cidade foi apenas água/neve... tal como no fim semana dos namorados (14 de fev)

Hoje ainda cairam uns aguaceiros
A máxima foi de 6ºC
Temperatura atual de 2,5 ºC
Céu encoberto
 
Última edição:

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,669
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Viseu, tal como Vila Real, tem o "azar" de estar na sombra das serras. Então não só boa parte da precipitação fica lá retida, como sofrem bastante com efeito de Fohen. Aos anos que os relatos dessas zonas mostram a dificuldade em nevar, parecendo sempre que é preciso chegar aos 0.0 para tal acontecer ao contrário de outros locais.

Também vendo cotas de neve previstas, dá sempre sensação que nessas cidades acaba sempre mais alta que a previsão mais generalizada do GFS, mesmo em alturas que outras zonas inclusive recebem neve a cotas abaixo do esperado. Microclimas tramados para estas cidades....

Talvez também isso seja sinal que são zonas onde é mais complicado ter humidades relativas baixas, mais uma vez dificultando a neve. Pelo menos para as entradas mais comuns, dos quadrantes Oeste e Norte...

Bem verdade, a negrito então é um caso flagrante.
A cota pode estar prevista para 0 metros inclusive, sem que neve aqui, já aconteceu antes.
 
Última edição:

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Não foste o único.

Aliás quando eu vi no seguimento Litoral centro aquele post do colega DaniFR com videos a nevar a 200m na zona de Carvalhais de Cima em Coimbra fiquei pasmado, ou em Alvados, e eu aqui a 300m na prática nem água-neve, isto é mesmo de me por possesso:shocking:. Bom isto aqui no buraco de Tondela devia ter que estar -1ºC para nevar, eu já não digo nada... É uma desilusão terrível:sad: sempre para aqui, só não sei como é que em 15 de Fevereiro de 2015 começou a nevar com pouco menos que 4ºC, só pode ter tido a ver com a humidade relativa, que era baixa, porque a temperatura tinha descido com o céu limpo que antecedeu o evento.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joralentejano

Urriellu

Cirrus
Registo
28 Dez 2014
Mensagens
82
Local
Coimbra, Rio Tinto

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Aliás quando eu vi no seguimento Litoral centro aquele post do colega DaniFR com videos a nevar a 200m na zona de Carvalhais de Cima em Coimbra fiquei pasmado, e eu aqui a 300m na prática nem água-neve, isto é mesmo de me por possesso:shocking:. Bom isto aqui no buraco de Tondela devia ter que estar -1ºC para nevar, eu já não digo nada... É uma desilusão terrível:sad: sempre para aqui, só não sei como é que em 15 de Fevereiro de 2015 começou a nevar com pouco menos que 4ºC, só pode ter tido a ver com a humidade relativa, que era baixa, porque a temperatura tinha descido com o céu limpo que antecedeu o evento.

Tens que mandar terraplanar o Caramulo! :D Causa efeito fohen aí no vale de Tondela e lixa-te a neve. ;)