Seguimento Litoral Centro - Abril 2024



Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,481
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Estamos assim para sul :hmm:
Screenshot_20240420-183819_Gallery.jpg
Screenshot_20240420-183800_Gallery.jpg
 

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
751
Local
Mafra
Confirmo que foi um evento em grande. Moro cá desde 2018 e ainda não tinha visto por estes lados um festival como este.
Infelizmente não consegui registar, mas estava a conduzir da Ericeira para Mafra quando vi um raio perfeitinho na direção do palácio de Mafra, por volta das 16:45. Ainda não vi onde terá sido.

Enviado do meu SM-S918B através do Tapatalk
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,677
Local
Aveiras de Cima
Fiasco...Mais um grande dia de fiasco para mim, fiz 200kms para ouvir 1 trovão ao longe e mais nada, era chegar aos sítios e tudo a morrer...claro está que em Setúbal nada a registar como sempre.... Fiasco

Apostaste nos cavalos errados... :( Foi um dia de grandes trovoadas em muitos locais e ainda continua no Baixo Alentejo!
 

Garcia

Cumulus
Registo
5 Jan 2014
Mensagens
496
Local
Santa Bárbara (Lourinhã)
Tarde animada!

Impressionante a sucessão e persistência de ecos roxos!
:shocking:
Encontro-me em Ribamar, a Sul da Lourinhã e estou ligeiramente a Norte da animação. Ainda assim são audíveis os trovões da potente célula que anda pela zona entre Torres Vedras e Santa Cruz. Céu muito escuro para Sul e Sudeste.
Andaste mesmo pertinho de mim, portanto!..

Deixo vos um frame que, com muita sorte, consegui retirar de um time-lapse que o tlf estava a fazer...

3518750a3a16b342db069407dad88698.jpg


Enviado do meu SM-A325F através do Tapatalk
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,677
Local
Aveiras de Cima
Andaste mesmo pertinho de mim, portanto!..

Deixo vos um frame que, com muita sorte, consegui retirar de um time-lapse que o tlf estava a fazer...

3518750a3a16b342db069407dad88698.jpg


Enviado do meu SM-A325F através do Tapatalk

Tenho a ideia que vi esse raio que fotografaste! :shocking: Estava a acompanhar aquela formação nebulosa suspeita ligeiramente à direita quando vi um raio a rasgar o céu que é muito provável que tenha sido esse que apanhaste! :D
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Foi de facto uma tarde para recordar ali pela zona de Alcochete e arredores.
Ainda me desloquei até Barroca D'Alva e também apanhei granizo de dimensões significativas (talvez entre 2-4cm) e um autêntico dilúvio, com os carros todos parados na estrada no pior momento.
Uma coisa interessante que notei foi bocado enormes a desfazer no vidro, como se fosse graupel. Não seria, e o meu palpite vai para aglomerados de várias das tais pedras de granizo, que se separavam ao cair no vidro...

Obrigado ao @Duarte Sousa por ter postado as minhas fotos em tempo quase real, que não me era muito prático postar o conteúdo no fórum naquele momento de adrenalina.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
A trovoada teve umas belas descargas, como há muito não ouvia.
Tivemos vários minutos debaixo de chuva torrencial com pingos bem grossos, a parte mais intensa passou na zona leste da cidade, onde surgiram alguns relatos de granizo.
Pelo meu "olhometro", deve ter rendido cerca de 8-10 mm no total.

Após a sua passagem, seguiu-se um momento de chuva fraca até as células se dissiparem por completo.
Por agora, boas abertas e alguma neblina.