Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2015

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
762
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Volta e meia, tenho alguma dificuldade em perceber os registos das temperaturas minimas do Cabo Raso e sobretudo comparando com as minhas.
Ontem tive uma minima de 14.0ºC, no Raso desceu aos 10,1ºC.
PS: Entretanto, bom regresso da EMA de Colares,Sintra.

ePiTiCa.jpg

É bem possível, nas minhas voltas de bike, na maior parte das vezes a temperatura desce ao passar Cascais, mas algumas vezes apenas e quase só apenas sinto frio no cabo Raso, a caminho do Guincho a temperatura sobe um pouco, dá-me a sensação que existe uma espécie de bolha fria como se existi-se um poderoso refrigerador invisível, de referir que normalmente as horas a que por lá passo são compreendidas entre as 18:30h e 20:00H e mesmo no verão a diferença ainda é mais acentuada, há no entanto outras alturas ( raras ) que a diferença é quase nula,

---------------//---------------

bom hoje ia tendo um "xlique" hehe quando +- pelas 14:20h começo a ver PINGOS ( poucos ) no pára-brisas , pensei, vai chover :lmao:, mas pronto foi a "chuva" possível, temperatura novamente amena a confortável, a mínima não desceu dos 13º C e actualmente está 12,4º C e 81% Hr,
já preparei os bidons, baldes, etc para recolher a agua da chuva que aí vem :lol:, humm o meu cepticismo diz-me que vai ser pouca a molha aqui por Lisboa, mas a ver vamos.
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
É bem possível, nas minhas voltas de bike, na maior parte das vezes a temperatura desce ao passar Cascais, mas algumas vezes apenas e quase só apenas sinto frio no cabo Raso, a caminho do Guincho a temperatura sobe um pouco, dá-me a sensação que existe uma espécie de bolha fria como se existi-se um poderoso refrigerador invisível, de referir que normalmente as horas a que por lá passo são compreendidas entre as 18:30h e 20:00H e mesmo no verão a diferença ainda é mais acentuada, há no entanto outras alturas ( raras ) que a diferença é quase nula,

Durante o dia/verão,digamos que é normal ser mais frio,o vento é uma constante, agora o que me intriga mesmo é à noite, só vejo uma hipótese, quando ha acalmia total talvez ocorra por lá uma " pequena inversão", não vejo outra razão que justifique o registo de minimas baixas que as minhas.
Carta militar, e o a provavel movimentação do ar frio, gerado naquela zona com muita vegetação.
O declive é muito fraco, mas ainda são quase 70 metros de desnivel desde a zona mais alta da Quinta da Marinha e a referida estação.

a8dkWvN.jpg

_______________________

Sigo com 13,3ºC , céu estrelado e vento fraco.
Seiça em altas, segue nos 3,3ºC
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e TekClub

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,606
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Carta militar, e o a provavel movimentação do ar frio, gerado naquela zona com muita vegetação.
O declive é muito fraco, mas ainda são quase 70 metros de desnivel desde a zona mais alta da Quinta da Marinha e a referida estação.

É essa a minha ideia também. Penso que há uma correlação forte com o vento fraco de Leste.

Neste momento, 13,4ºC e 78% (já não é tão anormal como a noite passada).
As temperaturas em toda a região oeste para sul da linha Peniche-Santarém até à margem esquerda do estuário do Tejo estavam bastante homogéneas entre os 11º e os 14ºC.

O poente foi espectacular mas especialmente pela dinâmica das nuvens ao entardecer, com uma clara subsidência nos níveis altos a dissipar as camadas superiores de nuvens até ao nível de uma fraca corrente de sueste que incluía altocumulus e cirrocumulus. Mas logo abaixo também havia altocumulus, de sudoeste, que não foram dissipados.

Fica aqui o filme do dia com os episódios mais significativos:

Amanhecer submerso em espessa nebulosidade média e alta proveniente de sudoeste. Estreita faixa de cor no nascente, insignificante:


Da culminação ao meio da tarde, notável dança de nuvens no seguimento da abertura da espessa camada, fantasmagórica mesmo, nos níveis médio e alto; nuvens formam-se, outras dissipam-se, tudo com movimentos caóticos cruzados:


Entardecer e anoitecer, HD e écran completo recomendados (ou 4K se possível):
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,606
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bom dia

Desceu um pouco a mínima, 12,4ºC entre as 8h e as 9h. Está em 15,4ºC agora. A cobertura de nuvens altas, cirrostratus espessos principalmente, limita a amplitude térmica.

Halo solar, como seria de esperar nesta situação. Vento de Leste fraco a moderado.

Humidade a não sair da casa dos setenta, entre 78% a maior parte da noite, madrugada e amanhecer, e 71% ao meio-dia.

Neblina espessa em todo o horizonte, oculta a Arrábida e o Cabo, como tem acontecido nos últimos dias, e quase não deixa ver a Caparica.

A ondulação que chega à praia diminuiu bastante mas o grande cargueiro porta-contentores ancorado em frente a Cascais, vazio, balança notavelmente.

Não há grandes alterações, para já, na sinóptica, a depressão dos Açores vai progredindo lentamente para Leste, o extenso anticiclone ao longo da Europa meridional é como uma passadeira sobre a qual desfilam as situações depressionárias a norte.

5o1tCt8.gif
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,606
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Halo solar 22º, duas horas atrás:

pmfPh6s.jpg



Agora o céu está assim, nuvens mais espessas e médias:

pEf6jLC.jpg



A máxima foi 15,9ºC por volta das 14:30.

15,7ºC agora; 75% de HR.

Edição: na análise das 12h é assinalada uma frente quente a sul do Algarve, portanto a massa de ar presente não é completamente tropical, daí talvez as temperaturas e a humidade relativamente mais baixas do que dias atrás.

E5kIRL0.gif
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,606
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Imagem no visível, há minutos:

oEDAvOC.jpg


Não vai haver poente cénico, devido à muita nebulosidade a sudoeste.

Comparando com ontem à mesma hora, a nebulosidade era mais esparsa e menos espessa:

UXsloc2.jpg


O mais vermelho que ontem ficou ao crepúsculo foi assim, os raios do sol para lá do horizonte ainda encontraram umas abertas de modo a conseguirem iluminar os altocumulus por baixo. Hoje será mais difícil.

HhsPX2k.jpg
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,606
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Filme do meio dia ao poente, um pouco truncado no final por esgotamento da bateria.

Evolução do halo solar e interessante rotação do movimento das nuvens altas e médias. Relembre-se que ontem vinham de SSW mais ou menos, começaram a vir de sueste e no vídeo seguinte continuam a rodar a direcção até passarem a mover-se de nordeste para sudoeste.



continuação: aumento das nuvens médias e brusca rotação da sua proveniência para nordeste aí se fixando até ao ocaso.