Seguimento Litoral Centro - Maio 2015

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Nunca vi a estação do IPMA de Tomar - Valdonas ao vivo, não sei se está em perfeitas condições,
mas já reparei que desde que fizeste um upgrade da tua estação da Oregon para a Davis,
passaste a ter as máximas inferiores a 1º/2ºC (nestes episódios de muito calor) em relação à do IPMA.

Isso é verdade, desde que passei a Davis, fico sempre abaixo das máximas deles.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,322
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Nascimento das células do Alentejo, há cerca de uma hora atrás, agora sobre Serpa e Moura. Mal se vêem nesta altura devido ao espessamento da bruma.

Rqnecs2.jpg


Distância 180-200Km
GivEli1.gif


POcoYsk.jpg


Actividade eléctrica importante:
ifsag4y.gif

SM1yc4D.gif
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,171
Local
Belas
Alvega,quase a bater nos 30ºC de amplitude térmica, brutal!

Extremos térmicos (Alvega) : 7,3ºC / 36,8ºC
Extremos térmicos (Valdonas, Tomar): 11,2ºC / 37,5ºC
Extremos térmicos (Coruche): 8,6ºC / 35,3ºC


Outro dado interessante de ontem, a estação de Dois Portos, Torres Vedras registou um valor minimo de humidade relativa de 12%.
Já sabemos as localidades que se vão tornar desertos! :D
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,171
Local
Belas
Células em desenvolvimento a Leste/sueste de Beja, junto à fronteira entre Barrancos e Vila Verde de Ficalho, visíveis daqui de Carcavelos.
Conseguia ver essas células na Amadora, primeiro foi estranho porque para hoje não davam chuva, mas depois pensei que podiam estar muito longe, e de facto pelo radar estão entre Beja/ Évora e Espanha... Não sei se o seu desenvolvimento era previsto pelo IPMA mas foram células que se desenvolvem com proporções intensas, como as do outro dia, a cor máxima de precipitação viu-se mais uma vez! :shocking:

A zona sul da PI potencia bastante as células, não sei se é devido ao calor porque não percebo muito disto. Mas o núcleo depressionário continua sobre a PI e células destas associadas a eventos de trovoada devem continuar nessa região!
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,171
Local
Belas
Bons valores na região centro do país, a água do rio Tejo / rio Zêzere deve arder aí! :D

Máxima: 31ºC
Mínima: 20ºC

(Acho que devia ter marcado férias para Maio, estou a ver que Agosto vai ser mais ameno...ai se eu acerto)

O vento meteu-se agora do quadrante NO e acelera a descida da temperatura, desta vez o vento veio mais tarde que ontem, por volta das 17h30.
Amanhã promete-se suar menos, mas em Junho talvez voltemos aos 30s.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas noites,

Resumo de hoje aqui da minha localização, lá se foram as minimas tropicais, e ainda bem.
Amanhã a máxima vai dar um tombo valente devido a forte nortada, vão regressar as rajadas na ordem de 75 km/h.

V3Nwyem.jpg


_____

Ao final da tarde presenciei a forte nortada no Guincho, registei às 19:30 17,7ºC junto ao Raso, cheguei a Cascais a temperatura bateu nos 25ºC. :calor:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
O que 1150 metros de distancia e 3 em altura diferem. :)

Máxima do meteotomar para hoje : 37.3º

Ipma ?!?!? : 39.1º

Boas lsalvador,

Sabes o local exacto da estação de Valdonas,Tomar? Tens as respectivas coordenadas?
Gostava de perceber onde está instalada a estação.
Obrigado