Seguimento Litoral Centro - Outubro 2022

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,203
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)


Aqui fica o resumo aqui em Loures da passagem desta linha de forte precipitaçao pela AML.
Quase que tive direito a inundações tal era a força do caudal do ribeiro, por pouco, por 1 centímetro o lago não transbordou :w00t: .

Até os patos ficaram felizes! :lol:
 


Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
727
Local
Montijo
A composição do retrato geral de um evento precisa de tudo. Bons vídeos!

A frente que vem aí é moderada. Mas não se descartam pontualmente aparecerem células no último minuto. Aliás, a linha de instabilidade que passou de manhã foi quase inesperada e de formação rápida, embora já tivesse precursoras que começaram no litoral Oeste durante a madrugada.
Falta realmente contemplar com alguma chuva mais significativa a região de Setúbal, estranhamente evitada. :intrigante:

5pQd2yj.jpg
A frente está estacionária por Sintra a mais de 2h.. É normal isto acontecer? Não deveria percorrer do litoral para o interior?
 

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
953
Local
Amora (Seixal)
Estando eu a sul por estes dias, não pude acompanhar o bons eventos de trovoada que desfilaram pelo litoral norte. Ainda assim, durante a madrugada, resolvi tentar a minha sorte no Miradouro do Alto da Vela, em Santa Cruz (Torres Vedras). As condições eram más, com imensa nebulosidade baixa, e quando uma linha de trovoadas se aproximou, apenas eram visíveis os flashes no meio de tanto vento e tanta chuva. Assim sendo, deixo-vos aqui um dos registos que consegui obter... é pouquinho mas o importante é lá estar e presenciar esta tão bela manifestação da natureza :)

[url=https://flic.kr/p/2nVWcfU] 2022.10.29 - 054244 (NIKON D7200) [Santa Cruz - Alto da Vela] by LusoSkies®, no Flickr[/URL]
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,203
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Setúbal dia seco, nem contabilizo os 0,4mm da manhã, este ano devia ser estudado este escudo em Setúbal não é normal... O dia segue ameno mesmo a esta hora apesar da muita humidade no ar..
No meu caso, bastou sair do Porto para começar a chover torrencialmente por lá. Se calhar o problema de Setúbal és tu! :lol:
Está na hora de fazeres uma escapadinha de 3 dias para outro sítio qualquer, pode ser que desbloqueie o escudo :D

---------------------

Por Samora, depois das chuvadas da manhã, já só se registaram céus, por vezes, muito ameaçadores, mas de onde não caiu mais nada.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
Boa noite

Valente trovoada que se abateu por aqui :w00t: Há muito, mas muito tempo, que não levava com um eco vermelho bem em cima :surprise:
Trovões intensos e chuva torrencial durante cerca de 10 minutos (pareceu-me também haver granizo, mas sem certezas), que fez disparar o acumulado para os 9 mm e causar inundações um pouco por toda a cidade :shocking:

Após a passagem da tormenta, tem reinado a acalmia com céu encoberto e um ou outro aguaceiro disperso.
Vamos ver o que como correm as próximas horas, mas hoje já deu para encher a barriga de tudo :p


Extremos: 16,0ºC / 21,8ºC / 9 mm (até agora)
T. Atual: 19,3ºC
HR: 82%
Vento: Nulo
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
Chovia torrencialmente no Montijo, estava na varanda e caiu um relâmpago exatamente em cima da caixa de metal do radar de velocidade de 60km/h quem sai da VDG para o Montijo.. Aposto que muita gente que ia a circular lá se assustou e bem porque eu assustei-me e estou a cerca de 1km...
No inicio vi um grande clarão seguido de um valente estalo, muito provavelmente foi essa descarga :shocking: