Seguimento Marítimo 2014 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Mar enorme!! Pensei que era suposto o mar estar maior na zona Norte. Em Sines os 15 m estão relacionados com a grande profundidade das águas?
O Mar é sempre fascinante por isso tenho tendência a escrever com letra maiúscula :)

De facto a bóia de Sines registou neste evento uma ondulação ligeiramente superior à de Leixões. Esperava equilíbrio, mas um pouco mais em Leixões, o que não sucedeu. E não tem a ver com a profundidade, ambas as bóias estão em águas profundas (80 a 100 metros) de acordo com os parâmetros da ondulação.
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Talvez exista aqui um padrão semelhante... tudo começou com uma onda ou um pequeno grupo de ondas que invadiu as praias, todas as praias... (Monte Clérigo, Aljezur)

Um dia normal e depois o que aconteceu...

m5li.jpg


 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: CptRena

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Alguém tem notícias da Praia Azenhas do Mar em Sintra?

Tambem houve estragos.
Faço ideia aquele restaurante que fica mesmo perto do areal...


Mar violento provoca estragos em praias de Sintra

«Prejuízos com algum relevo», diz autarca


A força do mar causou esta segunda-feira estragos na Praia da Adraga, que ficou com o parque de estacionamento inundado, e também na Praia Grande, ambas em Sintra, disse à agência Lusa o presidente da autarquia, Basílio Horta.

Segundo o autarca, que foi visitar os locais afetados ao final da tarde, a Praia da Adraga ficou com «prejuízos de algum relevo».

«A vedação que circunda a praia foi destruída, o mar galgou para o estacionamento e também o restaurante ficou afetado», descreveu Basílio Horta.

Também na Praia Grande, o mar invadiu a estrada de acesso, que está, por enquanto, encerrada.

«O mar arrancou bancos, floreiras e danificou outras estruturas, portanto também na Praia Grande os prejuízos são muito grandes», disse Basílio Horta.

Outros estragos foram também registados na Praia das Maçãs e Azenhas do Mar.

O presidente da Câmara de Sintra adiantou que, assim que o mar permitir e o tempo melhorar, previsões para quinta-feira, os locais afetados serão limpos e serão feitas as reconstruções necessárias.

Fonte:http://www.tvi24.iol.pt/503/socieda...tra-onda-gigante-tvi24-onda/1525427-4071.html
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Digo já que não percebo nada disto, mas vejos vagas que sobresaem claramente das outras e não me parece que seja pela altura delas, porque algumas delas aparentam ter o que chama de energia muito maior do que outras com a mesma altura.

Já vi muitos videos, em que parece que essas ondas não são ondas, parecem minitsunamis, não por causa da altura das ondas, mas pelas caracteristicas, tenho a certeza que não vi nada assim aqui em Portugal ainda (pelo menos em videos não vi). Não sei se já houve disso ....

São imagens impressionantes as que vi !
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Video do navio russo que ontem andou a rasca na costa do Estoril.
Estes russos pa :maluco:


______

Costa Alentejana, Zambujeira do Mar.

[ame="http://vimeo.com/83543233"]Hércules Zambujeira Do Mar 06-01-2014 on Vimeo[/ame]
 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: CptRena

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
751
Local
Mafra
Vai la vai.:eek:


" Hoje cerca das 14 horas foi assustador ver este grande navio “à garra” direito às rochas junto do antigo restaurante “Choupana” em S. João do Estoril. Estranho foi a tripulação só ter ligado as máquinas do navio, quando este já se encontrava dentro da zona de arrebentação. Teve grande dificuldade em sair dali e numa altura virou-se de través á vaga, quem estava em terra a observar, temeu o pior. Por sorte conseguiu recuperar a proa e durante um período onde o sete das ondes abrandou um pouco, lá conseguiu afastar-se lentamente terra. Muita sorte mas também muita irresponsabilidade, não só pela forma como manobraram tardiamente o navio mas também por fundear tão junto a terra com as condições de mar que estavam. Seriamente temi pela vida da tripulação e por uma maré negra na nossa costa!"
Miguel Lacerda (tambem autor das fotos)

23w63nq.jpg

Pelas fotos parece-me que foram estes grandes malucos que esta manhã se meteram à frente do catamaran, obrigando-o a abrandar!
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e jonas_87

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
uma dimensão do que se passou aproveitando uma foto de verão do José Caeiros no Google e uma de hoje do José Gonçalves...

Pontal da Carrapateira.

ipsy.jpg


nqy7.jpg
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Do que tenho visto acho que há aqui um padrão de 3-4-5 ondas nos vários locais da costa como uma espécie de libertação de energia. A água apareceu muito depressa e surpreendeu toda a gente coisa que nos grupos de ondas seguintes parece não se ter repetido.