Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,635
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Esta última saída do GFS vem confirmar os meus piores receios.
Este AA está a fortalecer - se de saída em saída, banindo toda e qualquer depressão do nosso caminho.
Infelizmente, parece ser daqueles que aparece na altura errada, para nos estragar o inverno.
Além disso não se prevê frio, o tempo ameno deve continuar... este ano passamos o natal na esplanada:lol:
 


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Além disso não se prevê frio, o tempo ameno deve continuar... este ano passamos o natal na esplanada:lol:


O negócio das lareiras vai atravessar tempos difíceis... :lmao:

Já lá vai o tempo em que, mesmo aparecendo períodos anticiclonicos, estava frio e havia belas camadas de geada.

Agora não, as geadas praticamente desapareceram e as temperaturas sobem a mais de 20 graus quase ou mesmo durante o Natal.
 
  • Gosto
Reactions: Davidmpb

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
De facto a situacao nao e nada animadora no entanto temos que manter a esperaca o anticiclone vai ter de ceder mais dia menos dia.
Aguardemos por melhores dias .
Enquanto ao frio nem vale apena falar pois estamos em dezembro e com temperaturas muito altas para a epoca enfim nao podemos fazer nada senao esperar.

Escrito atraves do meu telemovel.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
pode ser que caia neve nos pontos mais altos do grupo central dos açores na semana de natal.

quanto ao algarve... o natal vai ser chuvoso e ventoso.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Esta última saída do GFS vem confirmar os meus piores receios.
Este AA está a fortalecer - se de saída em saída, banindo toda e qualquer depressão do nosso caminho.
Infelizmente, parece ser daqueles que aparece na altura errada, para nos estragar o inverno.
Vamos ver, realmente não está nada de animador, em 2011/2012 apareceu exatamente nesta altura e em 2014/2015 foi o mesmo, esperemos que não seja assim. Ainda são poucos anos dedicados à meteorologia mas já foi o suficente para perceber que quando o AA aparece nesta altura, já é sempre complicado ir embora.
Mas em outonos/invernos secos aparecia bastante frio, agora não, está a ser exatamente a mesma coisa do ano passado.
Pode ser que no natal tenhamos alguma surpresa tal como em 2013, nesse ano novembro foi bastante seco e assim foi até ao natal, depois disso o inverno foi bastante rigoroso.
 
  • Gosto
Reactions: james

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Parece deja vu, no ano passado por esta altura as queixas eram exatamente as mesmas natal na esplanada e tal. E depois veio Fevereiro, Março, Abril e Maio sempre com precipitação acima da média. cAAlmex pessoal.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Hoje, como já sabia que estava uma temperatura pouco compatível com o mês do Natal, fui vestida à Outono e não à Inverno. Ainda assim tive calor. Mais um pouco e tenho de ir buscar roupa de verão. :disgust:
 
  • Gosto
Reactions: james

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
O negócio das lareiras vai atravessar tempos difíceis... :lmao:

Já lá vai o tempo em que, mesmo aparecendo períodos anticiclonicos, estava frio e havia belas camadas de geada.

Agora não, as geadas praticamente desapareceram e as temperaturas sobem a mais de 20 graus quase ou mesmo durante o Natal.

James, eu bem disse-te que até ao Natal podia vir calor. :D Este ano, o Natal vai ter 25ºC e a dar mergulhos na praia. :huhlmao:

Natal na esplanada, é quase normal no Algarve, agora na praia a dar mergulhos é que já não. :D
 
  • Gosto
Reactions: james

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
2 semanas de tempo seco, é muito provável.

mais que isso não... a semana do natal vai ser instável. Nos prazos mais longos já repetiram vários cenários chuvosos.

o que destoa são as temperaturas amenas mas isso é porque estamos do lado errado do anticiclone.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e james

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Foi atualizada a previsão mensal do IPMA e aqui para o Norte a precipitação vai continuar abaixo da média até, pelo menos, às portas do Natal.
Já andamos neste padrão desde Junho, sempre a chover abaixo da média ( nalguns meses muito abaixo da média) e com temperaturas, salvo curtíssimos períodos, com brutais anomalias positivas ( recordo ,por exemplo, os 40 graus nas praias em Agosto ou os inacreditáveis 30 graus no dia 31 de Outubro aqui em Viana do Castelo ou, mesmo agora, nos últimos dias e com temperaturas acima dos 20 graus dias e dias seguidos, a meia dúzia de dias do Natal) .

E, vendo os modelos, com a previsão de um inverno com anomalias positivas na temperatura e aparentemente sem precipitação por aí além, vai ser um inverno que não ficará para a história.

Eu não queria queixar - me, mas aqui para cima está mau demais para ser verdade. :facepalm:
 
  • Gosto
Reactions: 1337
Estado
Fechado para novas mensagens.