Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Não é por nada, mas hoje de madrugada o AA fugiu para a frente passar. :D

Dizias tu isto na semana passada, no entanto choveu bem por todo o país nesta madrugada. Até digo que foi das frentes mais generosas.


Não é por haver predominância do anticiclone que não possa passar uma ou outra frente. A meteorologia é uma luta de sistemas e este AA nem é dos mais fortes.

Aqui para cima, foi uma frente que seria boa em maio ou Junho. Para Dezembro foi muito fraquinha.

Mas aí para baixo até têm tido sorte, tem chovido bem, aqui para cima que para aí há meio ano que chove quase sempre abaixo da média.
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata


TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Bonita depressão: :D
Y110m7u.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,468
Local
Olhão (24 m)
Uma coisa é certa, a tal mudança de padrão até ao final do ano, não virá. Não fosse, estas cut-off's que tem afectado particularmente o centro e sul e isto estaria pior.

Agora, no Norte nem as frentes chegam com intensidade e nem existe passagem de frentes sucessivas como acontecem noutros anos, o Norte vai acabar Dezembro bastante abaixo da média, no sul acabará perto da média, tirando o interior do país onde ficará abaixo da média.

A previsão do NOAA coloca precipitação abaixo da média, nos meses de Janeiro e Fevereiro.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,683
Local
Açores
A escandinávia deverá ter um final de ano atípico, sendo a anomalia na temperatura bastante dramática na próxima semana:

IYfcHVjl.png


Estão previstas bruscas variações de temperatura em Ivalo, por exemplo (68ºN):

A5y2F17.png


Por esta altura é mais que óbvia a falta de frio na Europa. Ainda assim, aqui vai :D

White Christmas to remain a dream in Switzerland

Já em relação ao Pai Natal, a temperatura na terra dele geralmente não sobe mais que -5:

y67moIN.png


Mas como este ano não é propriamente normal...

Gtr3OUP.png


... não fiquem admirados se ele aparecer assim :lol:

qtpjn1Pl.jpg
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
@Orion , após analisar 4 modelos assim de repente e mesmo sabendo que vale o que vale nesta altura essa é mesmo a imagem certa.
Não sou muito de me queixar mas irra! Este AA é mesmo uma chatice!.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Para o Natal, o ECM até prevê algum frio.
Em relação à precipitação, nem vale a pena falar nisso. Aqui no Norte vai continuar a chover abaixo da média até meados de Janeiro, segundo a atualização da previsão mensal do IPMA.
No Centro e no Sul ainda poderão ter alguma coisa, mas no Norte não, o bloqueio é demasiado forte, tão cedo não desaparece. Temos que nos contentar com estas frentezinhas supersónicas e quase patéticas na sua duração ( tendo em conta a época do ano) .
E, para ajudar à festa, segundo a atualização sazonal do IPMA , a temperatura vai continuar acima da média até maio. E não se sai disto, enfim...


P.S. É impressão minha ou a previsão a 10 dias do ECM não tem nada a ver com a previsão mensal do IPMA?
Já não percebo nada disto :huh: , ou será que o IPMA mudou de modelo?
 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,989
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Estamos nós aqui a colocar as mãos na cabeça, a pensar no que se passa com o nosso clima...
Pois, este ano não está a ser normal.
Batemos médias de temperaturas mensais, umas atrás das outras, franzimos as sobrancelhas a pensar na quase inexistência de geadas.
Já aconteceu no passado, está a acontecer.
Desconhecemos o que nos trará o futuro longínquo. Mas, mesmo no decurso das nossas poucas dezenas de anos, vamos apercebendo que há mudanças no ar.
Hoje que temos comunicação social, que temos acesso a dados concretos sobre o clima, temos por vezes momentos de "pânico".
Talvez seja tempo de parar um pouco, acalmar as nossas almas. Vivemos num frenesim, queremos saber o passado e o presente e ansiamos saber o futuro a cada instante.
Queixamo-nos constantemente com o que virá\não virá. E não aproveitamos devidamente o que temos no presente momento...

Isto é seguramente a nossa paixão pela meteorologia!

Então amanhã temos sol, tempo seco, frio e provavelmente geada? Óptimo...;)
 
Última edição:

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Estamos nós aqui a colocar as mãos na cabeça, a pensar no que se passa com o nosso clima...
Pois, este ano não está a ser normal.
Batemos médias de temperaturas mensais, umas atrás das outras, franzimos as sobrancelhas a pensar na quase inexistência de geadas.
Já aconteceu no passado, está a acontecer.
Desconhecemos o que nos trará o futuro longínquo. Mas, mesmo no decurso das nossas poucas dezenas de anos, vamos apercebendo que há mudanças no ar.
Hoje que temos comunicação social, que temos acesso a dados concretos sobre o clima, temos por vezes momentos de "pânico".
Talvez seja tempo de parar um pouco, acalmar as nossas almas. Vivemos num frenesim, queremos saber o passado e o presente e ansiamos saber o futuro a cada instante.
Queixamo-nos constantemente com o que virá\não virá. E não aproveitamos devidamente o que temos no presente momento...

isto é seguramente a nossa paixão pela meteorologia!

Então amanhã temos sol, tempo seco, frio e provavelmente geada? Óptimo...;)
Muito bem dito! :palmas:
É isso mesmo, aproveitem! Se estiver sol, aproveitem para passear ou tomar um café na esplanada. Se estiver a chover, aproveitem para ficar em casa e vejam filmes debaixo da mantinha. :D
Agora, acho que não vale a pena ficarmos chateados porque o tempo não está como queremos, não vale a pena mesmo! ;)
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Muito bem dito! :palmas:
É isso mesmo, aproveitem! Se estiver sol, aproveitem para passear ou tomar um café na esplanada. Se estiver a chover, aproveitem para ficar em casa e vejam filmes debaixo da mantinha. :D
Agora, acho que não vale a pena ficarmos chateados porque o tempo não está como queremos, não vale a pena mesmo! ;)
Sim... e as minhas árvores tropicais agradecem! :lol:
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Para o Natal, o ECM até prevê algum frio.
Em relação à precipitação, nem vale a pena falar nisso. Aqui no Norte vai continuar a chover abaixo da média até meados de Janeiro, segundo a atualização da previsão mensal do IPMA.
No Centro e no Sul ainda poderão ter alguma coisa, mas no Norte não, o bloqueio é demasiado forte, tão cedo não desaparece. Temos que nos contentar com estas frentezinhas supersónicas e quase patéticas na sua duração ( tendo em conta a época do ano) .
E, para ajudar à festa, segundo a atualização sazonal do IPMA , a temperatura vai continuar acima da média até maio. E não se sai disto, enfim...


P.S. É impressão minha ou a previsão a 10 dias do ECM não tem nada a ver com a previsão mensal do IPMA?
Já não percebo nada disto :huh: , ou será que o IPMA mudou de modelo?



Também não sei o que quer dizer o IPMA quando refere precipitação abaixo da média. Se quer dizer que não vai chover nada ou se vai chover apenas menos que a média. É que se for a segunda hipótese , aqui para cima tenho uma média nos meses de Dezembro e Janeiro de 420 mm, por isso se cair 300 mm já está bem abaixo da média. :D
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Muito bem dito! :palmas:
É isso mesmo, aproveitem! Se estiver sol, aproveitem para passear ou tomar um café na esplanada. Se estiver a chover, aproveitem para ficar em casa e vejam filmes debaixo da mantinha. :D
Agora, acho que não vale a pena ficarmos chateados porque o tempo não está como queremos, não vale a pena mesmo! ;)


Podias ter - me citado. :D

Acho que continuas a não perceber o meu raciocínio.
Eu não estou a suspirar desesperado pelo estado de tempo que quero, mas a constatar um facto.
Antigamente( e não sou assim tão velho) quando estávamos sob a influência do AA ( sempre existiram períodos com céu pouco nublado nesta época, como é óbvio, não é de agora), era garantido que havia aqueles arrefecimento noturnos com grandes geadas que até fazia fumo. E quando esse AA terminasse éramos varridos por belas depressões com belos cavamentos.
Mas de há uns anos para cá, salvo raras excepções, quando está por cá o AA não temos aquele frio e não há geadas a sério. E quando vem instabilidade, boa parte das vezes só aparecem depressões fracas e fugazes.
A muita gente isso pode não incomodar, mas a mim, incomoda, não sei por quê, mas incomoda.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.