Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.
M

Membro excluído 274

Bons dias...

Que pena que 5ª feira não haja precipitação...

Previsão AEMET para Ourense:

Validez: jueves, 18 febrero 2016 de 0 a 24 horas (oficial)
Predicción
Nuboso. Precipitaciones débiles dispersándose al amanecer, que remitirán al anochecer. Cota de nieve: 200 metros subiendo a 400 metros por la tarde. Temperaturas nocturnas sin cambios o en ligero descenso, con mínimas entre -8 y -2 grados, y diurnas en descenso, con máximas entre -1 y 7. Heladas generalizadas, más frecuentes en la montaña. Vientos flojos.
 


M

Membro excluído 274

A chave para a neve a cotas mais baixas ainda com precipitação estará na capacidade de retenção do frio acumulado nos últimos dias... hoje o dia vai ser gelado... nisso o isolamento de Tras os Montes pelo eixo Montemuro-Marão-Alvão-Gerês é vantajoso... pois não há sol e as temperaturas não vão ter tempo de se recuperar... a cotas medias / altas a nevada poderá até ser algo significativa, abaixo disso veremos se pelo menos dá uma "farinhada" ao ambiente...
A cota baixará muito mas como sempre sem precipitação.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Flaviense, como estamos em latitudes de transição, eu encaro a previsão das cotas como uma referência, pois é habitual a mudança de cotas à última hora ( com surpresas ou desilusões) . Isto, digo eu, terá a ver, eventualmente, com as correntes frias e quentes que se cruzam por cá, que são imprevisíveis e onde os modelos não lidam muito bem.

Mas, para Trás - Os - Montes, apostaria numa surpresa hoje.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Neve a cotas baixas em Portugal continental, e nomeadamente nas terras baixas do Minho, apenas com entradas continentais minimamente consistentes (vulgo siberianas), e que posteriormente com a chegada da precipitação, o intenso frio acumulado ainda resiste e converte a chuva em neve.
 
  • Gosto
Reactions: dahon

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Isso depende um pouco das nossas expectativas também.
Se cá no Minho, estivermos à espera de um nevão com acumulação, claro que só uma entrada continental pode oferecer isso.
Mas se estivermos à espera de alguma fugaz queda de neve ( com pouca ou nula acumulação) a cotas relativamente baixas ( que já presenciei pessoalmente) ou água - neve a qualquer cota ( também já presenciei) , então podemos sempre esperar algo de uma entrada fria marítima vigorosa.

Embora, pessoalmente, penso que cá no Minho, o fenómeno de queda de neve devia ser encarado com normalidade e acompanhado com mais atenção pelos amantes de meteorologia, pois muitas vezes a queda de neve ( com, pouca ou sem acumulação) ocorre em cotas em que toda a gente tem acesso mais ou menos rápido ( não precisa de andar 200 km para ver um pouco de neve) .
E também convém não esquecer que o Minho não tem planícies. Tem montes / serras e vales, por razões históricas a ocupação incidiu essencialmente nos vales. Mas há sempre um monte ou Serra por perto.
 
M

Membro excluído 274

Ativado aviso amarelo por queda de neve acima dos 1000 metros, parece-me bem lançado... abaixo não haverá neve para ninguém... mais uma vez Montalegre a fazer a festa!
 
M

Membro excluído 274

Às 12H:

Chaves: 3.2ºC
Montalegre: 3.3ºC
Mogadouro: 4.4ºC

Na Beira Interior o frio a escapar mais rapidamente:

Guarda: 5.1ºC
Figueira Castelo Rodrigo: 6.6ºC
Fundão: 7.8ºC
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,216
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Na Gralheira vai chovendo, e a chuva lá vai nevando a neve.

esW8pHW.jpg


Em Montalegre estavam 1,9ºC às 14h, ainda sem precipitação.

Na Torre estão -0,4ºC.
 
M

Membro excluído 274

Na Gralheira vai chovendo, e a chuva lá vai nevando a neve.

esW8pHW.jpg


Em Montalegre estavam 1,9ºC às 14h, ainda sem precipitação.

Na Torre estão -0,4ºC.

Mau sinal chuva na Gralheira, a cota está acima do previsto... já tentei via Meteo Tras os Montes saber se neva em Montalegre.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
É verdade, foi o Inverno mais frio que já vivi!
O dia mais frio da minha vida foi lá em Białystok, 30 de Janeiro de 2012 se não me engano, máxima de -18ºC e mínima de -29ºC ! :cold:

Disso já não me recordo. Fazendo uma pesquisa rápida aqui nesses meses e na altura da vaga de frio não encontrei lá a referência aos -29ºC, mas fabuloso de qualquer modo!!

Só para recordar :D:

Re: Blizzard Europa (Jan/Fev 2012)

Este é o ultimo post que escrevo a partir da Polónia amanhã cedo vou voltar a Portugal, aqui vivi o Inverno mais frio e nevoso da minha vida, passei aqui bons momentos, mas infelizmente esta etapa acabou.
Despeço-me com a sempre agradável temperatura de -19.8 °C:cold:, (vou ter saudades destas temperaturas :().

Memorável! Eu punha a webcam da praça onde faziam um mercado (se a memória não me falha) na minha TV da sala e servia-me de companhia!
Acho que nem uma mensagem privada trocámos nunca... mas pronto era o meu colega aqui da casa lá nos países de leste e toda a famelga tinha de me aturar! lol

Acho que a conversa é melhor continuar aqui, já é muito off-topic para o seguimento Sul! ;)
 

gomas

Cumulus
Registo
6 Fev 2014
Mensagens
114
Local
lamego(arredores)-300m
parece que o inverno está presente depois de uma semana de chuva e algumas geadas e até mesmo neve cada vez mais raro enfim
está na altura de saber os recordes de precipitaçao frio etc...
uma coisa é certa as minimas estao a dar sinais de recordes para este inverno 2015/16
e os proximos dias vao dar minimas abaixo de zero:intrigante:
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,678
Local
Aveiras de Cima
Disso já não me recordo. Fazendo uma pesquisa rápida aqui nesses meses e na altura da vaga de frio não encontrei lá a referência aos -29ºC, mas fabuloso de qualquer modo!!

Só para recordar :D:



Memorável! Eu punha a webcam da praça onde faziam um mercado (se a memória não me falha) na minha TV da sala e servia-me de companhia!
Acho que nem uma mensagem privada trocámos nunca... mas pronto era o meu colega aqui da casa lá nos países de leste e toda a famelga tinha de me aturar! lol

Acho que a conversa é melhor continuar aqui, já é muito off-topic para o seguimento Sul! ;)

Não tenho nenhum post desse dia dos -29ºC, na altura havia um chat no fórum e muitas vezes escrevia lá, lembro-me de ter posto lá essa informação, infelizmente esse chat já não existe. Mas não senti na pele os -29ºC apenas vi o registo no site do instituto meteo polaco oficial, o mínimo que senti na pele foi -24ºC, abaixo dos -15ºC sente-se uma sensação de queimadura constante na pele exposta, estar parado ao frio (paragens de autocarro por exemplo) era um suplicio, tortura mesmo. :cold:

Quanto há webcam continuo a seguir actualmente, embora não tão regularmente agora, mas quase todas as semanas vou lá espreitar para ver como anda a "minha" cidade polaca. :D

Embora seja nascido e criado nos subúrbios de Lisboa, os caminhos da vida têm me levado para sítios meteorologicamente bastante diversos, agora estou a trabalhar em Figueira de Castelo Rodrigo, não tão frio e entusiasmante como Bragança, onde estive 7 anos, mas ainda assim interessante. :)
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Pois era! Já nem me lembrava do chat!

E sim realmente ir estudar para Bragança... Um sonho para muitos de nós! ;)

O que é preciso é ir havendo que fazer! Porque os "aérios" fazem falta ao final do mês!

Ai em Figueira de Castelo Rodrigo, já deu para veres alguma água-neve o que já não é mau! Este Inverno sim tem sido um "inferno" para nós amantes do frio e da neve! Mas a meteorologia é assim mesmo e são as surpresas o inesperado que fazem dela algo tão apetecível! :thumbsup:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.