Seguimento - Novembro 2008

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,222
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
02-11-2008.png

Precipitação:
14,5mm Santana - Madeira (Rog)

------------------------------------------------------------------

NOTA:
Os dados da tabela de ranking meteoPT, resultam da colectânea de valores extremos de temperatura e precipitação das estações on-line de membros do fórum, assim como daqueles que vão neste tópico registando os valores extremos das suas estações amadoras.
 


Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Bom Dia:)

Por aqui a Minima de Hoje foi de 3.3ºC:cold::cold::D.
Neste momento estão 9.5ºC:cold: e céu pouco nublado:(
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Hoje Almada e Aljezur tiveram ambas mínimas em volta dos 2,5ºC :D
São duas estações que eu já risquei da minha lista há muito tempo. :D

É verdade, mas confesso que tenho uma enorme curiosidade em saber porque é que isto acontece. Que raio de processo físico e condições do equipamento podem fazer com que tal coisa aconteça.É verdade, mas confesso que tenho uma enorme curiosidade em saber porque é que isto acontece. Que raio de processo físico e condições do equipamento podem fazer com que tal coisa aconteça.

Eu já expliquei isto N vezes mas aqui fica novamente...

Moro na Margem Sul e conheço mais ou menos meteorologicamente todos os locais. Os termometros de viaturas são interessantes e mostram cenários diferentes muitas vezes em poucos kilometros.

A estação de Almada embora tenha nome de praia :p não deve estar em praia alguma mas sim uns kilometros afastada do mar.

Acredito que a estação esteja mais ou menos no local assinalado a vermelho

almadamh8.jpg


Se repararem aquela zona é um pinhal...

Quem conhece os valores da minha estação, Moita, sabe que muito dificilmente há valores muito mais baixos de minimas na Margem Sul....mentira.

Já me aconteceu passar nesse pinhal e ter valores muito mais baixos que na Moita.

Um dos últimos episodios há 2 ou 3 anos marcou-me porque nesse pinhal estavam -3.0ºC e quando cheguei a casa estavam 0,5ºC no termometro do "fiavel" Opel Corsa.

Portanto, os mais cépticos, tirem da cabeça que aquela estação está avariada, a não ser que me provem que a estação está realmente na praia.

Quem quiser ir lá passear num dia bem fresquinho pode tirar todas as dúvidas.

Entretanto hoje tive a mínima mais baixa pós-verão 4,2ºC
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Já se discutiu isto 1001 x :angry:
Se as estações continuam activas e há anos a fio.. porque não.. ACREDITAR nos valores???
Como disse o hotspot, a estação de Almada, embora não saiba onde ela está, estará certamente numa zona daquelas de Pinhal, e não colada ao mar, e sabemos que na margem sul há zonas que arrefecem bem. E se fosse do equipamento, então como raio a estação tinha tido uma subida de quase 10º numa hora ou duas durante a noite???? É mesmo local! E essas subidas são certamente quando o vento quebra esse "isolamento" local e trás o ar do lado do mar. Parece-me lógico.. Mas ok..

A de Aljezur também não sei onde está. Mas conheço bem Aljezur, e aquilo está a uns bons km's do mar, e ainda por cima tem basicamente uma série de elevações a "tapar" a localidade do mar.. Em situações de tempo calmo à noite.. É quase como se o mar não existisse. Já lá estive muitas vezes de Verão, e é VERDADE que ali arrefece muito de noite. Penso ser lá frequente em pleno Verão, em noites que a temperatura anda perto dos 20º em Lisboa ou na costa sul do Algarve, ali em Aljezur andar perto dos 10º com um frio terrível para quem vai a pensar numa noite de Verão. O sítio é mesmo propício a boas inversões. Não tenho qualquer dúvida.

Não sei porque se continua a insistir que os valores são errados, que o material do IM funciona mal, quando é a entidade oficial, e que está com essas estações funcionais há anos a fio.. Mas enfim.
A única crítica aqui que poderia aceitar, isso sim, era a localização das estações! Ainda sendo zonas propícias ao frio, as estações podem estar metidas em "buracos" ou zonas ainda mais frias que a localidade à volta, é possível sim é claro. Mas isto já é outra conversa.

PS: e mesmo que estivesse na praia a estação, continuava a acreditar. especialmente pelo que já referi de volta e meia, num espaço curto a temperatura subir muitos graus, sinal que só pode estar pelo menos relativamente perto da praia....... e também penso que em discussão antiga já usei este exemplo: numa noite fria ou fresca e calma de céu limpo no outono ou inverno peguem no carro com um termómetro, vão a Sintra à vila, andem uns km's e vão até p.ex a Praia das Maçãs.. Depois tirem as vossas conclusões os mais cépticos.. ;)
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,688
Local
Aveiras de Cima
Bom dia:)

Aqui em Bragança o céu está muito nublado e registo 9.0ºC
Tive uma minima de 4.6ºC

Eu tive máxima de 10,8ºC, tu de 11,8ºC e a estação do IM 12,8ºC :rolleyes: Mas pelo menos lá a mínima chegou aos -1,0ºC.

Agora 5,6ºC estabilizados devido à nebulosidade.

Tem sido interessante comparar os valores das estações de Bragança:)
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Bom dia:)

Aqui em Bragança o céu está muito nublado e registo 9.0ºC
Tive uma minima de 4.6ºC



Tem sido interessante comparar os valores das estações de Bragança:)

Caros vizinhos, desculpem só agora participar, mas ontem estive para fora!:cool:

Os meus extremos de ontem, dia 2, foram: mín -1.5ºc e máx +13.3ºc

Provavelmente pela demasiada exposição da minha estação, vou obtendo mínimas mais baixas e máximas mais altas que a maioria dos conterraneos...:confused: