Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Aproveitem a oferta que o ECMWF está a fazer da a saida das (00) :p.

O dia está a começar bem. Os vários modelos puxaram um pouco o anticiclone para oeste, donde mais hipóteses da tal entrada mais húmida de noroeste e a atingir maior extensão do nosso país:rain:

Então o GEM está um mimo:thumbsup:

gem-0-156_rap4.png
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

100% certo são os aguaceiros no fim de semana em especial no Domingo e que podem ter trovoada alguns desses aguaceiros...

Venham eles, estamos cá para isso. :rolleyes:

Quanto ao resto da semana por enquanto os modelos mostram o AA a proteger o seu "castelo" (neste caso o castelo somos nós :lmao:). Vamos lá ver se aquela entrada fria vence a guerra e se ao menos o AA enfraquece um pouco para permitir algum ventinho fresco, nem que seja "de raspão" :unsure:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Em relação ás duas situações que parecem querer quebrar este marasmo anticiclónico dos últimos tempos!

Em relação a este fim de semana, continua prevista precipitação generalizada sobre o território de Portugal Continental, tanto para Sábado como Domingo. O GFS continua a apontar para precipitaçoes razoáveis, e embora tenhamos que ter em conta a precipitação do tipo convectivo e a dificuldade na previsão da mesma, devemos ter em conta o facto de nos encontrar-mos já a 24h do evento.

Quanto à próxima semana está instalada a guerra. Anticiclone colocado mais próximo e com maior influência sobre o território pelo GFS. De resto todos os outros modelos sem excepção apontam um anticiclone vigoroso sim, mas colocado mais a oeste com um jet favorável a permitir o estender de uma depressão (mais ou menos vigorosa consoante os modelos) sobre o território. Chamo a atenção para um facto que aumenta a incerteza. Dir-me-ão que consistentemente o GFS aproxima o anticilone. Concordo! Mas outros modelos, nomeadamente o Europeu fizeram a recolocação do mesmo permitindo a entrada mais vigorosa da depressão a norte.

Todos nós podemos praticar qualquer exercício de previsão , todos nós podemos dizer algo menos fundamentado, acertarmos daqui a uns dias (como uma raspadinha, ou um totoloto) e vir aqui expor o nosso júbilo, e dizer "ah como eu já tinha dito", "afinal eu já sabia"...
Ou simplesmente acompanhar os acontecimentos e estar aqui por paixão, emoção e procurando servir a comunidade de forma séria com o nosso modesto conhecimento.

Fico é muito feliz por ver neste fórum e no meio de tanto e tanto post, que me faz pensar "mas que raio é que isto se está a tornar" ver colegas foristas com mais ou menos conhecimentos a partilhar informação de forma séria e responsável no meio de tanto ruído, fazendo o seguimento do tempo e dos modelos na crista do acontecimento, sabendo ver a mutabilidade dos mesmos. E é bom ir aprendendo algo com eles :)

Bem hajam!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Já agora é de ter em conta a precipitação prevista pelo ECM para o fim de semana, visível em:

http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaonumerica/index.jsp# (seleccionar Península Ibérica e Precipitação)

A confirmar-se não seria nada mau, sobretudo no Sul e algumas zonas do Litoral Centro.

Seria excelente, e por experiência própria, costuma ser muito mais acertada que o GFS. Quanto à posição do AA é esperar mais um par de dias para se ter uma ideia do que se vai passar.
Junto a opinião do HIRLAM, o modelo espanhol, que deve apostar pela colocação do AA muito a oeste, pois está a prever ventos de oeste e chuva para Badajoz na próxima Quinta. Se alguém souber onde se podem consultar as cartas deste modelo, agradecia que dissesse.
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Bom dia!
A saida do europeu (ECMWF) a meu ver é a mais favoravel que o GFS! Uma vez que intensifica mais a advecçao a NW do que o GFS! Chuva generalizada, Trovoadas nao serao descartadas sobretudo mais no sul sobretudo durante a tarde de amanha! Domingo, preve se igualmente precipitaçao mas mais no norte e centro do pais! Nao se deve descartar porem alguma convecçao mais intensa, ou seja, chuva forte e trovoada localizada!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

O que nos está a safar de não ter uma nortada valente nos próximos dias é que a depressão por cima do Reino Unido e Escandinávia é muito cavada, se não o AA acabaria por subir e tomar as rédeas do Atlântico Norte, colocando-se em triângulo puxando assim ar frio bem lá do norte :D:D certamente na semana que vem iremos ter dois núcleos bem distintos :w00t: que poucas oscilações terão.

Para amanhã alguém espera trovoada ?? é que se espera vale mais não esperar se não desespera :p pois a partir de amanhã as temperaturas começam a descer, logo não há potência suficiente para que se formem, para além de que o cape mal se "vê"....mas no mar elas certamente irão aparecer, se alguém se quiser aventurar nas costas do Algarve :lmao: fica a sugestão.

 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Embora fracas as probabilidades estão lá!


capeandli.jpg


O nosso IM diz:

Previsão para Sábado, 28 de Fevereiro de 2009

Céu muito nublado.
Vento fraco (inferior a 15 km/h).
Aguaceiros nas regiões Centro e Sul, sendo fracos na região Centro.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoada na região Sul.
Neblina ou nevoeiro matinal.
Pequena descida da temperatura máxima.

Previsão para Domingo, 1 de Março de 2009

Céu geralmente muito nublado.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste,
tornando-se moderado (20 a 35 km/h) de noroeste no litoral.
Aguaceiros, que serão de neve nos pontos mais altos da Serra da
Estrela, baixando a cota para os 1200 metros a partir da tarde.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.
Pequena subida da temperatura mínima.
Pequena descida da temperatura máxima.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Embora fracas as probabilidades estão lá!

Sim... daqueles casos em que caso exista trovoada ela não se ficará a dever ás previsões de CAPE e LI que desta vez não são nada, mas mesmo nada de extraordinário. Curiosamente na Madeira e embora o índice fosse mais coincidente, o número de descargas verificadas ficou, a meu ver, acima das expectativas. Situações convectivas são aquilo que são. Uma caixa de surpresas. Por isso não acredito em grandes trovoadas, mas...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Atendendo a que aqui parece mais uma guerra entre sonhadores e pessimistas, e pessoas que dizem que outros analisam mal os modelos por acharem que o AA está perto e que apesar da run mais favorável aos sonhadores/Optimistas, acharmos que o AA vai tomar conta da peninsula !!
E dizem que somos futuristas ... enfim ... não vale a pena mais conversa !!

Não estou ... nem os outros amigos algarvios para discutir o que é o sonho, pessimismo ou realismo !! (não me vou chatear com isto !! );)

Analisando o seguimento dos modelos que parecendo que não, ás vezes é neste tópico que estamos, noto uma enorme diferença entre os modelos de ontem e de hoje nomeadamente em relação a esta depressão.

Os modelos prolongam esta depressão que se avizinha este fim de semana até Quarta de manhã aqui no sul, colocando a maior parte da precipitação (aqui no Algarve) na Segunda e Terça-feira ...

Quanto ás trovoadas parecem-me indices de Cape baixos sendo mais prováveis que aconteçam no sul nomeadamente Segunda e terça!!

No que diz respeito á precipitação concordo perfeitamente com alguns mebros que dizem que em alguns sitios pode chover e noutros nem cair pinga ( o famoso quadradinho que alguem aqui falou ) !!
Ou seja pode chover 30 mm em faro e em Olhão nem cair pinga !!

PS: Deixem-se de guerrinhas. Até admira ainda ninguem falar em neve :D