Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
obrigado Jorge.

Nao sou pescador lol, sou é surfista, e vivo muito do mar, até porque tenho que treinar mto frequentemente para campeonatos.

Mas este ano tem sido dificil, ja nao entro no mar vai fazer duas semanas e isto para mim é um massacre.

Tava era mal abituado ao outono/inverno do ano passado, que por esta altura tinha smp excelentes condiçoes no mar... boas ondulações, ventos de leste matinais, e a tarde glass sem vento nenhum.
Este ano tem sido muito diferente, mas espero que neptuno me de alguns dias melhores que estes que se tem visto.
Por mim ate podia chover e nevar todos os dias, desde que tivessem boas condiçoes no mar :P . Lembrome perfeitamente o ano passado em dezembro estar a nevar e eu no mar a apanhar altas ondas ehehe :D

Jorge ja agr, no que toca a ventos quais sao as previsoes? vai coontinuar as ventos fortes de noroeste/oeste?

Cumps.

Ah, assim a história já é diferente... este ano o mar tem estado um pouco tempestuoso demais, mas houve aí alguns dias (antes do fim de semana passado) que creio terem estado boas condições para fazer surf...

Acho que não tenho muito boas notícias para te dar, a previsão é maioritariamente de vento moderado/forte do quadrante norte para os próximos dias, pelo que o surf vai por água abaixo. Mas pode ser que haja algum cantinho protegido na tua zona (que não conheço bem) onde possas treinar. Acompanha as previsões através do windguru (já deves conhecer, suponho). Recentemente até escrevi um "artigo" a falar desse site que está aqui http://www.katembe2.com/windguru.htm (abrir com Internet explorer).

Cumps
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Apesar desta run das 6h a muito longo prazo ter fugido da rota desejada, resolvi dar uma volta ao site da NOAA, e estive consultando os valores do AO, NAO e Storm Track !!
Parece que os valores do NAO depois do dia 3/4 Dezembro poderão cair um pique para valores da ordem dos -1 ou mesmo -2.
O AO também tem esta tendência.
O Storm Track previsto para o periodo de 5 a 13 Dezembro também é bem mais favorável para o Sul de Portugal !!

Os dados estão lançados .... vamos aguardar pelas próximas runs !!
A partir de 4/5 Dezembro o tempo vai mudar ... lentamente mas vai mudar !!
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
Ainda ha duas semanas atras,numa 4º feira apanhei ondas muito boas. o swell apontava para 1.8m e nao havia ponta de vento, nem uma brisinha.

O windguru é o unico site que acompanho, dizme tudo o que preciso saber e raramente falha.

Aqui na minha zona da figueira da foz, nao ha muitas praias protegidas, portanto para dar umas ondas o swell nao pode estar muito alto, no max. 2.2m e os melhores ventos sao de quadrante leste, e de sul tmb nao é mau.

la para baixo peniche/lisboa é que estao com sorte, que ha muitas praias que funcionam com estes swells enormes e ventos de norte.

tou a ver que este inverno vou ter que fazer uns valentes kilometros para surfar.

Bem, muito obrigado pelas tuas explicações Jorge;)

E espero que tenha mais sorte daqui para a frente, se bem que as previsoes nao me dao muitas esperanças.

edit: foste tu que escreveste aquele artigo sobre o windguru? Esta muito bom mesmo, muito completo.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Boas tardes...

A chuva marca já presença no Centro e Norte do país, descargas eléctricas apenas ocurreu 1 pelas 13:19h:

por091128170029.jpg

imagem1u.png


A massa de ar frio ainda vai longe, mas já esteve bem mais:

 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Srs. Moderadores este evento não mereceu a abertura de um tópico de seguimento especial, porquê?
Vento forte, precipitação elevada e quem sabe alguma neve não acontece todos os dias...

Há muito tempo que não há tópicos dedicaod sespeciais no fórum, quando a situação se justificar os regionais passam a especiais de seguimento com o devido destaque, e para falar de previsões usa-se este.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Há muito tempo que não há tópicos dedicaod sespeciais no fórum, quando a situação se justificar os regionais passam a especiais de seguimento com o devido destaque, e para falar de previsões usa-se este.

Foi apenas uma observação e como não sabia bem em que tópico a poderia enquadrar coloquei-a aqui, é claro sem querer ferir susceptibilidades nem competências... Mas como foi feita de uma forma constante ao longo dos últimos dias comparações entre a " Helena" e esta depressão pensei que mereceria ser igualmente "baptizada" !:)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Foi apenas uma observação e como não sabia bem em que tópico a poderia enquadrar coloquei-a aqui, é claro sem querer ferir susceptibilidades nem competências... Mas como foi feita de uma forma constante ao longo dos últimos dias comparações entre a " Helena" e esta depressão pensei que mereceria ser igualmente "baptizada" !:)

No problema ;)
Quanto ao baptismo, vamos esperar mais um pouco a ver se as peças estão no sitio certo nas próximas horas :)
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
O satélite Metop acabou de passar pela Península e deixou-nos esta bela imagem do que nos espera nas próximas horas:
metop200911282310.jpg


O ar frio que vem logo atrás deverá começar a atingir o noroeste mais ou menos dentro de 2/3 horas.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.