Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O GFS voltou a um tira e põe incrível... mas nas últimas runs tem posto consistentemente depressões à nossa latitude, mas tem estado sempre a variar nas datas, na intensidade da precipitação e na origem das depressões...
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Podes crer até mesmo a 120 horas já não se está seguro no que ás previsões diz respeito ... isto não é sinal de estabilidade certamente !!

Um pequeno excerto do site do AEMET (IM de Espanha)
Dias 14 a 16
"LA INCERTIDUMBRE ES MUY GRANDE DURANTE ESTOS TRES DIAS, CON MUY
DIFERENTES ESCENARIOS. LO UNICO QUE SE PUEDE CASI DESCARTAR ES LA
SITUACION DE ESTABILIDAD GENERALIZADA."

Isto mostra bem a dificuldade que é prespectivar os próximos tempos, depois do S. Martinho !
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
O pior ou não é o que o GFS e o ECM andam os dois loucos, porque mais vale andar os dois loucos do que apenas 1 !!!!
Eu acho que a partir do dia 15 acaba-se este marasmo .. o que não quer forçosamente dizer muita chuva nesta semana forçosamente !!

Que o GFS ande instável a médio prazo concordo, é normal, e nesta situação ainda mais..

Agora que o ECWMF ande instável a médio prazo não concordo nada..
Há 2 semanas que anda tudo à espera da mudança baseada nos cenários médio prazo do GFS!
Eu tenho andado caladinho e "aborrecido" pois tenho acompanhado o ECMWF e este nunca tirou de cima ou de muito perto o AA, a não ser para coisas de raspão como as que se vão passando..
Não me lembro de nestas semanas este modelo ter dado qualquer sinal inequívoco de instabilidade generalizada.......
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
O GFS voltou a um tira e põe incrível... mas nas últimas runs tem posto consistentemente depressões à nossa latitude, mas tem estado sempre a variar nas datas, na intensidade da precipitação e na origem das depressões...

Pode indicar me o link desse GFS?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Que o GFS ande instável a médio prazo concordo, é normal, e nesta situação ainda mais..

Agora que o ECWMF ande instável a médio prazo não concordo nada..
Há 2 semanas que anda tudo à espera da mudança baseada nos cenários médio prazo do GFS!
Eu tenho andado caladinho e "aborrecido" pois tenho acompanhado o ECMWF e este nunca tirou de cima ou de muito perto o AA, a não ser para coisas de raspão como as que se vão passando..
Não me lembro de nestas semanas este modelo ter dado qualquer sinal inequívoco de instabilidade generalizada.......

Olá boa tarde, Rozzo
O ECM tb está ficando instável a partir do dia 12/13, talvez não tenhas visto a saida de ontem das 12h !
Os espanhois tb dizem o mesmo (ver post anterior) a partir desse dia e creio que estes de regem pelo modelo europeu ( ou seja o ECM)
Basicamente começou a oscilar mais ontem ou antes de ontem .. já não me lembro muito bem !!
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Para Quinta Feira Próxima parece querer aparecer uma luz ao fundo do Túnel com a abençoada chuva. No entanto os Modelos andam a alterar-se tanto em cada saída, que só mesmo esperar para ver....
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,989
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Dos vários modelos que tenho visto, aposto numa mudança lá para o dia 16 deste mês.
Ainda faltam vários dias até lá, mas parece começar a haver uma certa aproximação dos modelos para essa data.

O que de facto se nota é a volatilidade entre as saídas de cada modelo, à distância de poucas horas entre os mesmo. Isso , penso eu, é o que anda a distribuir a confusão por toda a comunidade atenta ao fenómeno da meteorologia.

Haja fé...e razão:thumbsup:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,182
Local
Setúbal
Olá boa tarde, Rozzo
O ECM tb está ficando instável a partir do dia 12/13, talvez não tenhas visto a saida de ontem das 12h !
Os espanhois tb dizem o mesmo (ver post anterior) a partir desse dia e creio que estes de regem pelo modelo europeu ( ou seja o ECM)
Basicamente começou a oscilar mais ontem ou antes de ontem .. já não me lembro muito bem !!

A tendência do ECM neste momento até é para estabilidade e não o contrario, o GFS quanto a mim está um pouco isolado na previsão de instabilidade a partir de 13 14 e temo que vá adiar ainda bastante essa instabilidade, talvez e repito talvez por volta do dia 20 tenhamos o que estamos a espera a muito tempo...mas espero estar enganado e se concretize essa instabilidade a partir de 13 ou 14, até lá a única coisa que vejo é quinta uma frente mas ainda não estou muito convencido que essa frente vá trazer alguma chuva de jeito, e de jeito entenda-se chuva que dê para acumular bastantes mm e não apenas uma mão cheio que de pouco adianta se não for frequente.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pois exactamente o ECM ao contrário de ontem as runs de hoje foram uma desgraça completa colocando AA por todo o lado :(
Mas o ECM não tem membros dos Ensembles ??????
Falando em Ensembles, apesar do GFS ter mostrado alguma coisa de jeito ... o facto é que os membros do Ensemble do GFS tb já estiveram muito melhores !!

Sim Miguel creio tb que ainda podem adiar a precipitação mais uns dias, creio que lá mais pro dia 20 como tu disseste é que isto mudará definitivamente.
Espero eu e esperam voçês :rain::cold:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Alguem pode ir a quem faz a modelação de modelos e dar um pouco de Litio aos individuos:p:p, pois cada saida é o oposto da outra(seja em que modelos for GFS, ECMWF) então nesta saida das(00) é completamente oposta, a da de ontem(12):eek::shocking:!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,182
Local
Setúbal
Assim já da mais gosto de ver os dois grandes modelos ECM e GFS de acordo para uma mudança a partir de 13 ou 14 :D e aquele ciclogenese do ECM para dia 16 neste run é um sonho mas já um sonho algo perigoso também seria extremo de mais :hehe: vou colocar a imagem só porque dá mesmo gosto de ver :p



 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Isto anda tudo doido...:maluco:

Já não via uma coisa destas à meses!!!!!!!!!!:surprise:

gfsgraphicphp.png
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Assim já da mais gosto de ver os dois grandes modelos ECM e GFS de acordo para uma mudança a partir de 13 ou 14 :D e aquele ciclogenese do ECM para dia 16 neste run é um sonho mas já um sonho algo perigoso também seria extremo de mais :hehe: vou colocar a imagem só porque dá mesmo gosto de ver :p




Se isso acontecer vai ser um espectáculo:w00t:.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,470
Local
Olhão (24 m)
Mas o ECM não tem membros dos Ensembles ??????

Claro que tem, só que não estão acessíveis, enquanto os ensembles do GFS são 20, os do ECM são 50. Penso não estar a cometer nenhuma gaffe.

Comparando a run das 00 do GFS e com a run das 00 do ECM, se ontem o ECM coloca AA hoje coloca uma ciclogénese explosiva na Galiza, uma situação muito perigosa se vier a acontecer, já o GFS a médio prazo no fim de semana 21 e 22 de Novembro coloca bastante precipitação sobre o Algarve durante 2 dias seguidos, seria bom que acontecesse, bem precisamos de uma valente chuvada. Eu sempre disse que o Novembro ia ser tempestuoso desde de Setembro que digo.:D:rolleyes:
 

M_S

Cirrus
Registo
8 Nov 2009
Mensagens
3
Local
Viseu
Boas a todos.
O que se sucede é que para a semana tenho um encontro na Serra do Montemuro onde ia mostrar a uns amigos estrangeiros as paisagens e o parque eólico a 1200/1300m. Porém, um amigo meu que frequenta este fórum tem me contado acerca de uma previsão para que as temperaturas para a semana desçam e venha tempo de Inverno.
Como não me contentei só com uma previsão, decidi escrever para saber o que eventualmente se pode passar.

Cumprimentos.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.