Seguimento Sul - Agosto 2013

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
751
Local
Mafra
Estou a passar férias no Lutão, Martim Longo. Ontem fomos a Sevilha (para onde havia previsões de grande trovoada e no fim nem choveu). Quando chegamos começamos a ver valas que estavam secas cheias de agua e poças por todo o lado. Tendo em conta que a terra estava mais que seca, foi mesmo uma enorme chuvada :rain:

No café disseram-nos que o vento levou tudo pelo ar, dá a ideia que terá sido pelo menos um grande remoinho. A água entrou dentro do café e foi um pandemónio. No monte há vestígios da água ter corrido cerros abaixo, o largo estava cheio de fenos e pedras... Diz que parecia um rio! :surprise:

Felizmente aqui acho que não se estragou nada. :thumbsup:
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Este mapa do IPMA da precipitação ocorrida ontem.

15649266_8RFkv.jpeg


Afinal, choveu entre 10 a 15 mm aqui, e eu não vi nada. :D

Por aqui, já vai crescendo os cumulos a ver se esta tarde, cai alguma coisa por aqui.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Este mapa do IPMA da precipitação ocorrida ontem.

15649266_8RFkv.jpeg


Afinal, choveu entre 10 a 15 mm aqui, e eu não vi nada. :D

Por aqui, já vai crescendo os cumulos a ver se esta tarde, cai alguma coisa por aqui.

Por acaso não vi nada tb, não sei devia estar a dormir áquela hora, e depois no mapa mensal se calhar até vão dizer que choveu 10 a 15 mm por aqui.
Enfim .... em muitos desses locais nem sequer choveu ou no máximo 1 mm !
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Por acaso não vi nada tb, não sei devia estar a dormir áquela hora, e depois no mapa mensal se calhar até vão dizer que choveu 10 a 15 mm por aqui.
Enfim .... em muitos desses locais nem sequer choveu ou no máximo 1 mm !

Olha que eu estava lá perto e não me admira nada estes valores!:D Pelo que vi e pelo estado do tempo na zona a Norte de onde estava, via-se perfeitamente que era um local de alta pluviosidade.

Aqui mais perto, em Armação de Pêra, parece que também houve algumas inundações, por culpa de um "fenómeno atmosférico Tropical inabitual para esta zona do globo", na palavras do Presidente da Câmara.. eheh:D
http://www.sulinformacao.pt/2013/08/barra-aberta-bandeira-vermelha-armacao/
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olha que eu estava lá perto e não me admira nada estes valores!:D Pelo que vi e pelo estado do tempo na zona a Norte de onde estava, via-se perfeitamente que era um local de alta pluviosidade.

Aqui mais perto, em Armação de Pêra, parece que também houve algumas inundações, por culpa de um "fenómeno atmosférico Tropical inabitual para esta zona do globo", na palavras do Presidente da Câmara.. eheh:D
http://www.sulinformacao.pt/2013/08/barra-aberta-bandeira-vermelha-armacao/

Nem tudo o que parece é .... acabei de consultar os gráficos de pluviosidade de ontem do IPMA, e apresenta os seguintes valores entre EMA e REUMA !

- Castro Verde ( +- 20 mm);
- Alcoutim (40 mm ... registado numa hora)
- Foia ( 1 mm )
- Portimão, Faro, V.R.S. António, Castro Marim 0 mm

Segundo o Amando96 em São Brás de Alportel tb não choveu nada ...


Choveu também a Nordeste de Aljezur (por cima de Monchique), na zona de Salir e na zona de Alcoutim. Esse mapa não faz qualquer sentido obviamente acredita quem quer !
E sim por aqui também esteve negro, bem negro ... mas muita parra e pouca uva !

EDIT: Esse presidente da Câmara tem que ensinar ao IPMA que fenómeno foi esse, e se choveu ontem á noite em Armação de Pêra deve ter sido em cima da cabeça dele, só pode, pelo radar se pode ver que deve ter chovido algo entre as 16h e as 19h, mas nada de relevante e a ribeira encheu, deve ter tido reflexo cerca de 1 ou 2 horas depois de ter chovido bastante localizado e bem na Serra, e ter descido até chegar ao litoral, para não falar em tudo entupido que devia estar nessa dita ribeira !
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Olha que eu estava lá perto e não me admira nada estes valores!:D Pelo que vi e pelo estado do tempo na zona a Norte de onde estava, via-se perfeitamente que era um local de alta pluviosidade.

Aqui mais perto, em Armação de Pêra, parece que também houve algumas inundações, por culpa de um "fenómeno atmosférico Tropical inabitual para esta zona do globo", na palavras do Presidente da Câmara.. eheh:D
http://www.sulinformacao.pt/2013/08/barra-aberta-bandeira-vermelha-armacao/

Corrigida às 14h45, retirando a informação, fornecida pela Câmara de Silves, segundo a qual estas chuvas seriam um «fenómeno atmosférico tropical, inabitual para esta zona do globo».
Fontes ligadas à Meteorologia indicaram ao Sul Informação que se tratou de uma situação «normal de chuvadas na segunda quinzena de agosto» e não de algo fora do habitual.

Parece que já corrigiram :D
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
EDIT: Esse presidente da Câmara tem que ensinar ao IPMA que fenómeno foi esse, e se choveu ontem á noite em Armação de Pêra deve ter sido em cima da cabeça dele, só pode, pelo radar se pode ver que deve ter chovido algo entre as 16h e as 19h, mas nada de relevante e a ribeira encheu, deve ter tido reflexo cerca de 1 ou 2 horas depois de ter chovido bastante localizado e bem na Serra, e ter descido até chegar ao litoral, para não falar em tudo entupido que devia estar nessa dita ribeira !

arma%C3%A7%C3%A3o.jpg

Rain Alarm

"Estou em Armação de Pera e durante a tarde caiu uma valente chuvada. A Ribeira que estava bloqueada, transbordou e arrasou com um bom bocado de praia junto ao Hotel Vila Galé e despejou para o Mar toda a agua da chuva. Os esgotos que estavam a correr pela estrada foram parar á Ribeira que por sua vez foram também lançados sobre o areal da praia e para o Mar. Seria importante fazer análises á agua nesta zona. É pena que esta chuva não tenha caido onde realmente era necessária."

Renascença
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
"Estou em Armação de Pera e durante a tarde caiu uma valente chuvada. A Ribeira que estava bloqueada, transbordou e arrasou com um bom bocado de praia junto ao Hotel Vila Galé e despejou para o Mar toda a agua da chuva. Os esgotos que estavam a correr pela estrada foram parar á Ribeira que por sua vez foram também lançados sobre o areal da praia e para o Mar. Seria importante fazer análises á agua nesta zona. É pena que esta chuva não tenha caido onde realmente era necessária."

Renascença

Pois exactamente como eu disse !
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Sendo por interpolação com os pontos existentes não me parece descabida a aproximação ao que aconteceu. Existe um ponto com 40mm e todos os outros têm precipitação esporádica. Como não há mais ajudas nem sequer de estações da DRAPALG...

Outro assunto é que a serra está desguarnecida de estações fiáveis.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Chuvas intensas levam à abertura da barra da ribeira de Alcantarilha

Bandeira vermelha hasteada a título preventivo na Praia dos Pescadores, em Armação de Pêra

As chuvas intensas que fustigaram ontem, quinta-feira, Armação de Pêra, um fenómeno atmosférico “tropical e inabitual” para esta zona do globo, levaram à abertura da barra da ribeira de Alcantarilha.

Segundo revelou a Câmara Municipal de Silves, devido à elevada pluviosidade, “inesperada para esta altura do ano”, e também ao facto de o nível da ribeira de Alcantarilha estar a subir, verificaram-se inundações em alguns estabelecimentos comerciais situados na zona baixa da vila de Armação de Pêra, área identificada como zona de risco de inundações.

Perante este cenário, o presidente da junta de freguesia de Armação de Pêra, com competência nesta área, decidiu provocar a abertura da barra da ribeira de Alcantarilha para o mar, “evitando assim que ocorresse uma cheia na zona baixa da vila, salvaguardando, assim, os comerciantes e residentes”, assinala a autarquia.

Com a abertura da ribeira de Alcantarilha ao mar, houve necessidade de efetuar análises à qualidade da água da praia pela APA, cujos resultados são aguardados.

Em virtude dos relatórios destas análises demorarem cerca de 18 horas a serem conhecidos foi decidido, a título preventivo, o hastear da bandeira vermelha apenas na Praia dos Pescadores, em Armação de Pera.

Neste momento, a situação encontra-se a ser monitorizada pelas entidades competentes, prevendo-se o encerramento da barra da Ribeira de Alcantarilha durante esta noite, assim que se verificarem as condições de segurança necessárias para este procedimento.

Fonte: Região Sul

Agora é que os mosquitos ficaram com um banquete. :lmao: :D

Em Alfandanga, quando em Setembro de 2008 houve graves inundações o ribeiro estava todo obstruído, agora nem se vê o ribeiro com o canavial que aquilo tem, um dia vem uma chuvada mais forte e lá vem mais uns prejuízos valentes.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,222
Local
loule-caldeirao
Nem tudo o que parece é .... acabei de consultar os gráficos de pluviosidade de ontem do IPMA, e apresenta os seguintes valores entre EMA e REUMA !

- Castro Verde ( +- 20 mm);
- Alcoutim (40 mm ... registado numa hora)
- Foia ( 1 mm )
- Portimão, Faro, V.R.S. António, Castro Marim 0 mm

Segundo o Amando96 em São Brás de Alportel tb não choveu nada ...


Choveu também a Nordeste de Aljezur (por cima de Monchique), na zona de Salir e na zona de Alcoutim. Esse mapa não faz qualquer sentido obviamente acredita quem quer !
E sim por aqui também esteve negro, bem negro ... mas muita parra e pouca uva !

EDIT: Esse presidente da Câmara tem que ensinar ao IPMA que fenómeno foi esse, e se choveu ontem á noite em Armação de Pêra deve ter sido em cima da cabeça dele, só pode, pelo radar se pode ver que deve ter chovido algo entre as 16h e as 19h, mas nada de relevante e a ribeira encheu, deve ter tido reflexo cerca de 1 ou 2 horas depois de ter chovido bastante localizado e bem na Serra, e ter descido até chegar ao litoral, para não falar em tudo entupido que devia estar nessa dita ribeira !

Pois eu fui dar uma volta ao Barranco do Velho de onde vinha uma enorme escuridão e trovejava imenso e não apanhei praticamente chuva nenhuma. No regresso a Loulé constatei que tinha chovido bem, mais ou menos a 5km a Norte de Loulé, algo que não esperava pois tudo dava a entender que a acção seria toda mais para o interior no Caldeirão. Isto para dizer que esse mapa de precipitação é uma ilusão e vale o que vale. Na realidade a precipitação ocorrida foi uma "manta de retalhos" como é habitual nestas situações.;)

A respeito do Presidente da Câmara...perdeu uma excelente oportunidade para estar calado! Mas a sua frase só espelha a falta de cultura que há pela meteorologia neste país.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 34,1 ºC (16h03)
Temperatura mínima = 20,6 ºC (03h43)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 27,9 ºC
Pressão atmosférica = 1016 hPa

Chega hoje ao fim um dos meses de Agosto mais quentes (temperatura média). :hehe:

Este mês: Temp. máxima = 38,8 ºC (dia 20); Temp. mínima = 13,3 ºC (dia 8).