Seguimento Sul - Dezembro 2015



Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Esta noite aguaceiros entre S. Miguel de Machede e o Redondo por volta das 20h30...

A tarde foi de instabilidade...

12.12.2015_DE.jpg


12.12.2015_16h00.jpg


Situação meteorológica tipicamente convectiva, em que a previsibilidade de ocorrência de precipitações fortes e concentradas se tornam mais difíceis de determinar geograficamente. É possível neste tipo de situações, a ocorrência de elevados quantitativos de precipitação em locais muito localizados e, simultaneamente, pautar pela ausência de precipitação a poucos quilómetros de distância.
Esteve bem o aviso meteorológico emitido para o Algarve na tarde deste Sábado, face aos riscos meteorológicos que estiveram presentes.

já faltava o ataque ao ipma é preso por ter cão e preso por não ter

Comentário infeliz... O Fórum permite o envio de mensagens privadas; não lhe ficava mal se tivesse optado por ter feito esse comentário em modo privado para os destinatários...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,326
Local
Ourique

Trovoada a norte de Odemira, frequente mas com descargas pouco intensas, inferiores na maior parte a 15 kAmp, quase todas entre as 15h e as 16h:

sKFQ9jr.jpg

Agora tenho mesmo que dizer: fartam-se de se queixar que o tempo tem sido uma pasmaceira e agora que há alguma coisa para seguir a sério não dizem nada??

:buh::mad:

Radar na altura das fotos acima:

owgOI6R.jpg


e a mais recente imagem:

2dFVO6S.jpg


Progride para Norte - NNW

Eco vermelho às 17:15

J91S0E3.jpg

2,3 mm em Panóias entre as 16h e 16h20 aproximadamente.

Boa noite! Citei isto tudo e passo a explicar porquê:
  1. Eram 14h estava eu a caminho de Panóias (Ourique) e avistavam-se algumas torres que eu pensei deve estar a chover algures, porque naquela hora, eram nuvens normais, sol e nem estava frio.
  2. Por volta das 15h30 começa a chover sem fim, mas eu não tive tempo para vir reportar nada aqui, desculpem lá amigos, mas a vida é mesmo assim.:lol:
  3. Se eu não tivesse estado a conduzir, se não tivesse visto que as nuvens eram meio azuladas, nem sabia que era trovoada, porque não cheguei a ouvir um único trovão nem a ver relâmpagos. Mas segundo ouvi dizer, fizeram imensos!:confused:
  4. Sinceramente, o tempo hoje apanhou-me de surpresa, completamente desarmada (telemóvel ou máquina) e não contava mesmo que fosse trovoada, apenas uns "aguaceiros", coisa pouca.
De resto, @StormRic, com a pasmaceira de tempo que temos tido, que nem é quente, nem é frio, nem é chuva, nem é sol... é completamente aceitável que muitos tenham sido apanhados de surpresa e que tenham desvalorizado o "evento". Portanto, tens razão, mas, falo por mim e muitas outras pessoas, também temos.

Neste momento, cerca de 8ºC, já há algum nevoeiro nas estradas, na zona de Alvalade é provável que já exista mais, porque quando passei na ponte do Monte Negro, onde passa o Sado ainda pequenino, já apanhei nevoeiro. Fora isso, céu completamente limpo, estrelas cadentes em abundância e... estamos quase no Natal :inocente:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,450
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
De resto, a tarde foi assim

:thumbsup: excelente edição de vídeo e tomada de vistas! (também gostava de fazer coisas assim mas ainda não aprendi :o)

Por volta das 15h30 começa a chover sem fim

:)

off-topic:

Sinceramente, o tempo hoje apanhou-me de surpresa, completamente desarmada (telemóvel ou máquina) e não contava mesmo que fosse trovoada, apenas uns "aguaceiros"

Só posso dizer, com um sentido totalmente positivo: que falta fez as belas fotos com que costumas presentear-nos! ;)

De resto, @StormRic, com a pasmaceira de tempo que temos tido, que nem é quente, nem é frio, nem é chuva, nem é sol... é completamente aceitável que muitos tenham sido apanhados de surpresa e que tenham desvalorizado o "evento"

O desbafo que fiz foi difuso, não quis dirigir-me a ninguém em particular e nem tenho esse direito. Para mim até a própria monotonia de uma situação meteorológica prolongada, a que se chama "pasmaceira" é interessante e digna de se seguir; é também um fenómeno meteorológico que até pode atingir contornos extremos, mas mesmo a normalidade é um fenómeno interessante. Pessoalmente, é tão interessante seguir trinta dias sem chuva, mesmo desejando outra coisa, mas isso na verdade é irrelevante, como seguir uma tempestade. Claro que o tempo de atenção necessário a um e outro fenómeno é completamente diferente e compreendo que é na transição de uma situação para outra que somos apanhados desprevenidos.

Relativamente às previsões oficiais, já fui muito mais crítico, vamos sempre aprendendo e sobre isto reconheço que tinha desconhecimento de muitas coisas que me levavam por vezes a acusações extremas inadequadas. De certo modo temos que entender o verdadeiro estado actual da capacidade de previsão meteorológica e não colocar as expectativas de acerto demasiado elevadas, como erradamente fiz em situações passadas, nem demasiado abaixo.
 
  • Gosto
Reactions: vamm

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,326
Local
Ourique
Só posso dizer, com um sentido totalmente positivo: que falta fez as belas fotos com que costumas presentear-nos! ;)
Acredita que me deu imensa pena, porque o céu estava espetacular! Principalmente por volta das 16h30, quando o sol estava bem mais baixo e "rasgava" as nuvens de uma maneira brutal! Enfim, que tristeza a minha. :sad:

O desbafo que fiz foi difuso, não quis dirigir-me a ninguém em particular e nem tenho esse direito. Para mim até a própria monotonia de uma situação meteorológica prolongada, a que se chama "pasmaceira" é interessante e digna de se seguir; é também um fenómeno meteorológico que até pode atingir contornos extremos, mas mesmo a normalidade é um fenómeno interessante. Pessoalmente, é tão interessante seguir trinta dias sem chuva, mesmo desejando outra coisa, mas isso na verdade é irrelevante, como seguir uma tempestade. Claro que o tempo de atenção necessário a um e outro fenómeno é completamente diferente e compreendo que é na transição de uma situação para outra que somos apanhados desprevenidos.

Relativamente às previsões oficiais, já fui muito mais crítico, vamos sempre aprendendo e sobre isto reconheço que tinha desconhecimento de muitas coisas que me levavam por vezes a acusações extremas inadequadas. De certo modo temos que entender o verdadeiro estado actual da capacidade de previsão meteorológica e não colocar as expectativas de acerto demasiado elevadas, como erradamente fiz em situações passadas, nem demasiado abaixo.
E concordo contigo, acredita! Eu é que não tenho tido muito tempo, mas tenho colocado algumas fotos no meu instagram que consigo apanhar ao final do dia, mas com a mudança da hora e o sair depois das 17h, não me permite captar nada de jeito ou nada que se diga que foi pensado e com tempo.
Ontem então foi um dia horrível, tudo cinzento e um frio do caneco apesar de terem estado uns 14ºC, só apanhei umas pingas mais grossas ao chegar a casa e era tudo virga, até se viam as "cordas".
Hoje foi um dia completamente diferente! Não estava nada à espera desta mudança brusca (até porque não tenho vindo aqui).

Digamos que está uma ventinho desagradável esta noite. :hmm:


@StormRic foram estas as dos últimos dias:

24 de Novembro, 17h +/-
UaUcjXN.jpg


4 de Dezembro, 17h30 +/-
9OAOq6B.jpg


10 de Dezembro, 17h
MMfHnjQ.jpg


11 de Dezembro, 7h30
PFiU6rm.jpg
 
Última edição:

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,926
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia! Mas que belo domingo, começou com um aguaceiro moderado que durou cerca de 15 minutos (das 8h30m até às 8h45m).
Já tinha saudades! :rain::)
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,456
Local
Arronches / Lisboa
Bom dia
Alguns pingos por aqui devido a um aguaceiro que passou de raspão...neste momento está bastante escuro para WSW.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Thomar

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,456
Local
Arronches / Lisboa
Choveu bem 4 ou 5 segundos, ouvi cair fui ver e está tudo molhado, neste momento ainda pinga e o céu continua escuro...parece vir ai um grande aguaceiro:rain: vamos ver se não se dissipa
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,456
Local
Arronches / Lisboa
Bela chuvinha que cai neste momento:rain::Dque saudades :w00t:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,471
Local
Olhão (24 m)
Precipitação em Andaluzia:

Rota, Base Naval - 17.0 mm
Huelva, Ronda Este - 14.2 mm
Ayamonte - 12.8 mm
San Fernando - 11.9 mm

Em Ayamonte, choveu praticamente o mesmo que em VRSA.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,456
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Por aqui sol a tentar aparecer mas está dificil...
15°C
89%HR

vento por aqui continua fraco, com rajadas moderadas, rajada maxima ate ao momento é de 16km/h
Pressao continua a descer, 1019hpa
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,456
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Tirando aqueles aguaceiros de manha nunca mais houve nada por aqui...neste momento a região sul continua a ver tudo passar, vamos ver o que poderá vir ainda mas pelos modelos não deve ser nada de especial...
O vento é que se vai intensificando mas nada de extraordinário, rajada de 29,6km/h à pouco.
12,3°C
95% HR
Extremos térmicos do dia:
Max:
15,3°C
Min: 5,9°C

 
  • Gosto
Reactions: StormRic