Seguimento Sul - Outubro 2022

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,678
Local
Espinho, Aveiro
Nova atividades elétrica agora à 1:46h, este Domingo está a começar bem, com trovoada no distrito de Portalegre e Évora
afa30e63187dad5b28d44ae1679d0e34.jpg


Enviado do meu 2201117SY através do Tapatalk
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,456
Local
Arronches / Lisboa
Depois de visualizar o que foi aqui publicado, e as notícias da comunicação social com fotos no local do suposto tornado, não consegui reconhecer evidências de um tornado. No máximo um tornado que não fez descida ao solo completa (touchdown). Super-célula, não tenho dúvidas. Talvez um downburst ou um gustnado.

A única imagem que ainda me fez duvidar desta opinião foi esta:



Mesmo assim, só um vídeo da cena observada nesta foto poderia tirar totalmente as dúvidas. Teria de haver claramente uma rotação e essa rotação a descer ao nível do solo.

Quanto à comunicação social, embarca logo em classificações (nem sequer correctas) sem consultar primeiro análises de meteorologistas. E ainda por cima usa fotos de bancos de imagens que induzem logo em erro os leitores menos atentos, apesar de em rodapé escreverem "foto ilustrativa".

Nas imagens que mostram a estrutura caída e provocaram os graves acidentes pessoais, observa-se que efectivamente a estrutura simplesmente caíu e nem sequer foi arrastada, não saíndo do local. Não seria preciso vento muito forte para ocorrer um acidente como este. Não há mais imagens, por enquanto, de outros danos na área.
Talvez ainda sejam publicadas, aguardemos.
Não sei precisar ao certo se o local onde se encontra esta estrutura suspeita na foto que partilhei, é perto do sítio onde estava a decorrer a Baja. Pode ter havido de facto um tornado, mas ter atingido um descampado onde não houvesse ninguém. Lá que tem uma forma estranha, lá isso tem, mas se é algum fenómeno extremo, não sabemos ao certo.
Eu não via o cenário com bons olhos antes da célula chegar, mas felizmente, em termos de vento não surgiu nada fora daquilo que costuma acontecer nestas situações, pelo menos no local onde me encontrava. Por aquilo que vejo nas fotos, a barraca não parece ser tão frágil para que o vento a derrubasse facilmente, mas se lá tivesse passado um tornado, as árvores que aparecem no vídeo certamente também iriam sofrer danos e não se evidencia nada disso.
Infelizmente foi o suficiente para haver feridos e um deles foi transferido para o Hospital de Santa Maria, o que nos faz supor que a situação foi grave e poderia ter sido pior se, de facto, tivesse aparecido algo mais do que o vento forte associado a este tipo de células.
____________________________________

Entretanto, o raio que caiu na zona onde me encontrava foi apanhado em cheio neste vídeo:



Enfim, meteu respeito! :o

Entretanto, na última hora voltou a aparecer trovoada, mas distante.
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,456
Local
Arronches / Lisboa
Grande carga assim de um momento para o outro, mas foi breve. 2.1mm acumulados.

Loucura para os lados de Elvas e Campo Maior. Tenho visto relâmpagos quase de segundo em segundo.
WJPRRsu.png

nNZm9jf.png


A estação MeteoAlentejo ficou off e a netatmo também.
A célula passou pelo Alandroal e deixou um rate impressionante:
6dyJfzD.png
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
885
Local
Albufeira, Algarve
Acordei com o som duma trovoada que acho que estava para os lados de Portimão, não tenho a certeza porque a página das DEAs do IPMA não funciona. Entretanto parece que a trovoada se dissipou, os relâmpagos pararam há pouco.
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
885
Local
Albufeira, Algarve
Acordei com o som duma trovoada que acho que estava para os lados de Portimão, não tenho a certeza porque a página das DEAs do IPMA não funciona. Entretanto parece que a trovoada se dissipou, os relâmpagos pararam há pouco.
29062365912164.jpg

Estava a sul de Portimão quando parou a atividade elétrica.
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
885
Local
Albufeira, Algarve

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,474
Local
Olhão (24 m)
Eu ouvi dois trovões por volta das 5h e picos, mas não sei, aonde era e dormi novamente. :wacko:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,456
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Depois da tempestade, a bonança. Alguma chuva ao início da manhã, mas o restante dia foi marcado por algumas nuvens e sol. Praticamente não tem havido vento e a temperatura esteve agradável.

Acumulado de 3.9mm.

Máx: 21,9ºC
Min: 14,6ºC

19,1ºC
atuais.
________
Ontem não coloquei as inúmeras descargas ocorridas sobre Portalegre, fica o registo agora:
r8ZQSpc.png

pUwUauX.png
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,456
Local
Arronches / Lisboa
Um vídeo que demonstra bem a intensidade do vento ontem. Não sei se é, no entanto, no mesmo local onde caiu a estrutura.
Dá para perceber que foi um fenómeno bem agressivo, mas felizmente que acabou tudo bem.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,678
Local
Espinho, Aveiro
Não sei precisar ao certo se o local onde se encontra esta estrutura suspeita na foto que partilhei, é perto do sítio onde estava a decorrer a Baja. Pode ter havido de facto um tornado, mas ter atingido um descampado onde não houvesse ninguém. Lá que tem uma forma estranha, lá isso tem, mas se é algum fenómeno extremo, não sabemos ao certo.
Eu não via o cenário com bons olhos antes da célula chegar, mas felizmente, em termos de vento não surgiu nada fora daquilo que costuma acontecer nestas situações, pelo menos no local onde me encontrava. Por aquilo que vejo nas fotos, a barraca não parece ser tão frágil para que o vento a derrubasse facilmente, mas se lá tivesse passado um tornado, as árvores que aparecem no vídeo certamente também iriam sofrer danos e não se evidencia nada disso.
Infelizmente foi o suficiente para haver feridos e um deles foi transferido para o Hospital de Santa Maria, o que nos faz supor que a situação foi grave e poderia ter sido pior se, de facto, tivesse aparecido algo mais do que o vento forte associado a este tipo de células.
____________________________________

Entretanto, o raio que caiu na zona onde me encontrava foi apanhado em cheio neste vídeo:



Enfim, meteu respeito! :o

Entretanto, na última hora voltou a aparecer trovoada, mas distante.


Concordo contigo, as árvores ficaram impecáveis.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Um vídeo que demonstra bem a intensidade do vento ontem. Não sei se é, no entanto, no mesmo local onde caiu a estrutura.
Dá para perceber que foi um fenómeno bem agressivo, mas felizmente que acabou tudo bem.

O vídeo começa com a malta divertida ainda... mas rapidamente passa da diversão ao pânico...
Não se vislumbra nenhum indício aparente de tornado, mas sim de downburst. Mas, as imagens não são as melhores para chegar a uma melhor conclusão.
Mais uma vez, temos eventos ao ar livre, em locais com Avisos Meteorológicos lançados. Certo que ninguém estaria à espera de algo tão severo, e ainda menos de supercélulas... mas a previsão falava em possibilidade de aguaceiros fortes e acompanhados de trovoada.
Só que, por cá, ninguém dá ouvidos a qualquer previsão e a qualquer aviso, e nenhum evento coloca sequer a hipótese de ser cancelado por causa de uma previsão. É até algo correr pior do que aconteceu aqui... e mesmo assim, não sei se alguma vez mudarão de atitude... tanto as pessoas, como as entidades...
 
Última edição:

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,651
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
O vídeo começa com a malta divertida ainda... mas rapidamente passa da diversão ao pânico...
Não se vislumbra nenhum indício aparente de tornado, mas sim de downburst. Mas, as imagens não são as melhores para chegar a uma melhor conclusão.
Mais uma vez, temos eventos ao ar livre, em locais com Avisos Meteorológicos lançados. Certo que ninguém estaria à espera de algo tão severo, e ainda menos de supercélulas... mas a previsão falava em possibilidade de aguaceiros fortes e acompanhados de trovoada.
Só que, por cá, ninguém dá ouvidos a qualquer previsão e a qualquer aviso, e nenhum evento coloca sequer a hipótese de ser cancelado por causa de uma previsão. É até algo correr pior do que aconteceu aqui... e mesmo assim, não sei se alguma vez mudarão de atitude... tanto as pessoas, como as entidades...
Há 3 anos, aconteceu algo semelhante durante esta prova devido a uma trovoada, mas não tão forte como esta... Acho que o IPMA não tinha qualquer aviso e certamente que ninguém mesmo estava á espera, estava a ser um dia super tranquilo , por vezes a meteorologia surpreende.