Storm chasing- Palmela/Setubal 19/01/2014

Tópico em 'Portugal' iniciado por stormy 19 Jan 2014 às 02:48.

1. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa-Encarnação // Lagoa de sto André
    Boas noites.

Eu, o Daniel Vilão, o Geiras e o Lightning partimos esta noite em busca de registrar alguma da convecção prevista.

Passámos por Palmela, onde no meio de nevoeiro denso surgiram as primeiras células activas.
    Depois perdemo-nos por Setubal, porque confundimos o caminho para a zona ribeirinha, no meio de um bonito festival electrico proporcionado por células bem activas que passaram a sul....infelizmente quando chegamos á zona ribeirinha já não conseguimos muitos registos.

Por volta das 00h a situação á superfície era mais ou menos esta:

Células fortes avançavam pelo Alentejo, e o aparato electrico era bonito...pena estarmos no carro a tentar encontrar um bom spot...a rapidez com que as células passavam era uma chatice porque entre encontrar e não encontrar local para parar elas passavam todas...vimos grandes raios, mas pouco conseguimos fotografar.
    Alguma células que passavam mais perto traziam chuva muito forte e algumas rajadas moderadas.

Entretanto, como se relata na imagem ( fruto da analise de sat, rad e rede de estações wunderground),a frente fria aproximou-se.
    O vento que era de W foi interrompido bruscamente por rajadas de N a mais de 50km.h, e chuva forte.
    Entretanto, uma estrutura linear do tipo arcus formou-se na convergência ao longo e mesmo antes da frente...foi um momento muito interessante do ponto de vista meteorológico...não é todos os dias que assistimos ao nascimento de uma frente fria, a umas meras dezenas de kms de um núcleo depressionário de 990mbar!

Bom....amanhã o resto da malta deverá colocar aqui as fotos e contar mais uma ou outra peripécia...eu estou cansado e vou mas é pirar-me para a caminha:lol:

Collapse Signature Expand Signature
    ogalo, jonas_87, david 6 e 7 outras pessoas gostaram disto.
  2. Geiras

Geiras
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Jun 2010
    Local:
    Qta. do Conde / Sintra
    Valeu pela experiência :thumbsup:

Infelizmente não chegamos a tempo de conseguir melhor, tivemos alguns azares pelo meio, mesmo quando chegamos ao spot definitivo em Setúbal, com a pressa e adrenalina, fiquei a uns 10 metros de um sítio abrigado, sem tripé e sem lugar para por a máquina, enquanto ia vislumbrado raios a cair no rio, a Sul. Acabei por fazer uma brincadeira a ilustrar o sucedido. (última foto) :lmao:
    Já agora, eu comi os ferrero rocher quase todos :p

Cá vão então algumas fotografias do que se conseguiu... o Lightning tem mais algumas.

3. actioman

actioman
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Fev 2008
    Local:
    Elvas (~300m)
    Bela caçada! :D

Pelas imagens do Geiras (que estão enormes! Tens de reduzi-las idealmente para tamanho 800px X 600px) dá-me a entender que o arcus deve estar presente nas últimas. Ninguém conseguiu uma panorâmica ou fotografou com uma grande angular?

Venham de lá mais fotos, então os outros elementos onde andam?

Abraço.

Geiras gostou disto.
  4. Zapiao

Zapiao
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Set 2006
    Local:
    Coimbra - 135m alt.
    Nao aparece um unico raio nas fotos..........:huh:

5. Lightning

Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    25 Jul 2008
    Local:
    Corroios
    Raios não se conseguiram captar infelizmente, e as únicas fotos que consegui são parecidas à do Geiras embora se consiga ver um pouco melhor as formações nebulosas que observámos.

Fiz uns vídeos mas perdi a minha conta do Youtube e amanhã trato de arranjar solução para fazer o upload dos mesmos. Mostram a altura em que nos deslocávamos para Setúbal para posicionar-nos num bom spot e ainda uma descarga que caiu perto quando ainda estávamos em Palmela.

O vídeo mais interessante é mesmo o da chegada da frente fria que provocou chuva intensa e vento forte, que também farei o upload. Depois coloco aqui.

Entretanto com falta de muita sorte foi apenas isto de fotos que foi possível registar... :(

CptRena gostou disto.

Partilhar esta Página