Weatherduino construção e materiais

Tópico em 'Instrumentos Meteorológicos' iniciado por Miguel96 18 Out 2015 às 19:59.

  1. Miguel96

    Miguel96
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    13 Fev 2011
    Mensagens:
    2,154
    Local:
    Espinho, Aveiro ( 450 mts da praia) Altitude:16 mt
    Boa Noite :)

    Precisava da vossa ajuda para ajudar um amigo meu, pois ele pretende reaproveitar a sua estação e para isso precisa de construir e programar o weatherduino.

    Queria saber os preços dos materiais, quais os materiais que é preciso e um comprador fiável para comprar?

    A Programação vocês estão dispostos a ajudar pelo fórum?

    Obrigado

    Miguel96
     
    Collapse Signature Expand Signature
  2. Werk_AG

    Werk_AG
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    12 Jan 2013
    Mensagens:
    230
    Local:
    Cercal CDV
    Boa noite, Miguel96

    É com prazer que vejo crescer entre nós algum interesse pelo sistema WeatherDuino Pro2.
    Possivelmente, os mais de 100 sistemas já instalados um pouco por todo o mundo, comecem a falar por si.
    No entanto, e falando como desenvolvedor do sistema, o sistema WeatherDuino Pro2 esta longe de ser um sistema plug and play, e se a sua montagem requer alguns conhecimentos básicos de electrónica e do ambiente Arduino, a sua utilização requer tambem a compreensão do seu processo de funcionamento, estas razões levam-me a recomendar a sua construção e utilização, apenas a quem avaliando todo o sistema, conclua que o compreendeu o suficiente para embarcar na sua construção. Só mesmo um estudo sobre o sistema, pode dar estas respostas a cada um.
    As respostas que de seguida tentarei dar às questões que colocou, penso que ilustram bem o que acabei de dizer.

    Preço dos materias:
    As hipoteses de construção são tantas, que o preço final dos materiais depende de um conjunto grande de opções individuais. Por exemplo, que caixa escolher para albergar o transmisor externo? Alimentá-lo com energia do sector, ou sistema solar (isto pode condicionar o tamanho a caixa)? Que sensores de temperatura / humidade utilizar? Um baratinho DHT22 (nada recomendado) ou um sensirion SHT15 (superior ao utilizado nas estações Davis) ou o mais comum SHT11?

    Acesso aos materias:
    Em termos de materais de electronica, o sistema foi concebido por forma a utilizar componentes ou modulos facilmente adquiríveis no eBay, maioritáriamente provenientes de vendedores Chineses. Não creio que um único vendedor disponha de todo o material, pelo que deverão ser utilizados vários vendores, senso sendo assim fácil recomendar o vendedor A ou B.

    Programação do sistema:
    O WeatherDuino Pro2 não requer qualquer conhecimento de programação, para além do conhecimento básico do ambiente Arduino, necessário para poder programar os Arduinos usados no sistema. Algum conhecimento da linguagem C++ usada no IDE Arduino, é de grande utilidade para um mais completo entendimento do sistema e poder explorar ao máximo as possibilidades do sistema WeatherDuino Pro2.

    Suporte e Ajuda:
    O WeatherDuino Pro2, dispõe de um forum de suporte, onde, para além de toda a informação necessária à construção do mesmo, é possivel obter ajuda sobre qualquer questão concreta, que advenha quer durante a construção quer na fase de instalação.
    Hà uma coisa que não temos e não queremos ter: Instruções passo a passo! E isto, porque acredito piamente que isso não seria o processo correcto.

    Espero que estas minhas palavras, não sejam vistas como um desincentivo, mas antes, e principalmente como uma exposição de factos.
    Apesar de tudo o que disse, e poderia inumerar alguns casos, de pessoas que praticamente nunca tinham feito qualquer montagem electrónica e hoje tem um sistema WeatherDuino Pro2 totalmente funcional e com páginas activas na net. Um deles é precisamente em Portugal, e para mim é um sistema quase de referência, dada a qualidade da construção efectuada.

    Cumprimentos
    Werk_AG
     
    Collapse Signature Expand Signature
    #2 Werk_AG, 19 Out 2015 às 23:20
    Última edição: 19 Out 2015 às 23:29
    Thomar gostou disto.
  3. Nuno Gomes

    Nuno Gomes
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    27 Mar 2016
    Mensagens:
    4
    Local:
    lisboa
     
  4. Nuno Gomes

    Nuno Gomes
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    27 Mar 2016
    Mensagens:
    4
    Local:
    lisboa
    Ola,

    Sempre que preciso de assistência tecnica contacto o Paulo da inovassemb. Foi ele que fabricou a minha estação e não podia estar mais contente.

    Cumps
     

Partilhar esta Página